LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Comparativo: Galaxy S8 vs LG G6 | Vídeo do TudoCelular

22 de julho de 2017 52

Após conferirmos a análise completa do Galaxy S8 e também a do LG G6, chegou a hora de conferir qual dos dois flagships vale mais a pena. Ambos os aparelhos foram lançados no Brasil por salgados R$ 3.999, mas já é possível encontrá-los por preços muito menores em promoções no varejo brasileiro.

O flagship deste ano da LG chegou ao Brasil sem sofrer nenhuma redução de suas especificações, como aconteceu com o G5 que veio para cá apenas com a variante SE menos potente. No entanto, o novo smartphone topo de linha da empresa veio com hardware antigo, que pode ser menos atrativo que o Galaxy S8 com seu novo Exynos 8895.

Ambos os aparelhos, no entanto, trazem algo em comum: tela esticada que foge do padrão 16:9 que estávamos acostumados a ver em smartphones. Com esta mudança, temos menos bordas e mais tela ocupando o mesmo espaço.

Outro detalhe em comum é que a LG decidiu seguir os passos da Samsung e trazer um celular de metal com traseira de vidro. Para muitos esta foi uma má escolha, já que torna o smartphone mais frágil. Pelo menos aqui temos a mais recente geração do Gorilla Glass para ajudar a proteger contra riscos e danos por queda.

O Galaxy S8 recebido pelo TudoCelular é na cor ametista, mas também está disponível em preto e prata. A lateral é de metal espelhado, diferente do G6 que vem com lateral com acabamento fosco. No caso do modelo adquirido por nós temos o Astro Black, mas também é possível encontrar a opção Platinum no mercado nacional.

A cor do S8 é realmente chamativa, ainda mais por ser inédita na linha. Dependendo da iluminação ela tende a ficar acinzentada, mas não esconde a tonalidade lilás quando está sob luz direta. O G6 preto, por outro lado, é bem mais discreto. Sua lateral de metal tem tom cinza escuro, o que reforça a seriedade do design.

Ambos contam com a mesma altura, no caso 148,9 mm. Porém, o G6 é mais largo com 71,9 mm contra 68,1 mm do S8, enquanto o smartphone da Samsung é ligeiramente mais espesso com 8 mm contra 7,9 mm. Em peso, também temos uma pequena vantagem para o Galaxy S8 com 155 gramas contra 163 gramas do G6.

Ambos trazem proteção Gorilla Glass 5 na traseira, mas o G6 vem com a terceira geração desta proteção no vidro que cobre a tela. O Galaxy S8, no entanto, mantém a mesma geração em todos os vidros usados no aparelho.

68.1 x 148.9 x 8 mm
5.8 polegadas - 2960x1440 px
71.9 x 148.9 x 7.9 mm
5.7 polegadas - 2880x1440 px
Ir para página de comparação

Na lateral do Galaxy S8 temos o botão para ligar e desligar o aparelho, enquanto no G6 há apenas a gaveta para cartão SIM e microSD. Na lateral esquerda encontramos as teclas de volume em ambos, além do botão para acionar a assistente pessoal Bixby. Na parte superior há a gaveta híbrida no S8, entrada P2 no G6 e microfone de cancelamento de ruídos em ambos.

Na parte inferior temos a entrada P2 no S8, entrada USB-C, microfone de chamadas e alto-falante principal. Na traseira encontramos o leitor biométrico de cada smartphone, além de uma câmera simples no S8 e uma dupla no G6. O smartphone da LG também oferece duplo flash em LED, enquanto o da Samsung traz sensor de batimentos cardíaco.

Por serem praticamente do mesmo tamanho, ambos oferecem a mesma ergonomia. O S8, no entanto, por ter mais curvas na parte frontal e traseira pode ser mais agradável de usar. No entanto, por serem smartphones frágeis, os usuários tenderão a usar uma capinha de proteção para evitar que estes aparelhos quebrem com facilidade.

O Galaxy S8 traz tela de 5,8 polegadas com resolução Quad HD+, sendo 1.440 pixels na horizontal e 2.960 pixels na vertical, o que resulta em 570 pixels por polegada. O G6 vem com tela de 5,7 polegadas com a mesma resolução, mas trazendo menos pixels: 1.440 x 2.880 (564 ppi). Desta forma, temos uma maior densidade de pixels no smartphone da Samsung.

O maior diferencial entre as duas telas está no painel usado: o S8 vem com tecnologia Super AMOLED e o G6 com IPS LCD. O padrão adotado pela LG, 18:9, favorece ter dois apps abertos ao mercado tempo, onde cada assume um formato perfeitamente quadrado. No S8 temos o padrão 18,5:9, sendo menos comum.

De cara percebemos que a tela do Galaxy S8 consegue atingir um brilho consideravelmente mais alto do que a tela do seu rival. Além disso, o painel Super AMOLED da Samsung entrega um melhor ângulo de visão e cores mais vibrantes. A boa notícia é que é possível reduzir a saturação da tela através de perfis de calibração (Cinema AMOLED, Foto AMOLED e Básico).

Em som, ambos oferecem áudio mono através do único alto-falante na parte inferior de cada aparelho. No entanto, o S8 consegue entregar um som um pouco mais alto, porém mais abafado devido à proteção contra água da certificação IP68. Quando é acoplado o fone de ouvido é aí que vemos uma grande diferença. O modelo da AKG, não é apenas mais confortável, mas também reproduz áudio mais equilibrado.

Hardware e desempenho
Galaxy S8 LG G6
Chipset Exynos 8895 Snapdragon 821
CPU Octa-core de 2,3 GHz Quad-core de 2,35 GHz
GPU Mali G71 MP 20 de 546 MHz Adreno 530 de 652 MHz
RAM 4 GB 4 GB
Armazenamento 64 GB + microSD 32 GB + microSD

O modelo nacional do Galaxy S8 vem com hardware da própria Samsung, neste caso o Exynos 8895, que além de ser mais potente que o Snapdragon 821 do G6 também é mais econômico graças ao refinado processo de fabricação em 10nm.

O Galaxy S8 vem com processador com oito núcleos que chega à velocidade máxima de 2,3 GHz. O modelo da LG tem processador apenas quad-core, mas vai um pouco além chegando a 2,35 GHz. Em benchmarks, como já esperado, o Galaxy S8 acaba levando a melhor, como pode ser visto abaixo.

  • AnTuTu: 175 mil pontos (S8) e 140 mil pontos (G6)
  • GeekBench: 2021/6640 (S8) e 1796/4196 (G6)
  • Asphalt 8: 30 FPS (S8) e 30 FPS (G6)
  • Modern Combat 5: 46 FPS (S8) e 44 FPS (G6)
  • Subway Surfers: 60 FPS (S8) e 60 FPS (G6)

O smartphone da Samsung vem com GPU mais potente, a Mali G71 formada por 20 núcleos gráficos! No entanto, ela não tirou proveito dos jogos testados, onde o desempenho foi praticamente o mesmo do G6 com sua Adreno 530. Isso mostra que mesmo vindo com hardware mais antigo, o smartphone da LG tem poder de sobra para lidar com qualquer app ou jogo disponível para Android.

O destaque do G6 fica para o melhor gerenciamento de RAM. Mesmo ambos contando com 4 GB de memória, o modelo da LG consegue segurar mais apps rodando em segundo plano. No entanto, o S8 vem com o dobro de armazenamento, o que pode ser um diferencial para alguns mesmo que ambos ofereçam slot microSD para expansão do armazenamento.

Câmeras

O Galaxy S8 vem com o mesmo hardware da geração passada, uma câmera de 12 megapixels com abertura f/1.7 e capacidade de gravar vídeos na resolução 4K a 30 quadros por segundo. O G6 traz uma solução dupla com 13 megapixels em cada sensor, sendo o principal com abertura f/1.8 e o secundário com f/2.4 de grande angular. O G6 também é capaz de gravar em Ultra HD.

Na parte frontal temos uma câmera de 8 megapixels no Galaxy S8 com abertura f/1.7 e capacidade de gravar em Quad HD. Além disso, ele é o primeiro da linha com foco automático. O G6 vem com sensor de 5 megapixels, abertura f/2.2 e capacidade de gravar em Full HD. Seu diferencial, no entanto, fica para a lente grande angular que permite tirar selfies mais amplas.

Galaxy S8

LG G6

O aplicativo de câmera de cada aparelho é bastante completo. Enquanto o da LG oferece quatro modos (padrão, quadrado, câmera manual e vídeo manual), o da Samsung tem a Bixby integrada para analisar objetos e procurar pelo produto na internet. Há também máscaras no estilo Snapchat e vários filtros para enfeitar suas fotos.

O destaque vai para o modo manual de ambas as câmeras que permite ajustar ISO, velocidade do obturador, exposição, temperatura do branco, foco e tonalidade da pele. No caso do G6 estes controles são separados para fotos e vídeos.

A câmera do S8 apresenta foco automático mais ágil graças à tecnologia Dual Pixel da Samsung. Em qualidade de imagens as duas oferecem ótimas fotos e vídeos, mas o S8 leva vantagem em ambientes com baixa iluminação, mantendo boa parte dos detalhes e entregando menos ruído.

Em estabilização de vídeos ambas as câmeras são igualmente competentes, mas o microfone do S8 captura áudio mais nítido e alto do que o G6. No geral, a câmera do Galaxy S8 agrada mais, mas a do G6 não chega a decepcionar.

Bateria

O Galaxy S8 vem com bateria de 3.000 mAh, enquanto o G6 vai além com 3.230 mAh. Por ser menor e vir com carregador mais potente, o S8 passa menos tempo na tomada. É necessária 1 hora e 39 minutos para fazer o aparelho ir de 0 a 100%, enquanto o G6 precisa de 1 hora e 47 minutos.

A bateria do Galaxy S8 não apenas recarrega mais rápido, como também dura mais. Em nossos testes foi possível usar o aparelho da Samsung por 14 horas com 7 horas e 20 minutos de tela ligada, enquanto o G6 aguentou apenas 13 horas com 6 horas e 50 minutos de tela ligada.

Nenhum dos dois chega a empolgar em autonomia, mas para quem está preocupado com duração da bateria, o S8 também oferece uma maior vida útil. De acordo com a Samsung, após um ano carregando e descarregando a bateria do aparelho, o S8 ainda será capaz de reter 95% de sua carga total.

Sistema operacional

Ambos vêm com sistema Android com interface bastante modificada. Aqui temos a versão 7.0 em ambos, mas o S8 está mais atualizado com pacote de segurança do sistema referente ao mês de junho, enquanto o G6 segue com pacote de segurança de março.

Cada interface tem suas funcionalidades específicas, mas a da Samsung vem mais lotada de bloatwares e recursos que muitos nem devem usar. O diferencial aqui fica para a Bixby, que é acionada através do botão dedicado na lateral. No entanto, a assistente pessoal da Samsung ainda não está completa.

Ambos os aparelhos contam com o Google Assistente, que pode ser acionado ao tocar e segurar o botão home virtual. No geral, a interface da LG apresenta menos engasgos que a da Samsung, mas ambas fluem bem dentro do esperado.

Conclusão

O Galaxy S8 oferece melhor tela, melhor som, melhor câmera em ambientes com baixa iluminação, melhor autonomia de bateria e software mais seguro. O G6, por outro lado, tem o leitor biométrico no lugar certo, o que o torna mais confortável de ser usado. A tela tem ótima qualidade e tem como diferencial trazer suporte ao Dolby Vision, além de HDR.

Para quem valoriza muito desempenho, o melhor gerenciamento de RAM do G6 será um grande diferencial. A interface da Samsung ainda continua pesada e devorando muita memória, o que faz o S8 recarregar apps constantemente.

Por fim, o G6 pode ser encontrado com preço inferior, mesmo que tenha sido lançado pelo mesmo valor do Galaxy S8. Desta forma, se o leitor de íris, dobro de armazenamento, fone da AKG e tela Super AMOLED não são diferenciais de peso para você, o smartphone da LG acaba entregando um melhor custo-benefício. Mas para quem busca um celular mais completo, o Galaxy S8 é a escolha certa.

(atualizado em 18 de março de 2019, às 02:48)

52

Comentários

Comparativo: Galaxy S8 vs LG G6 | Vídeo do TudoCelular

OnePlus 6 e Redmi Note 5 entram na lista dos 15 aparelhos mais radioativos

Huawei no Brasil fará diferença? Positivo fecha trimestre no vermelho

Samsung Galaxy J7 Pro ou Motorola Moto G5S Plus? Comparativo TudoCelular ajuda a escolher

Ranking TudoCelular: gráficos com todos os testes de desempenho e autonomia até junho