LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Qualcomm provoca a Apple com lista de funções que chegaram primeiro no Android

12 de setembro de 2017 51

A Qualcomm tirou o dia de hoje para se elogiar a si mesma e ao mesmo tempo dar algumas alfinetadas na Apple. Em um post no seu blog oficial, a fabricante de chips listou algumas funções, características e inovações dos smartphones que apareceram primeiro em dispositivos Android graças às tecnologias da Qualcomm.

A lista foi feita em forma de tabela e dividida em duas colunas, uma com as tecnologias que a Qualcomm levou aos smartphones e a outra com os aparelhos que serviram como vitrine para elas. Alguns dos exemplos são o scanner de íris do Samsung Galaxy S8, a tela “sem bordas” do Xiaomi Mi MIX e o display a prova d’água do Sony Xperia Z4. Até algumas tecnologias que ainda não estão presentes no mercado fizeram uma participação na lista, como o leitor de digitais sob a tela.

Tabela feita com as invenções da Qualcomm que chegaram primeiro nos aparelhos Android

Essa não é a primeira lista do tipo feita pela Qualcomm. A primeira era bastante parecida com esta, mas continha alguns erros, como creditar o HTC One M7 como o primeiro smartphone com duas câmeras principais, o aparelho correto seria o HTC One M8.

O mais interessante é que a empresa não citou diretamente a Apple, o iPhone ou o iOS em nenhuma parte do longo post, mas fez a seguinte declaração:

“As invenções da Qualcomm ergueram a fundação para muitas tecnologias e experiências que nós valorizamos em nossos smartphones atualmente — no Android e em outras plataformas. O nosso objetivo é tornar as nossas invenções disponíveis o mais amplamente possível dentro da indústria mobile por meio do programa de licenciamento, de startups a companhias globais. O vibrante ecossistema Android foi construído sobre as invenções da Qualcomm e sobre o nosso modelo de indústria horizontal."

As duas empresas estão brigando na justiça desde o início do ano

A companhia fundada por Steve Jobs e Steve Wozniak se juntou às fabricantes dos iPhones e iPads para processar a Qualcomm. As empresas contestam na justiça os royalties cobrados pela Qualcomm para licenciar tecnologias registradas sob o selo “Standard Essential Patents”. Estas patentes são julgadas essenciais para que qualquer smartphone seja construído, e, portanto, a Qualcomm é obrigada a cobrar um preço menor, que seja justo e não proibitivo, para licencia-las.

As empresas que fabricam os aparelhos da Apple, como a Foxconn, Pegatron, Compal, entre outras, não estão pagando os royalties para a Qualcomm desde que o processo judicial começou. Elas alegam que os valores cobrados por ela são muito altos para as Standard Essential Patents.

Embora a Qualcomm tenha sido fundamental no desenvolvimento do mercado de smartphones, nós não podemos nos esquecer das contribuições da Apple para a tecnologia destes aparelhos. No fim, tanto o Android quanto iOS já incorporaram funções um do outro e muitos aparelhos com o sistema da Google se inspiram no design dos iPhones.


51

Comentários

Qualcomm provoca a Apple com lista de funções que chegaram primeiro no Android

Samsung Galaxy J7 Pro ou Motorola Moto G5S Plus? Comparativo TudoCelular ajuda a escolher

Ranking TudoCelular: gráficos com todos os testes de desempenho e autonomia

10 melhores smartphones top de linha para fotos e vídeos | Guia do TudoCelular

10 melhores smartphones de entrada para fotos e vídeos | Guia do TudoCelular