LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Desempenho do Quantum YOU | Teste de velocidade oficial do TudoCelular

26 de julho de 2017 3

O Quantum YOU já teve sua autonomia da bateria testada aqui no Tudocelular, e agora vamos verificar a performance deste dispositivo. O smartphone tem chipset de entrada, um MediaTek MT6737, mas vem com memória RAM e de armazenamento dignos de um intermediário, com 3GB/32GB.

Como será que esse conjunto se comporta em abertura de aplicativos, jogos e desempenho geral? Vamos descobrir.

Teste de velocidade

Nosso teste de velocidade consiste em cronometrar o tempo de abertura de 12 aplicativos, sendo eles o Cronômetro, Câmera, Galeria, Configurações, Facebook, WhatsApp, Chrome, Netflix, Spotify, Adobe Photoshop Mix e os jogos Pokémon GO e Asphalt 8. E é realizado em duas voltas.

O Quantum YOU conseguiu completar a primeira rodada de abertura dos 12 aplicativos em 1min31s, uma marca bem razoável, considerando o chipset em seu interior. Para a segunda volta, ele conseguiu manter todos os aplicativos abertos, e não recarregou nenhum deles, completando essa etapa em 26s.

O tempo total, somando as duas voltas, foi de 1min57s. É bem interessante ver que um dispositivo com um chipset de entrada conseguiu completar nosso teste em menos de dois minutos, algo que nem mesmo o Moto G5 Plus, com o Snapdragon 625, conseguiu.

Lembrando que, no caso do smartphone da Motorola, o fato de ter apenas 2GB de memória RAM prejudicou bastante seu desempenho em nosso teste.

AnTuTu

Agora vamos verificar alguns testes de benchmark, começando pelo AnTuTu. Esta ferramenta faz uma avaliação geral do desempenho do dispositivo com uma pontuação somada do desempenho da CPU, RAM, interface e gráficos.

O Quantum YOU fechou com 30.800 pontos, o que é um resultado bem razoável considerando seu chipset. Não é nada absurdo, mas suficiente para quem quer usar redes sociais e navegar na internet, apenas.

GeekBench

O GeekBench faz um teste de CPU, no qual analisa o desempenho de cada núcleo do aparelho individualmente e também de todos eles juntos, mostrando uma pontuação de um núcleo trabalhando sozinho e com todos ao mesmo tempo. No single core, o YOU somou 557 pontos, número que pula para 1.597 no multi-core.

Tem também um teste da GPU, que ficou em 1.069 aqui no GeekBench. Essa pontuação é bem inferior ao Zenfone 3 Max, por exemplo, que possui o mesmo chipset. No entanto, o aparelho da Asus teve performance bem abaixo em nosso teste de velocidade.

3D Mark

Já no 3D Mark, que faz análise exclusivamente da GPU, fazendo diversas renderizações pesadas uma atrás da outra, o Quantum YOU decepcionou. Foram apenas 97 pontos, e é possível ver claramente como ele sofre para realizar o teste (veja no vídeo que abre esta matéria).

Essa pontuação é bem decepcionante, mesmo considerando que temos aqui um dispositivo de entrada. O Zenfone 3 Max conseguiu 301 pontos nesta ferramenta.

GFX Bench

O GFX Bench é outra ferramenta para medirmos o desempenho da GPU. Com esta ferramenta, realizamos os testes chamados Manhattan e T-Rex.

No primeiro deles, em um teste com a tela ligada na resolução nativa do aparelho, a HD, o dispositivo cravou 3,4 quadros por segundo. Já com a tela desligada, a resolução sobe para a Full HD, mas a taxa cai para 1,4fps.

O T-Rex é um pouco mais leve, e foram feitos os mesmos testes: resolução HD com a tela ligada e full hd com a tela desligada. E os resultados foram, respectivamente, de 11 e 5,9 fps.

Gamebench

Para encerrar, uma ferramenta que mede a taxa de quadros que o Quantum YOU aguenta rodar alguns jogos. Começando com o Asphalt 8, que é moderadamente pesado, e costuma vir travado para rodar a 30 fps, no máximo. No entanto, o YOU registrou média de apenas 14 quadros por segundo neste título.

O segundo game a testarmos é o Modern Combat 5, que roda um pouco mais suave, apresentando média de 23 quadros por segundo. Uma taxa bem razoável, que não deve incomodar jogadores mais casuais.

Por fim, o Subway Surfers, nosso representante dos jogos mais casuais. O Quantum YOU cravou 56 fps nesse título, ficando bem próximo do máximo de 60 fps.

Conclusão

O Quantum YOU foi desenvolvido para usuários menos exigentes, que só querem um smartphone para usar redes sociais, WhatsApp, navegar na internet e realizar mais algumas tarefas simples, como acessar extrato bancário ou pesquisar preços de produtos, por exemplo.

O dispositivo deve satisfazer quem gosta de jogos leves e casuais, como Candy Crush, Clash Royale e afins, desde que apenas como um passatempo. Para quem gosta de jogatina mais pesada, é melhor se preparar para desembolsar um valor mais alto por um dispositivo mais potente.

O Quantum YOU ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

3

Comentários

Desempenho do Quantum YOU | Teste de velocidade oficial do TudoCelular
  • Não vale a compra, por este mesmo preço vc compra um Galaxy j7 metal 2016 que tem características e um desempenho superior além deter recebido recentemente a atualização para o android nougat.

    • Havia duas opções: otimizar o sistema ou colocar mais RAM, a LG escolheu a primeira opção com X Power e K10, a Quantum escolheu a segunda, já Motorola com G5 nenhuma das duas rs. Quero ver essa linha E4 para ver se eles trabalharam o sistema ou ficou a mesma coisa do G5.

        Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

        Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

        Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

        Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas