LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Vem novidade por aí! Microsoft passa app Nokia Câmera e outras 500 patentes para a HMD Global

27 de julho de 2017 43

A HMD Global Oy foi fundada para trazer o nome Nokia de volta ao mercado de smartphones, adotando o sistema operacional Android sem perder a essência da marca que um dia já foi a maior do mundo no setor. Até então, os três modelos apresentados pela finlandesa com o robozinho verde vêm fazendo grande sucesso por onde passam, mas um ponto que desapontou muita gente foi a ausência de um app de câmera mais trabalhado, já que esta sempre foi uma preocupação da Nokia.

Pelo visto isto pode mudar antes do que muitos pensavam, pois além de conseguir um acordo para uso das tecnologias da Zeiss que pode incluir até mesmo um revolucionário sistema de zoom óptico a HMD Global Oy conseguiu "dobrar" também a Microsoft, trazendo novamente para a Nokia o direito de uso de seu icônico app de câmera chamado posteriormente de Lumia Câmera, e que inclusive foi integrado ao aplicativo nativo do Windows 10 e Windows 10 Mobile.

A transferência de posse das patentes relacionadas ao aplicativo foi concluída ontem, 26 de julho, o que significa que a partir de agora a HMD Global Oy está livre para implementá-la em seus dispositivos sem precisar pagar absolutamente nada para a Microsoft em troca. A casa de Redmond, por outro lado, assinou um acordo para continuar usando as tecnologias e propriedade intelectual da Nokia por mais algum tempo, porém não foram dados detalhes sobre valores ou prazo de expiração.

Patente de design do Nokia Câmera (acima) agora pertence à HMD Global Oy

Além do aplicativo de câmera, outras 500 patentes de design relacionadas aos mais variados produtos e serviços Nokia foram transferidos para a HMD Global Oy pela Microsoft, permitindo que a empresa finlandesa alavanque consideravelmente suas possibilidades para os próximos produtos. Vale notar, contudo, que as marcas PureView, ClearBlack e PureMotion, por hora, continuam com a dona do Windows, junto com cerca de outras 200 patentes adquiridas da Nokia anteriormente.

Mas o que vem por aí?

A HMD Global Oy vem se mostrando agressiva no mercado de dispositivos móveis, pois desde o início deste ano quando as operações da empresa de fato foram iniciadas com o lançamento dos Nokias 3, 5 e 6 que temos cada vez mais rumores sobre produtos ainda mais completos, sendo esperado o flagship Nokia 8 para o próximo dia 16 de agosto enquanto o Nokia 9 ficaria apenas mais para o final do ano ou início de 2018, sendo a CES 2018 uma ótima ocasião para seu anúncio.

O Nokia 8 será o primeiro modelo da marca a contar com lentes Zeiss, podendo ser também o primeiro a trazer a nova geração do app Nokia Câmera. Ele terá especificações potentes para brigar com todos os demais flagships lançados este ano e alguns diferenciais bacanas como leitor de íris e certificação IP68 contra danos por água e poeira, além de câmera dupla que supostamente teria um sensor monocromático e outro tradicional.

Já o Nokia 9 estrearia algumas tecnologias ainda mais avançadas, como o já mencionado sistema de zoom óptico giratório e o padrão "borderless", entregando aproveitamento similar ao que tivemos em modelos como LG G6 e Samsung Galaxy S8. Ainda não temos muitas informações sobre ele, mas o mais provável é que em especificações técnicas ele seja bem similar ao Nokia 8, diferenciando-se na tela maior e tecnologias inovadoras para criação e consumo de conteúdo.

Ainda não há nenhuma informação oficial sobre quando o novo app de câmera estará disponível para os modelos já lançados pela HMD Global Oy, restando aguardarmos pelo evento do dia 16 de agosto para vermos o que a empresa está preparando para este segundo semestre.


43

Comentários

Vem novidade por aí! Microsoft passa app Nokia Câmera e outras 500 patentes para a HMD Global

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas