LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Desempenho do iPhone 8 | Teste de velocidade oficial do TudoCelular

02 de novembro de 2017 34

O iPhone 8 chegou recentemente ao Brasil, e já está em fase avançada de testes aqui no TudoCelular.com. Após realizarmos um rápido unboxing onde tirarmos as primeiras impressões sobre o dispositivo, realizamos também um completo teste de bateria com ele, onde vimos em detalhes até onde seus 1.820 mAh aguentam em um dia inteiro de uso e em experimentos específicos de consumo.

Agora chegou a hora de conferir se o novo chipset A11 Bionic é tão poderoso quanto a Apple afirma, então preparamos aquele teste de desempenho cheio de dados técnicos que vocês tanto gostam, incluindo um teste prático de velocidade em abertura de apps, vários benchmarks e, é claro, seis jogos de diferentes complexidades para ver como o dispositivo se sai em termos de desempenho gráfico.

Mais Notícias

O conjunto oferecido pela Apple com o iPhone 8 inclui um chipset A11 Bionic com seis núcleos a até 2,74 GHz, GPU proprietária da empresa desenvolvida em parceria com a Imagination Technologies (responsável pelas placas gráficas PowerVR), 2 GB de RAM e opções de 64 ou 256 GB de espaço para o armazenamento interno, sendo este modelo usado por nós com a opção mais modesta. Sua tela continua uma IPS LCD de 4,7 polegadas com resolução HD (750 x 1334 pixels).

Será que esse conjunto será realmente capaz de brigar de igual para igual com flagships de Samsung, Sony, Motorola e outras concorrentes? Será que o iPhone continua sendo sinônimo de performance elevada? Confere aí!

Teste prático de velocidade

O nosso primeiro teste consiste em medir quanto tempo o iPhone 8 leva para abrir uma dúzia de apps. Na lista selecionada temos os apps nativos de Câmera, Galeria e Configurações, enquanto outros foram baixados, como Facebook, WhatsApp, Chrome, Netflix, Spotify, Photoshop, Pokémon Go e Asphalt 8.

A primeira volta do aparelho foi mais lenta do que o esperado, sendo levado um tempo considerável para abrir alguns aplicativos simples como Facebook e Spotify, o que demonstra que ainda temos um longo caminho em termos de otimização para que os apps rodem de maneira tão fluida quanto se espera. Ainda assim tivemos uma primeira volta com 53 segundos e 53 centésimos, o que é relativamente rápido mas não tanto ao ponto de impressionar.

Na segunda etapa o dispositivo demonstrou que a Apple ainda não perdeu a mão no que diz respeito à otimização do uso da RAM, já que mesmo com 2 GB o iPhone 8 não pestanejou ao chamar novamente à tela nenhum dos aplicativos ou jogos, precisando de apenas 19 segundos e 45 centésimos para reabrir todos eles e retornar ao cronômetro.

Com isso, tivemos um tempo total de 1 minuto, 12 segundos e 99 centésimos, o que deixa o iPhone 8 à frente de seu antecessor, porém atrás de vários dispositivos Android e até mesmo do próprio iPhone 7 Plus.

Vamos então aos testes de benchmark!

AnTuTu

Começando pelo AnTuTu, tivemos finalmente um dispositivo rompendo a faixa dos 200 mil pontos, o que faz do iPhone 8 o modelo com maior pontuação a passar pelas bancadas do TudoCelular.com até aqui. Com ele, conseguimos nada menos do que 200.808 pontos, ficando mais de 20 mil pontos acima dos demais flagships que testamos.

GeekBench

No GeekBench a situação não foi menos assustadora, demonstrando que o chipset A11 Bionic realmente é um verdadeiro monstro quando se fala em performance bruta. Aqui, tivemos 4.183 pontos no teste single-core e nada menos do que 10.073 pontos no multi-core, novamente ficando alguns milhares de pontos à frente dos rivais.

No teste de GPU, porém, foi onde tivemos o resultado mais notável, sendo alcançada a pontuação de 15.362 pontos com o iPhone 8, o que o coloca com quase o dobro do que modelos como Galaxy S8, Moto Z2 Force e até o próprio Pixel 2.

3D Mark

Curiosamente, no 3D Mark a pontuação arrasadora vista nos testes anteriores não se manteve, sendo encontrado algo até abaixo do que geralmente vemos nos modelos topo de linha lançados em 2017, com um total de 2.358 pontos no teste Sling Shot Extreme.

GFX Bench

Por fim, temos o GFX Bench, onde o iPhone 8 demonstrou que sua tela de baixa resolução faz toda a diferença na hora de executar tarefas gráficas. No Manhattan, tivemos 94 fps em sua versão onscreen (que considera a resolução nativa) e 48 offscreen, enquanto no T-Rex tivemos 119 fps na onscreen e 102 fps na offscreen.

Jogos

Chegamos então ao tão aguardado teste prático com jogos, onde usamos o GameBench para medir a taxa média de quadros por segundo alcançada por eles, bem como o consumo de CPU e RAM. O aplicativo para smartphone está disponível apenas na Play Store, sendo possível encontrá-lo mais abaixo, porém é possível usá-lo também com dispositivos da Apple sem problemas, bastando deixar o aparelho conectado ao computador e executar o programa para desktop.

Falando então sobre os jogos, tivemos os seguintes resultados:

FPS CPU GPU RAM
Asphalt 8 30 fps 44,8% 29,1% 306 MB
Asphalt Xtreme 29 fps 51,5% 33,2% 397 MB
Injustice 2 56 fps 77,6% 69,6% 382 MB
Modern Combat 5 59 fps 50% 32% 322 MB
Subway Surfers 59 fps 59,3% 9,4% 263 MB
Clash Royale 59 fps 31,9% 13,9% 271 MB

Como pode ser visto, desempenho em jogos não é um problema com relação ao iPhone 8, sendo possível executar todos os títulos presentes na App Store com fluidez máxima ou bem próximo disso. Vale lembrar que o iOS 11 ainda está em suas primeiras versões, tendo recém-alcançado a edição 11.1, então é comum que ainda leve algum tempo para que tudo esteja devidamente otimizado.

GameBench

Desenvolvedor: GameBench Ltd

Preço: grátis - oferece compras no app

Tamanho: Depende do dispositivo

Conclusão

Após todos estes testes, vemos que o iPhone 8 mantém a fama de seus antecessores no que diz respeito ao desempenho em aplicações gráficas, permitindo que você não apenas abra os jogos bem mais rápido como os execute com uma fluidez acima da média.

Durante tarefas diárias, porém, não temos mais aquela diferença enorme que víamos em gerações passadas, sendo encontrado basicamente o mesmo desempenho de vários outros flagships com sistema operacional Android, e até mesmo apresentando algo ligeiramente "menos rápido" do que alguns deles.

Devido a isso, se você via o desempenho como ponto crucial para escolher entre um iPhone e um flagship Android, isto não acontece mais, devendo ser levados em consideração agora todos os outros pormenores como ecossistema, otimização para aplicações gráficas e, é claro, sua identificação com cada plataforma.

E você, o que achou do iPhone 8? Acha que vale o preço cobrado pela Apple em solo nacional? Deixe-nos seu comentário abaixo!

Roteiro, gravação e produção por Wallace Moté.

O Apple iPhone 8 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

34

Comentários

Desempenho do iPhone 8 | Teste de velocidade oficial do TudoCelular

Apple apresenta o novo Mac Studio de alto desempenho e monitor Studio Display; veja os preços

Apple TV Plus vai transmitir jogos de beisebol ao vivo, inclusive no Brasil

Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo

iPhone XR vs iPhone SE: vale comprar o mais novo, mesmo mais simples? | Comparativo