LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Chups: aplicativo brasileiro para iPad promete ajudar autistas na comunicação

21 de novembro de 2017 3

Na última semana, a Apple realizou uma sessão com crianças autistas no Brasil. A empresa já havia divulgado dois vídeos em abril, no Dia Mundial do Autismo. Agora, um novo aplicativo para iPad foi criado, a fim de auxiliar portadores dessa doença a se expressarem melhor: o Chups.

Segundo relatou o desenvolvedor, Gabriel Nunes Reynoso, ao site MacMagazine, o app foi inspirado em sua irmã, Natália. A jovem de 18 anos é autista e nunca aprendeu a falar, por isso ele resolveu criar uma forma de comunicação para ela por meio do dispositivo da ‘Maçã’. Leia a descrição oficial:

O Chups tem como objetivo ajudar no dia a dia do autista, dando àqueles que não conseguem falar a possibilidade de se expressar mais facilmente, organizar as tarefas do dia a dia, permitir a comunicação eficiente também para aqueles que não escrevem, além de ajudar em momentos de crise.

O aplicativo tem como principais recursos uma agenda, cartões de comunicação, teclado com voz e ajuda para entender o que o autista está sentindo. Desta forma, ele combina texto, imagens e voz durante a comunicação.

Gabriel Reynoso teve o apoio de três especialistas na área, dentro da Apple Developer Academy na Universidade Católica de Brasília (UCB): uma designer estudante de mestrado, cuja tese tem o tema ‘Design e Autismo’; um professor da UCB, coordenador do projeto ‘Com Vivências’ e responsável por mais de 80 crianças autistas; e uma psicóloga, que representa o Movimento Orgulho Autista do Brasil (MOAB).

Veja uma demonstração do Chups no vídeo abaixo:

Chups

Desenvolvedor: Gabriel Reynoso

Preço: pago

Tamanho: 41,3MB


3

Comentários

Chups: aplicativo brasileiro para iPad promete ajudar autistas na comunicação

Apple apresenta o novo Mac Studio de alto desempenho e monitor Studio Display; veja os preços

Apple TV Plus vai transmitir jogos de beisebol ao vivo, inclusive no Brasil

Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo

iPhone XR vs iPhone SE: vale comprar o mais novo, mesmo mais simples? | Comparativo