LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Desempenho do Alcatel A3 XL Max | Teste de velocidade oficial TudoCelular

11 de setembro de 2017 6

Chegamos ao nosso último teste com o A3 XL Max antes da análise completa com o aparelho. Após os testes de câmera, tela e bateria, chegou a hora de falarmos sobre seu desempenho, algo primordial tanto para quem quer apenas navegar na internet e acessar redes sociais quanto para quem deseja jogar para passar o tempo.

Em suas especificações técnicas, temos um conjunto básico se comparado ao de outros intermediários, incluindo um chipset Mediatek MT8735B com quatro núcleos a até 1,1 GHz, GPU ARM Mali-T720, 3 GB de RAM e 32 GB de armazenamento interno com possibilidade de expansão via microSD, tudo isso precisando lidar com um display IPS LCD de 6 polegadas com resolução HD. Vale lembrar que ele pode ser encontrado também com 2 GB de RAM e 16 GB de armazenamento.

Será que este chipset projetado pela Mediatek pensando em tablets foi uma boa escolha da Alcatel para seu dispositivo? É o que você confere agora!

Teste prático de velocidade

O nosso primeiro teste consiste em medir quanto tempo o A3 XL Max leva para abrir uma dúzia de apps. Na lista selecionada temos os apps nativos de Câmera, Galeria e Configurações, enquanto outros foram baixados, como Facebook, WhatsApp, Chrome, Netflix, Spotify, Photoshop, Pokémon Go e Asphalt 8.

Na primeira volta o dispositivo demorou um pouco apenas para abrir os jogos, precisando de 1 minuto e 46 segundos parar abrir todos os apps e retornar ao cronômetro. Já na segunda volta vimos que esta versão com 3 GB de RAM consegue manter os aplicativos rodando em segundo plano sem problemas, não sendo necessário recarregar nenhum deles e fazendo com que o aparelho precisasse de apenas 27 segundos para voltar novamente ao cronômetro.

Com isso, tivemos um tempo total de 2 minutos e 13 segundos, o que é bem interessante para a faixa de preço em que o A3 XL Max é vendido.

AnTuTu

Nos testes de benchmark, começamos pelo AnTuTu, onde tivemos a pontuação de 24.687 pontos. Isto coloca o A3 XL Max abaixo de modelos de entrada de outras marcas, como o caso do Moto C Plus ou do Galaxy J2 Prime, por exemplo, o que vai contra o que vimos no teste prático de abertura de apps mas tem uma explicação bem simples que mostraremos mais abaixo.

GeekBench

No GeekBench a situação não muda muito, sendo marcados 463 pontos no teste single-core e 1.221 pontos no teste multi-core, além de 753 pontos no teste de GPU. Em todos os casos temos pontuações similares ou inferiores a modelos de entrada que figuram em faixas de preço abaixo do que é cobrado pelo A3 XL Max.

3D Mark

Passando para um teste focado em processamento gráfico começamos a ver onde está o "gargalo" do chipset usado pela Alcatel no A3 XL Max, sendo marcados apensa 74 pontos no Sling Shot Extreme. Para se ter uma ideia, o Galaxy J2 Prime consegue quase o dobro desta pontuação no mesmo teste.

GFX Bench

Encerrando esta parte de testes teóricos, temos o GFX Bench, onde foram marcados 3,2 fps no Manhattan com a resolução nativa da tela, 1,5 fps no Manhattan offscreen (onde ele é simulado em um display Full HD), 9 fps no T-Rex com a resolução nativa e 5,2 fps no T-Rex em Full HD, reafirmando que a Mali-T720 usada pela Alcatel realmente não dá conta do recado.

GameBench

Passamos então ao tão esperado teste com execução de jogos, onde usamos o GameBench para medir a taxa de quadros por segundo alcançada pelos títulos e o consumo de recursos como CPU e RAM, possibilitando que tenhamos uma ideia do quão "estressado" está o hardware para rodar determinado título.

Começando pelo Asphalt 8 já temos a taxa de apenas 10 fps em média, com 18% da CPU utilizada e cerca de 518 MB de RAM ocupados. Isto demonstra que para ter algo minimamente usual será necessário abrir mão da qualidade gráfica do jogo. No Asphalt Xtreme a coisa já melhora bastante, com média de 27 fps, 25% da CPU utilizada e 496 MB de RAM.

O título mais pesado do teste obviamente não se saiu nada bem no A3 XL Max, sendo executado com uma média de 9 fps enquanto o consumo da CPU ficou em 23% e o de RAM em 658 MB. O Modern Combat 5, por outro lado, rodou até que de forma relativamente fluida, com 21 fps em média, 25% da CPU e 427 MB de RAM, podendo ainda ter a qualidade gráfica reduzida.

Por fim, nos títulos mais leves, tivemos média de 38 fps no Subway Surfers, com CPU em 26% e 276 MB de RAM consumida. Já no Clash Royale foram marcados 37 fps em média, com CPU em 12% e RAM em 292 MB, demonstrando que ao menos títulos mais simples podem ser executados sem grandes problemas.

GameBench

Desenvolvedor: GameBench Ltd

Preço: grátis - oferece compras no app

Tamanho: Depende do dispositivo

Conclusão

Após todos os testes, foi possível vermos que o A3 XL Max é até bem bacana para tarefas diárias, sendo uma boa opção para quem quer navegar na internet e acessar redes sociais sem se preocupar com atrasos ou apps reiniciando ao serem chamados novamente à tela. Por outro lado, ele não é nada indicado para quem pretende jogar, tendo um desempenho realmente fraco em títulos medianos e precisando reduzir a qualidade gráfica nos mais pesados, servindo apenas para joguinhos simples.

E você, o que achou do desempenho do A3 XL Max? Deixe seu comentário abaixo e fique ligado que não deve demorar para sair a análise completa com o aparelho da Alcatel!

Roteiro, gravação e produção por Wallace Moté.

O Alcatel A3 XL ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

6

Comentários

Desempenho do Alcatel A3 XL Max | Teste de velocidade oficial TudoCelular

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas