LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Mudou muito? Comparativo exibe o novo Android Oreo ao lado do Nougat

22 de agosto de 2017 90

Após a torrente de rumores e vazamentos que acabaram trazendo mais dúvidas do que respostas ao longo do primeiro semestre, o time do Google finalmente oficializou a oitava versão do sistema operacional Android, que como já era especulado atende agora pelo título de Android 8.0 Oreo – é isso aí, o notório biscoito (ou seria bolacha?!) recheado da Nabisco –, sucedendo o Nougat na cronologia de Mountain View.

No mais, o Oreo por sua vez trouxe alguns recursos bem legais em prol da praticidade no uso cotidiano do celular, nos exemplos do sistema PiP (Picture-in-Picture), que permite janelas flutuantes enquanto o usuário realiza outras ações na interface, novos codecs de áudio nativos no sistema para aprimorar a qualidade do som, possibilidade de alterar os ícones na tela de bloqueio sem empecilhos, e claro, a promessa de um desempenho relativamente mais fluido que o conceito do antecessor.

Pois bem, mesmo compreendendo novas funções em sua essência, o visual do Oreo em relação ao Nougat curiosamente não mudou tanto, sendo que sua empresa-mãe apostou somente em alterações mais sutis nos ícones da plataforma e cores mais discretas para atingir um arquétipo mais homogêneo em todas as telas.

Aproveitando que o novo sabor do Android acabou de sair do forno, a equipe do PhoneArena compartilhou conosco as primeiras imagens do novo Oreo lado a lado com o irmão Nougat, onde podemos observar melhor que as tais “diferenças drásticas” entre gerações realmente residem apenas na imaginação do Google. Confira – todas as imagens exibem o Oreo à esquerda (acima) e Nougat (direita/abaixo).

Tela inicial
Android 8.0 Oreo (esquerda)/Android Nougat (direita).

Não há muitas mudanças na tela inicial – se é que podemos dizer que existe alguma –, mas o Oreo exibe um design mais harmonioso com ícones minimalistas na interface.

Gaveta de configurações

A gaveta de ícones mandou embora o tema escuro e o conceito iluminado está de volta – bem, o Google poderia manter os dois, oferecendo a possibilidade de escolha ao usuário, não é?

Gaveta de aplicativos

A gavetinha de apps de ambos parece inalterada, abrangendo apenas um visual mais coeso no Oreo – nada que deixe o Nougat tão distante assim.

Google Assistente

O Assistente do Google também não apresenta mudanças expressivas entre as duas plataformas.

Menu de configurações

O menu de configurações possivelmente sofreu as alterações mais abrangentes. O conceito do Oreo mostra um sistema minimalista dividido por tópicos, algo que não aconteceu no Nougat.

Multijanelas

A funcionalidade de multijanelas é outra que não mostra grandes diferenças.

Armazenamento

O menu de armazenamento ganhou uma interface mais moderna e elegante no Oreo – o sistema ficou ainda mais informativo na oitava versão.

Bateria

O mesmo aconteceu com o menu de bateria, que aparece mais completo que o antecessor.

Câmera - fotos
Android Oreo (topo)/Nougat (inferior).

Além do botão dedicado que permite o modo de gravação de vídeo, a interface de câmera para registro de fotos em ambas as plataformas é praticamente a mesma.

Câmera - gravação de vídeo

Já no recurso de gravação de vídeos – propriamente dito –, um botão específico para capturar imagens estáticas também foi adicionado.

Curtiu as mudanças no Oreo ou gostava mais do Android Nougat com seu design tradicional? Deixe-nos saber sua opinião através de um comentário.


90

Comentários

Mudou muito? Comparativo exibe o novo Android Oreo ao lado do Nougat

OnePlus 6 e Redmi Note 5 entram na lista dos 15 aparelhos mais radioativos

Huawei no Brasil fará diferença? Positivo fecha trimestre no vermelho

Samsung Galaxy J7 Pro ou Motorola Moto G5S Plus? Comparativo TudoCelular ajuda a escolher

Ranking TudoCelular: gráficos com todos os testes de desempenho e autonomia até junho