LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Resultados: OnePlus 5, Xiaomi Mi 6, Galaxy S8 e iPhone 7 | Comparativo de câmeras TudoCelular

31 de agosto de 2017 65

Em nosso novo comparativo de câmeras temos quatro modelos que estão entre os melhores smartphones para fotos e vídeos no ranking do DxOMark. Desta vez a batalha é entre dois cameraphones vendidos no mercado nacional e dois encontrados apenas fora. O iPhone 7 e o Galaxy S8 enfrentam o Xiaomi Mi 6 e o OnePlus 5. Curioso para saber quem vence este desafio? Os resultados você confere no vídeo que acompanha esta pauta, bem como mais abaixo com os votos registrados para cada imagem compartilhada previamente. Antes de prosseguir, vale conferir novamente as características de cada smartphone desafiante.

Características das câmeras
iPhone 7 Xiaomi Mi 6 OnePlus 5 Galaxy S8
Resolução máxima 12 MP 12 MP 16 MP 12 MP
Abertura f/1.8 f/1.8 f/1.7 f/1.7
Tamanho do sensor 1/3" 1/2.9" 1/2.8" 1/2.5"
Tamanho do pixel 1.2 µm 1.25 µm 1.12 µm 1.4 µm
Distância focal 28 mm 27 mm 24 mm 26 mm
Câmera frontal 7 MP
f/2.2
8 MP
f/2.2
16 MP
f/2.0
8 MP
f/1.7

Recordamos que os dados EXIF de cada arquivo foi removido, buscando evitar favorecimento por parte dos leitores ou da equipe do TudoCelular – participantes da votação cega. Todas as capturas foram realizadas com os apps de câmera no modo automático, com as configurações no padrão de fábrica, incluindo HDR ou embelezamento de rosto.

Agora descubra a ordem dos aparelhos usados no teste:

Para chegarmos aos resultados que estão listados mais abaixo, utilizamos a seguinte metodologia com criação do ranking individual e final. Cada smartphone recebeu uma pontuação em cada comparativo individual, onde a soma de todos os pontos revelou o vencedor. Foram usados os seguintes pesos:

  • Primeiro colocado: 4 pontos
  • Segundo colocado: 3 pontos
  • Terceiro colocado: 2 pontos
  • Quarto colocado: 1 ponto

Agora que as explicações básicas foram dadas, confira os resultados!

Foto 1

Na primeira foto, uma captura diurna com muitas cores e contraste tivemos um resultado bastante equilibrado, com o Galaxy S8 despontando com pouca vantagem. O iPhone 7 ficou em segundo, talvez graças a sua coloração mais fiel, com o OnePlus 5 em último, porque apesar de apresentar uma saturação apreciada por muitos usuários, traz uma imagem um pouco mais escura.

Foto 2

Na segunda imagem, com cores mais neutras, o smartphone da coreana Samsung supera os rivais com margem folgada. O trunfo do S8 pode ter sido o melhor equilíbrio entre nitidez e saturação. O Mi 6 ficou com a segunda colocação, mas novamente em um cenário com diferenças pequenas entre os três últimos colocados.

Foto 3

Em uma captura diurna sob a sombra, o Galaxy S8 venceu por novamente apresentar um resultado com melhor nitidez, sendo seguido por uma escadinha, em ordem de lançamento no mercado. OnePlus 5 em segundo, Mi 6 em terceiro e o iPhone 7 em último.

Foto 4

Em mais uma imagem com boa iluminação e algumas variações de cores vemos que a saturação é recompensada, dando vitória ao S8, com o OnePlus 5 e o Mi 6 vindo em seguida. E o iPhone 7, que prefere não entregar imagens mais vivas, fica em última colocação.

Foto 5

Na quinta imagem, com poucos contrastes, a preferência novamente é para a coloração do Galaxy S8, com o OnePlus 5 em segundo e o iPhone 7 conseguindo superar o Mi 6 por ter uma imagem mais clara.

Foto 6

Para aumentar o nível do desafio a sexta imagem é a captura da fachada de um prédio cobrindo a luz do sol. Aqui temos dois empates, os modos HDR do S8 e do Mi 6 levam a melhor contra as imagens mais escuras do OnePlus 5 e do iPhone 7.

Foto 7

Na sétima captura vemos que as imagens mais claras e saturadas são realmente a preferência, com o Mi 6 em primeiro, o S8 em segundo e o iPhone 7 em terceiro, já que apresenteou uma imagem clara, mesmo que sem cores vivas.

Foto 8

E mais uma vez confirmamos que a saturação e nível de nitidez do Galaxy S8 o fazem seguir na liderança, sendo seguido mais uma vez pelo Mi 6 e o iPhone 7.

Foto 9

Na foto de número nove temos maus um teste para o modo HDR das câmeras. Galaxy S8 segue imbatível. Apesar de não apresentar uma imagem tão clara como a do Mi 6, o smartphone coreano tem mais cor, motivo que levaram o OnePlus 5 a superar o iPhone 7 nas últimas posições.

Foto 10

O maior desafio para câmeras é manter qualidade em ambientes pouco iluminados, um trabalho que a Samsung vem desempenhando bem e nesta imagem o iPhone 7 também consegue um bom resultado com a ajuda do flash. O Mi 6 consegue a terceira posição porque tem cores mais equilibradas contra o tom amarelado do OnePlus 5.

Foto 11

No segundo registro noturno e também com flash vemos o Mi 6 conquistar a vitória com uma imagem que apresenta melhor contraste, sendo seguido pelo Galaxy S8 e o OnePlus 5.

Foto 12

No mesmo cenário da enquete acima, mas agora com o flash desligado, vemos que o Galaxy S8 e o iPhone 7 trabalham melhor para captar luz e registrar imagens de melhor qualidade, com o Mi 6 em terceiro.

Foto 13

Finalmente, temos uma captura com pouquíssima iluminação ambiente para forçar ao máximo o sensor de cada câmera. Os que conseguiram capturar mais luz e, consequentemente, melhor imagem foram o S8 e os modelos chineses.

Foto 14

A penúltima imagem é um teste de macro. O Galaxy S8 conseguiu vencer graças a sua imagem saturação, deixando o segundo lugar para o iPhone 7, provavelmente porque a imagem deste último não traz tanta nitidez. O Mi 6 ficou em terceiro, enquanto a imagem escura do OnePlus 5 ficou na última posição.

Foto 15

Para fechar o comparativo temos captura de selfies. A escolha aqui foi na linha do toque do real com apenas uma pitada de embelezamento para fugir do artificial. Seguindo esse critério o vencedor foi o Galaxy S8, com o OnePlus 5 em segundo e o iPhone 7 em terceiro, já que apesar de entregar uma imagem mais fiel e de pior qualidade, não segue a linha do artificial ao extremo do Mi 6.

Potência do flash

Nos comparativos de câmeras do TudoCelular também medimos a potência da iluminação do flash, recurso que pode influenciar na qualidade de capturas noturnas. Utilizando luxímetro chegamos aos números apresentados mais abaixo, em unidades de medição de luz por metro quadrado (100x lux), indicando que quanto mais alto for o número, mais potente é o flash para iluminar ambientes escuros.


Como conferimos no gráfico acima, o flash mais potente do Galaxy S8 ajuda na captura de fotos melhores em situações de pouca iluminação. Esse detalhe fez falta para o iPhone 7, que não conseguiu apresentar bons resultados quando em capturas utilizando o flash LED. É interessante notar que o Mi 6 possui um flash mais fraco, mas consegue melhores capturas que o OnePlus 5, mostrando que o flash sozinho não faz todo o trabalho.

