LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Desempenho do Zenfone 3 com Android Nougat | Teste de velocidade oficial TudoCelular

27 de agosto de 2017 27

Atualizamos o Zenfone 3 para o Android 7.0 Nougat, e como sempre resolvemos refazer os testes de bateria e desempenho com ele para ver como o dispositivo se sai após o update. Já realizamos o teste de bateria, onde foi possível encontrar uma melhora razoável na autonomia em relação ao que foi encontrado no Marshmallow, então chegou a hora de vermos se o mesmo acontece em termos de performance.

Zenfone 3 com Android 8.0 Oreo: vazam capturas de tela do sistema

1 ano atrásGraças a uma fonte próxima ao assunto, uma galeria de imagens contendo capturas de tela do Zenfone 3 com o Android 8.0 Oreo foram divulgadas. Nesse conjunto de fotos, é possível ver a interface redesenhada e as novas funções adicionadas pela ASUS. Confira o conteúdo completo a seguir:

Mais Notícias

O Zenfone 3 conta com especificações bastante razoáveis para o nicho intermediário, possuindo chipset Snapdragon 625 com oito núcleos a até 2 GHz, GPU Adreno 506, opções com 2 ou 3 GB de RAM e 16 ou 32 GB de espaço para o armazenamento interno, expansível via microSD, tudo precisando lidar com um display IPS LCD Full HD de 5,2 polegadas.

Nosso modelo é o mais completo, com 3 GB de RAM e 32 GB de espaço para dados, então fique ciente que se optar pela variante mais simples o desempenho muito provavelmente será proporcionalmente pior.

Teste prático de velocidade

O nosso primeiro teste consiste em medir quanto tempo o Zenfone 3 leva para abrir uma dúzia de apps. Na lista selecionada temos os apps nativos de Câmera, Galeria e Configurações, enquanto outros foram baixados, como Facebook, WhatsApp, Chrome, Netflix, Spotify, Photoshop, Pokémon Go e Asphalt 8.

Já na primeira volta tivemos uma melhora considerável do Zenfone 3 em relação ao que vimos no aparelho com Android 6.0.1 Marshmallow, sendo necessários quase 1 minuto e 14 segundos para que todos os apps fossem abertos e pudéssemos retornar ao cronômetro. Na segunda volta nenhum aplicativo precisou ser recarregado, levando 30 segundos para que todos retornassem ao primeiro plano e chegássemos novamente ao cronômetro.

Com isso, temos o tempo total de 1 minuto e 44 segundos, o que coloca o Zenfone 3 no mesmo patamar de outros intermediários como Moto Z Play, Galaxy A5 2017 e Xperia XA1 Ultra.

AnTuTu

Passando para os testes de benchmark, tivemos uma pontuação de 62.866 pontos no AnTuTu, sendo este um acréscimo quase que simbólico em relação aos 62.670 pontos que vimos no Marshmallow.

GeekBench

No GeekBench, tivemos um aumento mais notável na maioria dos testes. No single-core, o Zenfone 3 marcou 868 pontos contra 835 do teste anterior, algo mais notável ainda no multi-core, onde tivemos 4.168 contra 3.956 pontos. As pontuações reforçam que o Zenfone 3 se tornou uma opção ainda mais balanceada neste nicho intermediário nacional.

No teste de GPU a Adreno 506 também não fez feio, conseguindo 3.206 pontos contra 2.463 pontos do teste anterior, criando assim uma diferença de quase mil pontos entre eles.

3D Mark

No 3D Mark, usamos o teste Sling Shot Extreme, e pela primeira vez tivemos uma ligeira queda na pontuação em relação ao que vimos no teste com Android 6.0.1 Marshmallow. Por aqui, foram marcados agora 465 pontos, enquanto o resultado anterior era de 476 pontos.

GFX Bench

Fechando os testes de benchmark, temos o GFX Bench. No Manhattan, foram marcados 9,7 fps no Manhattan com a resolução nativa da tela e 9,9 fps no Manhattan na versão offscreen, enquanto no T-Rex tivemos 23 fps na resolução nativa e 22 fps na variante com tela apagada. Isto é curioso, já que o Zenfone 3 teoricamente conta com um painel Full HD, mas não é a primeira vez que acontece.

GameBench

Fechando nosso teste temos o desempenho prático com jogos, que foi feito em parceria com a ferramenta GameBench para medição do consumo de RAM, GPU e CPU, além de ser possível acompanharmos também a estabilidade geral durante a jogatina em termos de quadros por segundo.

No Asphalt 8 e no Asphalt Xtreme foram marcados números bastante parecidos, com ambos rodando a 29 fps em média e mantendo o uso da CPU em 9%. As diferenças ficam para o consumo de RAM e GPU, com o primeiro demandando 515 MB e 74%, enquanto o segundo precisou de 576 MB e 67%

Passando para o Modern Combat 5, tivemos uma média de 40 fps, com o consumo da CPU sendo mantido também em 9%. Por aqui, curiosamente, o consumo de GPU foi superior ao que tivemos no Asphalt Xtreme, com 69%, porém o de RAM foi menor, com 429 MB.

O jogo mais pesado da lista cumpriu o seu papel, sendo encontrada aqui uma taxa média de 20 fps com os maiores gastos de RAM, CPU e GPU. No primeiro item tivemos 14%, sendo necessários 776 MB de RAM para alocar o título e 93% da GPU para manter a taxa de quadros em um nível aceitável.

No Subway Surfers a situação já foi bem mais amena, com fps médio de 50 e consumo de CPU em 9%, enquanto o de RAM ficou em apenas 295 MB e o de GPU em 75%. Por último, no Clash Royale, tivemos também 50 fps em média, mas aqui a CPU precisou de apenas 4% de sua potência total. Em RAM tivemos 322 MB, enquanto em GPU a marca foi de 78%.

GameBench

Desenvolvedor: GameBench Ltd

Preço: grátis - oferece compras no app

Tamanho: Depende do dispositivo

Conclusão

Os testes mostraram que o Zenfone 3 continua sendo uma boa opção para quem deseja desempenho satisfatório nas mais variadas tarefas e não quer ou pode gastar muito, devendo suprir as necessidades da maioria dos usuários sem grandes problemas, ao menos nesta versão com 3 GB de RAM e 32 GB de armazenamento interno. Como o aparelho foi confirmado para receber a Zen UI 4.0 com Android 8.0 Oreo e todas as promessas de otimização, podemos ter algo ainda melhor em 2018.

E você, o que achou do desempenho do Zenfone 3? Acha que o aparelho se mostrou mais interessante com Android Nougat? Deixa seu comentário aí embaixo!

Roteiro, gravação e produção por Wallace Moté.

O Asus ZenFone 3 está disponível na Americanas por R$ 1.095. O custo-benefício é bom. Existem 17 modelos melhores. Para ver as outras 23 ofertas clique aqui.
(atualizado em 20 de abril de 2019, às 21:22)

27

Comentários

Desempenho do Zenfone 3 com Android Nougat | Teste de velocidade oficial TudoCelular

OnePlus 6 e Redmi Note 5 entram na lista dos 15 aparelhos mais radioativos

Huawei no Brasil fará diferença? Positivo fecha trimestre no vermelho

Samsung Galaxy J7 Pro ou Motorola Moto G5S Plus? Comparativo TudoCelular ajuda a escolher

Ranking TudoCelular: gráficos com todos os testes de desempenho e autonomia até junho