LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Desempenho do Alcatel A3 XL Max | Teste de velocidade oficial TudoCelular

11 de setembro de 2017 6

Chegamos ao nosso último teste com o A3 XL Max antes da análise completa com o aparelho. Após os testes de câmera, tela e bateria, chegou a hora de falarmos sobre seu desempenho, algo primordial tanto para quem quer apenas navegar na internet e acessar redes sociais quanto para quem deseja jogar para passar o tempo.

5.7 Hardware
6.4 Custo Benefício

Alcatel A3 XL

Comparar Aviso de preço

Em suas especificações técnicas, temos um conjunto básico se comparado ao de outros intermediários, incluindo um chipset Mediatek MT8735B com quatro núcleos a até 1,1 GHz, GPU ARM Mali-T720, 3 GB de RAM e 32 GB de armazenamento interno com possibilidade de expansão via microSD, tudo isso precisando lidar com um display IPS LCD de 6 polegadas com resolução HD. Vale lembrar que ele pode ser encontrado também com 2 GB de RAM e 16 GB de armazenamento.

Será que este chipset projetado pela Mediatek pensando em tablets foi uma boa escolha da Alcatel para seu dispositivo? É o que você confere agora!

Teste prático de velocidade

O nosso primeiro teste consiste em medir quanto tempo o A3 XL Max leva para abrir uma dúzia de apps. Na lista selecionada temos os apps nativos de Câmera, Galeria e Configurações, enquanto outros foram baixados, como Facebook, WhatsApp, Chrome, Netflix, Spotify, Photoshop, Pokémon Go e Asphalt 8.

Na primeira volta o dispositivo demorou um pouco apenas para abrir os jogos, precisando de 1 minuto e 46 segundos parar abrir todos os apps e retornar ao cronômetro. Já na segunda volta vimos que esta versão com 3 GB de RAM consegue manter os aplicativos rodando em segundo plano sem problemas, não sendo necessário recarregar nenhum deles e fazendo com que o aparelho precisasse de apenas 27 segundos para voltar novamente ao cronômetro.

Com isso, tivemos um tempo total de 2 minutos e 13 segundos, o que é bem interessante para a faixa de preço em que o A3 XL Max é vendido.

AnTuTu

Nos testes de benchmark, começamos pelo AnTuTu, onde tivemos a pontuação de 24.687 pontos. Isto coloca o A3 XL Max abaixo de modelos de entrada de outras marcas, como o caso do Moto C Plus ou do Galaxy J2 Prime, por exemplo, o que vai contra o que vimos no teste prático de abertura de apps mas tem uma explicação bem simples que mostraremos mais abaixo.

GeekBench

No GeekBench a situação não muda muito, sendo marcados 463 pontos no teste single-core e 1.221 pontos no teste multi-core, além de 753 pontos no teste de GPU. Em todos os casos temos pontuações similares ou inferiores a modelos de entrada que figuram em faixas de preço abaixo do que é cobrado pelo A3 XL Max.

3D Mark

Passando para um teste focado em processamento gráfico começamos a ver onde está o "gargalo" do chipset usado pela Alcatel no A3 XL Max, sendo marcados apensa 74 pontos no Sling Shot Extreme. Para se ter uma ideia, o Galaxy J2 Prime consegue quase o dobro desta pontuação no mesmo teste.

GFX Bench

Encerrando esta parte de testes teóricos, temos o GFX Bench, onde foram marcados 3,2 fps no Manhattan com a resolução nativa da tela, 1,5 fps no Manhattan offscreen (onde ele é simulado em um display Full HD), 9 fps no T-Rex com a resolução nativa e 5,2 fps no T-Rex em Full HD, reafirmando que a Mali-T720 usada pela Alcatel realmente não dá conta do recado.

GameBench

Passamos então ao tão esperado teste com execução de jogos, onde usamos o GameBench para medir a taxa de quadros por segundo alcançada pelos títulos e o consumo de recursos como CPU e RAM, possibilitando que tenhamos uma ideia do quão "estressado" está o hardware para rodar determinado título.

Começando pelo Asphalt 8 já temos a taxa de apenas 10 fps em média, com 18% da CPU utilizada e cerca de 518 MB de RAM ocupados. Isto demonstra que para ter algo minimamente usual será necessário abrir mão da qualidade gráfica do jogo. No Asphalt Xtreme a coisa já melhora bastante, com média de 27 fps, 25% da CPU utilizada e 496 MB de RAM.

O título mais pesado do teste obviamente não se saiu nada bem no A3 XL Max, sendo executado com uma média de 9 fps enquanto o consumo da CPU ficou em 23% e o de RAM em 658 MB. O Modern Combat 5, por outro lado, rodou até que de forma relativamente fluida, com 21 fps em média, 25% da CPU e 427 MB de RAM, podendo ainda ter a qualidade gráfica reduzida.

Por fim, nos títulos mais leves, tivemos média de 38 fps no Subway Surfers, com CPU em 26% e 276 MB de RAM consumida. Já no Clash Royale foram marcados 37 fps em média, com CPU em 12% e RAM em 292 MB, demonstrando que ao menos títulos mais simples podem ser executados sem grandes problemas.

GameBench

Desenvolvedor: GameBench Ltd

Preço: grátis - oferece compras no app

Tamanho: Depende do dispositivo

Conclusão

Após todos os testes, foi possível vermos que o A3 XL Max é até bem bacana para tarefas diárias, sendo uma boa opção para quem quer navegar na internet e acessar redes sociais sem se preocupar com atrasos ou apps reiniciando ao serem chamados novamente à tela. Por outro lado, ele não é nada indicado para quem pretende jogar, tendo um desempenho realmente fraco em títulos medianos e precisando reduzir a qualidade gráfica nos mais pesados, servindo apenas para joguinhos simples.

E você, o que achou do desempenho do A3 XL Max? Deixe seu comentário abaixo e fique ligado que não deve demorar para sair a análise completa com o aparelho da Alcatel!

Roteiro, gravação e produção por Wallace Moté.

O Alcatel A3 XL está disponível na Extra por R$ 499. Para ver as outras 51 ofertas clique aqui.
(atualizado em 18 de junho de 2018, às 19:04)

6

Comentários

Desempenho do Alcatel A3 XL Max | Teste de velocidade oficial TudoCelular

Samsung Galaxy J7 Pro ou Motorola Moto G5S Plus? Comparativo TudoCelular ajuda a escolher

Ranking TudoCelular: gráficos com todos os testes de desempenho e autonomia até junho

10 melhores smartphones top de linha para fotos e vídeos | Guia do TudoCelular

10 melhores smartphones de entrada para fotos e vídeos | Guia do TudoCelular