LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Desempenho do Apple iPhone X | Teste de velocidade oficial do TudoCelular

19 de novembro de 2017 342

Apple lançou três smartphones este ano. Todos os modelos contam com o mesmo chipset, o modelo A11 Bionic, sendo o primeiro da empresa com processador hexa-core formado por dois núcleos mais rápidos com velocidade máxima de 2,74 GHz e quatro com velocidade mais baixa de 2,39 GHz.

O TudoCelular já conferiu o desempenho com o iPhone 8 e também a versão Plus do aparelho e vimos, que por algum motivo de otimização diferenciada, o smartphone maior acabou sendo mais rápido. Agora chegou a hora de conferir se o iPhone X entrega o mesmo nível de desempenho ou se será capaz de superar os seus irmãos.

Como dito, aqui temos o mesmo chipset. Em termos de memória temos os mesmos 3 GB do iPhone 8 Plus. O que muda é a resolução da tela, trazendo mais pixels que os demais. No iPhone X temos uma resolução nada comum de 1125 x 2436 pixels. Será que esta maior resolução impactará no desempenho do aparelho?

Teste de velocidade

O nosso primeiro teste consiste em medir quanto tempo o iPhone X leva para abrir uma dúzia de apps. Na lista selecionada temos os apps de Câmera, Galeria e Configurações enquanto outros foram baixados, como Facebook, WhatsApp, Chrome, Netflix, Spotify, Photoshop Mix, Pokémon Go e Asphalt 8.

A abertura foi realizada exatamente nesta ordem, contando o tempo a partir do momento em que o cronômetro foi iniciado e sendo feita uma marcação ao final do primeiro ciclo para vermos se a segunda etapa seria executada mais rapidamente, pois todos os apps e jogos teoricamente já estariam armazenados na RAM.

E como já esperado de um smartphone da Apple, o iPhone X consegue segurar todos os apps abertos na RAM, o que faz o mesmo terminar o nosso teste de velocidade em tempo ágil. Foram necessários 40 segundos para abrir todos os apps e apenas 14 segundos para reabri-los. Desta forma, o iPhone X é um dos mais rápidos do nosso teste.

AnTuTu

O AuTuTu é um dos benchmarks mais queridinhos dos usuários Android e iOS por calcular o poder de todo o hardware do aparelho, levando em consideração também o tempo de resposta do sistema. O problema deste bench é que ele apresenta resultados que variam muito dependendo da temperatura do aparelho.

Na primeira tentativa com o smartphone frio, vimos o iPhone X alcançar incríveis 217 mil pontos. No entanto, ao rodar o teste logo em seguida com o aparelho quente, a pontuação caiu para 189 mil. O que fica claro é que o smartphone da Apple fica na média dos 200 a 210 mil na maioria das vezes em que o benchmark é executado.

GeekBench

O segundo teste é com o benchmark GeekBench. Ele faz um teste mais preciso envolvendo apenas a CPU e a memória. O chipset A11 Bionic consegue alcançar a incrível marca de 4.200 pontos quando apenas um dos seus núcleos mais potentes é testado. Quando todos os núcleos entram em ação a pontuação passa de 10 mil, um resultado também excelente. Em GPU, com o teste Compute, também tivemos um excelente resultado: 15 mil pontos!

GFX Bench

Entrando em benchmarks gráficos temos o GFX Bench que realiza testes gráficos em duas APIs diferentes: Open GL 2.0 ES e 3.0 ES. No teste do T-Rex, que usa a API gráfica mais antiga, o smartphone da Apple rodou o teste a 59 FPS. No teste do Manhattan, que usa a API gráfica mais atual, o iPhone X conseguiu rodar a animação também a 52 FPS na resolução nativa da tela.

Ao emular a resolução Full HD para fugir da limitação do painel de 60 Hz, a taxa de quadros por segundo sobe para 55 no Manhattan e 121 FPS no T-Rex. Curiosamente, estes resultados são ligeiramente inferiores aos do iPhone 8 Plus. Não faz muito sentido já quem em ambos os casos o teste fora da tela foi executado na mesma resolução Full HD.

3D Mark

O 3D Mark é outro benchmark focado apenas no teste da GPU do smartphone. Chamada apenas de A11, não há muitos detalhes sobre o componente. Apenas sabemos que o iPhone X conta com um chip gráfico da Imagination Technologies modificado pelos engenheiros da Apple. A unidade gráfica é bastante potente e consegue alcançar 2.336 pontos no teste do Sling Shot Extreme, o mais pesado entre as opções oferecidas pelo benchmark.

Gamebench

Usamos a ferramenta Gamebench para medir a taxa de quadros por segundo em alguns jogos rodando no iPhone X. E como já esperado de um aparelho com iOS, o desempenho conferido foi excelente. Infelizmente, alguns jogos vêm travados para rodarem a 30 quadros por segundo, mas os que não possuem essa limitação rodam de forma livre próximo aos 60 FPS.

FPS CPU GPU Estabilidade
Asphalt 8 30 49% 47% 84%
Asphalt Xtreme 31 49% 52% 97%
Modern Combat 5 59 52% 62% 96%
Injustice 2 59 77% 75% 75%
Clash Royale 59 30% 36% 99%
Subway Surfers 59 17% 27% 99%

No geral, o iPhone X oferece excelente desempenho em jogos, mas é uma pena ver que alguns títulos ainda vêm limitados para não passarem de 30 quadros por segundo. De qualquer forma, o Injustice 2 apresentou um melhor resultado aqui do que foi visto no iPhone 8 Plus com média de 55 FPS.

Conclusão

Assim como o iPhone 8 e 8 Plus, o iPhone X também é bastante rápido, mas ele conseguiu superar seus irmãos no teste de velocidade ao cravar apenas 54s, um excelente resultado. Em benchmarks vemos o smartphone da Apple também brilhar, com números bastante altos, especialmente no AnTuTu e GeekBench.

Em jogos, o iPhone X também manda muito bem. Com exceção dos títulos travados a 30 FPS, o smartphone da Maçã é capaz de rodar tudo beirando aos 60 FPS. Assim como no Android, o iOS também sofre queda na taxa de quadros por segundo, o que faz com que a média da maioria dos jogos fique em 59 quadros por segundo.

É um desempenho excelente em qualquer aspecto, mas que não fica muito além do que foi visto no iPhone 8 Plus. Levando em consideração que o iPhone X é muito mais caro que os demais smartphones da Apple lançados este ano, vale mais a pena pegar os modelos mais baratos se o que importa para você é apenas desempenho.

O Apple iPhone X ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

342

Comentários

Desempenho do Apple iPhone X | Teste de velocidade oficial do TudoCelular

Apple apresenta o novo Mac Studio de alto desempenho e monitor Studio Display; veja os preços

Apple TV Plus vai transmitir jogos de beisebol ao vivo, inclusive no Brasil

Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo

iPhone XR vs iPhone SE: vale comprar o mais novo, mesmo mais simples? | Comparativo