LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Desempenho do Apple iPhone 8 Plus | Teste de velocidade oficial do TudoCelular

03 de novembro de 2017 24

Após conferirmos o teste de desempenho com o iPhone 8, chegou a hora de realizarmos os mesmos testes com a versão Plus do aparelho. O smartphone da Apple vem pela primeira vez com processador hexa-core, o que promete oferecer um salto considerável comparado ao iPhone 7 Plus do ano passado.

Aqui temos dois núcleos Monsoon com velocidade máxima de 2,74 GHz focados em oferecer o melhor desempenho possível. Para equilibrar a balança entre desempenho e consumo temos quatro núcleos Mistral, com velocidade mais baixa, focados em cuidar das tarefas mais simples e assim reduzir o consumo energético.

O iPhone 8 Plus, assim como seu antecessor, oferece 3 GB de RAM. Esta quantidade de memória é suficiente para garantir um ótimo desempenho no multitarefas, mas realizaremos o nosso usual teste de velocidade para saber quanto tempo o aparelho demora para abrir uma dúzia de aplicativos e se ele realmente consegue manter todos rodando em segundo plano.

Teste de velocidade

O nosso primeiro teste consiste em medir quanto tempo o iPhone 8 Plus leva para abrir uma dúzia de apps. Na lista selecionada temos os apps de Câmera, Galeria e Configurações enquanto outros foram baixados, como Facebook, WhatsApp, Chrome, Netflix, Spotify, Photoshop Mix, Pokémon Go e Asphalt 8.

A abertura foi realizada exatamente nesta ordem, contando o tempo a partir do momento em que o cronômetro foi iniciado e sendo feita uma marcação ao final do primeiro ciclo para vermos se a segunda etapa seria executada mais rapidamente, pois todos os apps e jogos teoricamente já estariam armazenados na RAM.

E como já esperado de um smartphone da Apple, o iPhone 8 Plus consegue segurar todos os apps abertos na RAM, o que faz o mesmo terminar o nosso teste de velocidade em tempo ágil. Foram necessários 39 segundos para abrir todos os apps e apenas 16 segundos para reabri-los. Realmente não há como negar, o iPhone 8 Plus é incrivelmente rápido.

AnTuTu

O teste do AnTuTu é um dos mais polêmicos porque o resultado sempre varia. Se o smartphone estiver quente a pontuação cai drasticamente. Para evitar este tipo de problema, deixamos o iPhone 8 Plus parado por vários minutos antes de rodarmos o benchmark, registrando 194 mil pontos no término. Este resultado supera o que conseguimos com o iPhone 7 Plus, mas de acordo com o ranking do AnTuTu, o novo smartphone da Maçã é capaz de superar a marca de 210 mil pontos.

GeekBench

O segundo teste é com o benchmark GeekBench. Ele faz um teste mais preciso envolvendo apenas a CPU e a memória. O chipset A11 Bionic consegue alcançar a incrível marca de 4.200 pontos quando apenas um dos seus núcleos mais potentes é testado. Quando todos os núcleos entram em ação a pontuação passa de 10 mil, um resultado também excelente. Em GPU, com o teste Compute, também tivemos um excelente resultado: quase 15 mil!

GFX Bench

Entrando em benchmarks gráficos temos o GFX Bench que realiza testes gráficos em duas APIs diferentes: Open GL 2.0 ES e 3.0 ES. No teste do T-Rex, que usa a API gráfica mais antiga, o smartphone da Apple rodou o teste a 59 FPS. No teste do Manhattan, que usa a API gráfica mais atual, o iPhone 8 Plus conseguiu rodar a animação também a 59 FPS na resolução nativa da tela, ou seja, Full HD.

Ao emular a resolução Full HD para fugir a da limitação do painel de 60 Hz, a taxa de quadros por segundo sobe para 82 no Manhattan e 166 FPS no T-Rex.

3D Mark

O 3D Mark é outro benchmark focado apenas no teste da GPU do smartphone. No caso aqui do iPhone 8 Plus temos um chip gráfico da Imagination Technologies modificado pelos engenheiros da Apple. A unidade gráfica é bastante potente e consegue alcançar 2.607 pontos no teste do Sling Shot Extreme, o mais pesado entre as opções oferecidas pelo benchmark.

GameBench

Usamos a ferramenta Gamebench para medir a taxa de quadros por segundo em alguns jogos rodando no iPhone 8 Plus. E como já esperado de um aparelho com iOS, o desempenho conferido foi excelente. Infelizmente, alguns jogos vêm travados para rodarem a 30 quadros por segundo, mas os que não possuem essa limitação rodam de forma livre próximo ao 60 FPS.

FPS CPU GPU RAM
Asphalt 8 30 49% 43% 377 MB
Asphalt Xtreme 29 49% 53% 402 MB
Modern Combat 5 59 52% 46% 406 MB
Injustice 2 55 77% 70% 443 MB
Clash Royale 59 30% 23% 200 MB
Subway Surfers 59 - 17% 275 MB

A exceção fica para o Injustice 2, que em algumas fases teve queda brusca na taxa de quadros por segundo, chegando próximo aos 30 FPS. No geral, o jogo ficou próximo a 60 quadros, o que fez sua média cair para 55 FPS no tempo total de jogatina. Você pode até sentir os momentos de lentidão, mas este é um problema de otimização do jogo e não do hardware do aparelho.

No geral, o iPhone 8 Plus oferece excelente desempenho em jogos, mas é uma pena ver que alguns títulos ainda vêm limitados para não passarem de 30 quadros por segundo.

Conclusão

O iPhone 8 Plus oferece desempenho superior ao seu antecessor, o que já era esperado. No entanto, ter dois núcleos a mais de processamento não trouxe um salto tão grande. Tivemos um ganho de 6 segundos no teste de velocidade, o que não deixa de ser uma ótima notícia.

Em benchmarks, especialmente no GeekBench, é onde vemos um salto grande entre as duas gerações. Em jogos, porém, os últimos lançamentos da Apple oferecem o mesmo nível de desempenho.

Se você conta com o iPhone 7 Plus e está pensando em fazer o upgrade, não espere por um salto notável em desempenho.

O Apple iPhone 8 Plus ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

24

Comentários

Desempenho do Apple iPhone 8 Plus | Teste de velocidade oficial do TudoCelular

Apple apresenta o novo Mac Studio de alto desempenho e monitor Studio Display; veja os preços

Apple TV Plus vai transmitir jogos de beisebol ao vivo, inclusive no Brasil

Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo

iPhone XR vs iPhone SE: vale comprar o mais novo, mesmo mais simples? | Comparativo