LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Oreo! Android O é oficializado com nome icônico e muitas novidades

21 de agosto de 2017 109

A Google apresentou o Android O pela primeira vez durante seu evento Google I/O 2017 no início deste ano, quando tivemos a liberação da primeira prévia para desenvolvedores e a divulgação de algumas novidades bacanas que seriam implementadas no novo sabor do robozinho verde. Até então, várias outras compilações de testes foram disponibilizadas pela companhia, e é claro que nós do TudoCelular tiramos nossas impressões com elas para dar uma ideia do que estava por vir.

Agora, chegou a hora da gigante de Mountain View acabar com todos os mistérios a respeito do Android O, revelando finalmente o nome oficial da nova edição do sistema e confirmando a forma em que ele chegará ao público geral por meio dos dispositivos da linha Pixel, já que não é nada incomum termos mudanças bruscas no desenvolvimento desde o lançamento da primeira versão beta para desenvolvedores.

E o novo sabor do Android será... Oreo!

Começando pelo que muita gente estava louco para saber, o novo Android será chamado realmente de Oreo. Isto é algo que vinha sendo especulado em muitos rumores recentes, sendo dado como praticamente certo o uso da marca de biscoitos Oreo, da Nabisco, desde que o conhecido Evan Blass do perfil de vazamentos Evleaks se manifestou a favor dessa hipótese.

Com isso, temos novamente uma icônica marca de produtos chegando no robozinho verde, algo que já tinha acontecido na versão 4.4 KitKat e gerou uma onda massiva de campanhas de marketing envolvendo Google e Nestlé, incluindo até mesmo a distribuição de smartphones e tablets em "bilhetes premiados" dentro das embalagens do doce.

Será que teremos novas campanhas do tipo? É muito provável que sim!

Visual reformulado, mas nem tanto

A Google implementou algumas mudanças pontuais na interface do Android 8 em relação ao que tínhamos na geração passada, adotando linhas ainda mais discretas e elegantes, novas fontes, animações mais suaves e ligeiras modificações em ícones do sistema, buscando deixar tudo o mais homogêneo possível em todas as telas.

Ainda assim, as alterações feitas pela empresa podem não ser suficientes para quem esperava algo mais drástico, principalmente se considerarmos que desde a chegada do Lollipop que não temos uma grande guinada na política visual da plataforma, sendo feitos apenas pequenos polimentos para torná-la cada vez mais alinhada com o Material Design.

A central de notificações, por exemplo, está agora com tons mais claros ao invés daquele cinza escuro usado anteriormente, o que vai ao encontro da mesma tonalidade usada em outras áreas do sistema. Além disso, as notificações tiveram seu visual rearranjado, ocupando um espaço mais otimizado abaixo dos atalhos para configurações.

Falando sobre áreas mais específicas do sistema, tivemos algumas novidades para a tela do gerenciamento de bateria, que agora permite um acompanhamento mais detalhado do consumo não apenas de apps como também de serviços do sistema. Os próprios aplicativos nativos ganharam mudanças em seu ícone, sendo padronizados agora para facilitar a identificação na lista.

No menu de configurações, tivemos o fim do menu lateral, sendo adotado agora um padrão mais direto com todas as opções disponibilizadas em lista, logo abaixo das sugestões feitas com base nos ajustes mais acessados. Como já acontecia, temos ainda a barra de busca para facilitar a vida dos usuários.

Ah, claro, tivemos também a chegada de toneladas de novos emojis para o teclado nativo do sistema, todos devidamente adaptados para o padrão Unicode e contando com variações de etnia, possibilitando que você se expresse de maneira muito mais dinâmica e intuitiva do que com apenas palavras.

Novas funções

Talvez uma das novidades mais esperadas do Android Oreo seja o Picture-in-Picture, algo que já existe em interfaces customizadas do sistema há anos mas que agora enfim estará disponível nativamente na versão entregue junto aos dispositivos Pixel. Com isso, você poderá assistir vídeos ou até mesmo navegar na internet em uma janela flutuante enquanto realiza outras ações, algo especialmente útil em aparelhos com tela maior para elevar a produtividade.

Para os aficionados por qualidade sonora, tivemos a chegada de novos codecs de áudio nativos no sistema, incluindo as opções AptX e AptX HD para execução de músicas em dispositivos wireless com maior qualidade, o que deve agradar quem conta com fones Bluetooth mais trabalhados e gostaria de ouvir suas músicas em todo o potencial permitido pelo acessório e por um arquivo hi-res.

Aos que não curtem muito os atalhos entregues por padrão na tela de bloqueio, será possível agora alterá-los "livremente", bastando acessar o menu de configurações para escolher qual ficará ao lado esquerdo ou ao lado direito, incluindo opções como abrir uma nova guia no Chrome, ou tirar uma selfie, por exemplo. O mesmo é válido para a barra de navegação, sendo permitido agora escolher o alinhamento dos botões.

Disponibilidade

O Android O começará a chegar primeiro para os modelos das linhas Nexus e Pixel, sendo esperado que todos os aparelhos elegíveis recebam a novidade ainda neste mês de agosto. Quanto aos usuários de dispositivos feitos por outras companhias, temos um prazo de espera médio de seis meses se considerarmos o histórico apresentado até aqui, com algumas sendo ligeiramente mais rápidas e outras demorando um pouco mais.

Para ver se o seu aparelho receberá o Android 8.0 Oreo, dê uma olhada na lista prévia que fizemos sobre o assunto.


109

Comentários

Oreo! Android O é oficializado com nome icônico e muitas novidades

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas