LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Moto C Plus, K10, X Power e K10 Power | Comparativo de telas do TudoCelular

20 de agosto de 2017 0

Após realizarmos um embate entre o Moto C Plus, K10, X Power e K10 Power em comparativo de câmeras, chegou a hora de ver a diferença entre as telas de cada aparelho. Aqui temos dois tipos de tecnologias: TFT LCD no smartphone da Motorola e IPS LCD nos aparelhos da LG.

Foram realizados vários testes que vão desde a medição do nível de brilho das telas, seja no máximo ou no mínimo suportado pelo aparelho, assim como a visibilidade em ambiente externo e também no escuro, buscando verificar qual aparelho oferece a menor fadiga visual.

Para o nosso teste externo usamos o mesmo grupo de imagens de outros vídeos com o brilho de tela de cada aparelho no máximo e em modo automático (exceto para Moto C que não contam com sensor de luminosidade).

O teste é dividido em três etapas:

  • Ambiente externo ensolarado
  • Ambiente interno com luz artificial
  • Ambiente interno noturno

Alguns aparelhos contam com boost no brilho quando estão no modo automático e em ambiente com forte incidência de luz. Dos aparelhos testados nenhum apresentou um ganho considerável no brilho no modo automático.

O teste em ambiente interno com luz artificial foi realizado com as telas de todos os aparelhos niveladas manualmente para 200 lux, algo possível graças ao uso de um luxímetro digital. Desta forma, neste teste comparamos basicamente a fidelidade de cores e o contraste de cada uma delas.

Por fim, o teste no escuro mostra qual atinge o maior brilho, assim como qual aparelho oferece o brilho mais baixo, o que ajuda a reduzir fadiga visual. Aproveitamos ainda para colocar todos os dispositivos com brilho máximo neste cenário, permitindo uma boa análise da diferença de cada display.

72.3 x 144 x 10 mm
5 polegadas - 1280x720 px
74.8 x 146.6 x 8.8 mm
5.3 polegadas - 1280x720 px
74.9 x 148.9 x 7.9 mm
5.3 polegadas - 1280x720 px
78.1 x 154.7 x 8.49 mm
5.5 polegadas - 1280x720 px
Ir para página de comparação

O Moto C Plus é o que apresenta a menor tela do nosso comparativo, com apenas 5 polegadas. O K10 e X Power traz 5,3 polegadas, enquanto o K10 Power é o maior de todos com 5,5 polegadas. Todos os modelos analisados oferecem a mesma resolução HD (720 x 1280 pixels).

Desta forma, o smartphone da Motorola apresenta a maior densidade de pixels por polegada, enquanto o K10 Power é o que apresenta a menor definição, mas mesmo que você olhe de perto será difícil enxergar os pixels na tela.

Ambiente externo

Em ambiente externo vemos que a tela do Moto C Plus leva a melhor. O painel LCD do aparelho é capaz de atingir um brilho alto, o que ajuda a enxergar mais facilmente o conteúdo em ambiente com forte iluminação. Claro que usar o smartphone diretamente contra a luz solar será uma tarefa nada prazerosa, mas o que vemos aqui é que o smartphone da Motorola se destaca contra os rivais da LG.

O K10 e X Power alcançam o mesmo nível de brilho, mas o vidro do primeiro oferece uma maior claridade, o que ajuda um pouco na visibilidade do conteúdo exibido na tela, mas de qualquer forma exigirá do usuário paciência para usar o aparelho em ambiente externo. O K10 Power também não se destaca, e é o que apresenta o brilho mais baixo.

Ambiente interno

Em nosso teste em ambiente interno e com todos regulados em 200 lux de brilho vemos resultados bastante similares. A LG usou praticamente o mesmo painel IPS no X Power e K10, apresentando o mesmo contraste e reprodução de cores. O K10 Power também não fica muito distante dos irmãos neste aspecto.

O Moto C Plus, apesar de ter uma tela mais simples, não deixa a desejar em reprodução de cores. Ele apresenta contraste inferior, com pretos um pouco mais acinzentados que os demais, mas nada que atrapalhe a experiência. No geral, a tela usada pela Motorola oferece boa qualidade em reprodução de cores.

Ambiente noturno (brilho máximo)

Por ter o brilho mais alto é normal que as cores da tela do Moto C Plus fiquem estouradas em nosso teste no escuro. Infelizmente, a câmera não é capaz de exibir com perfeição a diferença no nível de brilho entre as telas, mas pessoalmente notamos que a tela do K10 Power é a mais escura, enquanto a do Moto C Plus é a mais clara.

Além disso, as cores ficam mais lavadas na tela do Moto C Plus quando o brilho está no máximo. Mas é bom estar ciente que o smartphone da Motorola apresenta o dobro de brilho quando comparado aos rivais da LG. Desta forma, fica meio injusto fazer este tipo de comparativo a nível de reprodução de cores.

Ambiente noturno (brilho mínimo)

Em teste de brilho mínimo no escuro é onde vemos que o Moto C Plus leva a pior. Os smartphones da LG conseguem atingir um brilho mais baixo, o que ajuda a entregar uma leitura mais confortável no escuro. Usar o smartphone da Motorola causará fadiga visual mais rapidamente.

Imagens usadas no teste

Para tornar tudo o mais justo possível, estamos disponibilizando as imagens utilizadas no teste, permitindo assim que você as visualize em seu próprio smartphone e compare ao resultado demonstrado em nossos testes.

Vale lembrar ainda que algumas variações correspondem também à própria câmera utilizada para registrar as cenas, já que ela tende a balancear o máximo possível a diferença de brilho entre as telas, dependendo então do ponto que pegou como referência.

Medição de brilho

Brilho máximo com imagem branca

  • X Power: 299 lux
  • K10: 296 lux
  • K10 Power: 226 lux
  • Moto C Plus: 569 lux

Brilho mínimo com imagem branca

  • X Power: 2 lux
  • K10: 4 lux
  • K10 Power: 1 lux
  • Moto C Plus: 9 lux

Brilho máximo com imagem preta

  • X Power: 2 lux
  • K10: 2 lux
  • K10 Power: 2 lux
  • Moto C Plus: 5 lux

Brilho mínimo com imagem preta

  • X Power: 0 lux
  • K10: 0 lux
  • K10 Power: 0 lux
  • Moto C Plus: 0 lux
Conclusão

Para quem usa mais o celular em ambiente externo, o smartphone da Motorola acaba sendo o mais indicado. No entanto, se você prefere usar o aparelho no escuro, aí ele torna-se o menos indicado do nosso comparativo. Além disso, o Moto C Plus é o único que não oferece brilho automático, o que pode ser um ponto negativo para alguns.

Em reprodução de cores temos resultados bastante similares, assim como em ângulo de visão. Desta forma, não faz muita diferença aqui optar pela tela IPS da LG ou LCD da Motorola. Se você quer um aparelho com tela grande, o K10 Power seria o mais indicado. Porém, o X Power e K10 são os que oferecem os resultados mais equilibrados em nosso teste.

(atualizado em 16 de outubro de 2018, às 18:54)

0

Comentários

Moto C Plus, K10, X Power e K10 Power | Comparativo de telas do TudoCelular

OnePlus 6 e Redmi Note 5 entram na lista dos 15 aparelhos mais radioativos

Huawei no Brasil fará diferença? Positivo fecha trimestre no vermelho

Samsung Galaxy J7 Pro ou Motorola Moto G5S Plus? Comparativo TudoCelular ajuda a escolher

Ranking TudoCelular: gráficos com todos os testes de desempenho e autonomia até junho