  • iPhone 7: 958 (x100 lux)
  • Xiaomi Mi 6: 1106 (x100 lux)
  • OnePlus 5: 1409 (x100 lux)
  • Galaxy S8: 1422 (x100 lux)
Pontuação final

Somando todos os cenários acima, temos a seguinte pontuação final:

  1. Galaxy S8 - 515
  2. Xiaomi Mi 6 - 353
  3. OnePlus 5 - 327
  4. iPhone 7 - 305
Conclusão

Fotos

O Galaxy S8 supera com louvor os adversários, mesmo sem contar com uma câmera dual, graças a um sistema que deu tão certo que a Samsung o está utilizando desde o Galaxy S7. As imagens capturadas com a câmera traseira de 12MP apresentam saturação e nível de contraste que agrada a maioria dos usuários, por parecerem mais vivas.

O segundo lugar do Xiaomi Mi 6 veio basicamente pelo mesmo motivo do rival coreano, levando-nos a crer que a marca chinesa de certa forma copiou a receita. E é interessante notar que a distância para o OnePlus 5 não é tão grande, com o smartphone mais rápido do planeta perdendo no comparativo de câmeras por sua dificuldade em lidar com situações de iluminação adversa.

O iPhone 7 é um rival antigo, é claro que muitos irão argumentar que o rival para os dispositivos Android na verdade é o iPhone 8 que está às portas, mas serve para vermos que até aqui a Apple tem apostado mais numa linha que agrada fotógrafos profissionais, ao procurar fidelidade de cores. Será que o novo modelo continuará nessa linha?

Vídeos

Como nem só de fotos vivem as câmeras, também realizamos testes de gravação, e nesse caso em especial, todos com resolução 4K.

Para vídeos com a câmera traseira, temos um resultado quase igual ao das fotos, com o S8 na frente e o OnePlus 5 em segundo, mas a terceira posição do iPhone 7 foi tomada pelo Mi 6 com melhor definição e áudio. No teste de foco o dispositivo da Samsung é superior aos rivais, sendo seguido de perto pelo OnePlus 5. E aqui uma surpresa, o iPhone 7 supera o sistema de câmera dual do Mi 6 quando o quesito é velocidade de foco.

Na estabilização (em gravação a 4K) o OnePlus 5 supera por pouco o S8, apresentando um resultado um pouco mais suave. O iPhone 7 fica em terceiro e o Mi 6 em último. Temos o teste de filmagem noturna, com o S8 na frente e o iPhone 7 em segundo, já que os demais apresentam bastante ruído e menos nitidez. E fechamos com a filmagem na câmera frontal, que no S8 é superior inclusive na resolução (QHD), sendo seguido pelo OnePlus 5, Mi 6 e iPhone 7, nesta ordem (gravando em FullHD).

Ranking Geral (Fotos e Vídeos)

  1. Galaxy S8
  2. OnePlus 5
  3. Xiaomi Mi 6
  4. iPhone 7

Ou seja, o Galaxy S8 é o grande vencedor sem ter deixado dúvidas de sua qualidade. O OnePlus 5 vem em segundo, já que traz ótimas qualidades para vídeo, entregando resultados também satisfatórios em fotos. O Xiaomi Mi 6 seria a terceira recomendação, com o iPhone 7 em último. Valendo lembrar que os modelos chineses são encontrados pela metade do valor dos rivais vendidos oficialmente no Brasil, o que já os torna bastante atrativos.

Como importar

A GearBest cedeu o smartphone utilizado no vídeo. Você pode encontrar o OnePlus 5 com 6 GB de RAM por US$ 480 (~R$ 1.500*) ou o OnePlus 5 com 8 GB de RAM por US$ 589 (~R$ 1.800*), ou ainda encontrar o Xiaomi Mi 6 na página da loja por US$ 470 (~R$ 1.500*) na versão de 128GB ou US$ 420 (~R$ 1.300*) para 64GB, ambos com frete grátis, mas sem considerar taxas de importação. E se você ainda não sabe como importar, basta conferir nosso passo a passo em uma pauta especial, lembrando que você pode parcelar a compra em até 12x no cartão de crédito.

*Cotação do dia 31/08

  • O Xiaomi Mi 6 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O OnePlus 5 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Samsung Galaxy S8 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Apple iPhone 7 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

65

Comentários

Resultados: OnePlus 5, Xiaomi Mi 6, Galaxy S8 e iPhone 7 | Comparativo de câmeras TudoCelular

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas