LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Desempenho do Xperia XA1 Ultra | Teste de velocidade oficial do TudoCelular

10 de julho de 2017 2

O Xperia XA1 Ultra é o mais novo intermediário da Sony, chegando como uma opção para quem deseja hardware potente, bom conjunto de câmeras e uma tela enorme para assistir conteúdo e navegar na internet.

O dispositivo terá sua comercialização iniciada no Brasil em algum momento do mês de agosto, porém o TudoCelular já está com uma unidade para testes há alguns dias, e após realizarmos um rápido unboxing e também nosso completo teste de bateria, chegou a hora de vermos como o aparelho se sai em termos de desempenho.

Antes de mais nada, vale dar uma rápida repassada nas características gerais do Xperia XA1 Ultra. O aparelho da Sony possui um chip MediaTek MT6757 Helio P20 com oito núcleos a até 2,3 GHz, GPU Mali-T880 MP2, 4 GB de RAM e 64 GB de espaço para o armazenamento interno, expansível via cartão microSD de até 2 TB, tudo isto precisando lidar com uma tela IPS LCD de 6 polegadas com resolução Full HD.

Agora que você já está por dentro do conjunto oferecido pela empresa nipônica, vamos ao teste!

Teste prático de velocidade

O nosso primeiro teste consiste em medir quanto tempo o Xperia XA1 Ultra leva para abrir uma dúzia de apps. Na lista selecionada temos os apps de Câmera, Galeria e Configurações enquanto outros foram baixados, como Facebook, WhatsApp, Chrome, Netflix, Spotify, Photoshop, Pokémon Go e Asphalt 8.

A abertura foi realizada exatamente nesta ordem, contando o tempo a partir do momento em que o cronômetro foi iniciado e sendo feita uma marcação ao final do primeiro ciclo para vermos se a segunda etapa seria executada mais rapidamente, pois todos os apps e jogos teoricamente já estariam armazenados na RAM.

Pelo que foi visto, o aparelho foi plenamente capaz de lidar com todos os apps e jogos em segundo plano, terminando a primeira volta com quase 1 minuto e 14 segundos e precisando de apenas outros 23 segundos para concluir a segunda volta, o que o fez totalizar 1 minuto e 37 segundos. Este não é um tempo tão expressivo quanto o do Moto Z2 Play, mas fica à frente de Xperia XA1, Moto Z Play e Galaxy A7 2017, por exemplo.

AnTuTu

Passando aos testes de benchmark, começamos com o popular AnTuTu que tanta gente pede, sendo este um teste que leva em consideração não apenas o hardware, mas como o software consegue trabalhar em cima dele. Por aqui, tivemos a boa pontuação de 62.705 pontos, ficando assim na mesma média que temos em outros modelos nesta faixa de intermediários premium.

GeekBench

No GeekBench, começamos com o teste de CPU, onde são separadas pontuações para single-core e multi-core. No single-core tivemos 833 pontos e no multi-core foi encontrada a pontuação de 3.785, sendo ambas também mais ou menos na média do que encontramos em outros aparelhos nessa categoria, ainda que a pontuação de múltiplos núcleos tenha sido ligeiramente abaixo.

No teste de GPU, a Mali-T880 MP2 conseguiu 2.814 pontos, o que a coloca um pouco abaixo do que geralmente temos em modelos com a Adreno 506 usada em conjunto com o Snapdragon 625 e 626.

3D Mark

No 3D Mark, foi usado o teste Sling Shot Extreme, que é o teste mais completo da ferramenta. Nele, o Xperia XA1 Ultra conseguiu a boa pontuação de 650 pontos, ficando bem à frente de modelos com o Snapdragon 625 ou 626, mas atrás daqueles com o Snapdragon 652 ou soluções da Samsung, como o caso do Galaxy A7 2017.

GFX Bench

Por fim, no GFX Bench, demos preferência para os testes de alto nível como Car Chase, Manhattan e T-Rex. No Manhattan, o Xperia XA1 Ultra conseguiu 10 fps com a resolução nativa da tela e 9,6 fps no teste offscreen, o que é estranho já que por ter um painel Full HD não deveria haver uma diferença notável entre ambos os modos do teste. No T-Rex, por outro lado, tivemos os mesmos 22 fps tanto nas variações onscreen quanto offscreen.

Jogos

Partindo para os jogos, usamos como sempre nosso fiel companheiro GameBench, que permite acompanhar a taxa de quadros por segundo alcançada com o dispositivo. No Asphalt 8, o aparelho da Sony não conseguiu a taxa máxima, sendo marcada uma média de 28 fps. Isto de forma alguma prejudica a experiência geral no jogo, mas pode desagradar aos mais exigentes devido ao preço cobrado pelo aparelho.

No Modern Combat 5 a situação já foi bem melhor, sendo encontrada aqui a média de 37 fps, o que demonstra que o jogo vem sem sua trava de quadros por segundo quando usado em aparelhos com o Helio P20. Vale notar que tanto o Modern Combat 5 quanto o Asphalt 8 foram executados com os gráficos no máximo, então é possível conseguir algo ainda mais fluido ao desabilitar algumas texturas.

Por último, temos o Subway Surfers, que aparece aqui como nosso representante dos títulos mais básicos e casuais. O divertido game de corrida infinita ficou cravado em 60 fps, o que demonstra que fãs de títulos como Clash Royale e Candy Crush não precisam se preocupar com absolutamente nada em termos de performance.

Conclusão

Com tudo isso, podemos dizer que o Xperia XA1 Ultra é uma boa opção para quem quer desempenho fluido nas mais variadas tarefas, não deixando a desejar em nada para outros modelos intermediários lançados entre os anos de 2016 e 2017. Ainda assim, é preciso levar em conta que você não está levando um top de linha para casa, então em tarefas gráficas mais pesadas pode ser notada uma certa diferença na taxa de quadros, mas nada que chegue a comprometer a experiência.

E você, o que achou do Xperia XA1 Ultra? Acredita que o aparelho é um upgrade válido em relação ao modelo do ano passado? Conta pra gente aí embaixo! Mais testes com ele serão publicados no decorrer dos próximos dias, então caso esteja interessado é bom ficar de olho no TudoCelular.com e também em nosso canal no YouTube.

O Sony Xperia XA1 Ultra ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

2

Comentários

Desempenho do Xperia XA1 Ultra | Teste de velocidade oficial do TudoCelular

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas