LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Macs também bugam: Apple reconhece falha gravíssima no macOS e promete correções

29 de novembro de 2017 9

O mais novo sistema operacional para Macs, o macOS High Sierra, trouxe consigo diversos aprimoramentos na experiência de uso, mas pelo visto, alguns bugs vieram 'de brinde'.

Um deles refere-se a uma vulnerabilidade gravíssima, que permite que qualquer usuário possa ter acesso a nível de administrador em um Mac, sem sequer precisar digitar sua senha. O bug foi descoberto pelo desenvolvedor Lemi Ergin, e divulgado em seu Twitter:

Basicamente, qualquer usuário pode ter acesso a todos os dados do sistema usando o usuário 'root' e deixando a senha em branco, o que mostra uma falta de segurança e preocupante brecha na privacidade dos usuários.

O bug está presente nas versões atuais do High Sierra, bem como na 10.3.1 e 10.3.2 beta (que há pouco ganhou sua quinta versão de testes). Um porta-voz da Apple reconheceu o problema, e prometeu corrigi-lo em uma atualização, que será liberada futuramente:

"Estamos trabalhando em uma atualização de software para corrigir esse problema. Por hora, definir uma senha para o root previne o acesso não-autorizado ao seu Mac. Para ativar o usuário Root e definir uma senha, por favor siga as instruções aqui: https://support.apple.com/en-us/HT204012
Se um usuário Root já estiver ativado, para garantir que a senha não esteja em branco, siga as instruções da seção 'Mudar a senha do root'."


9

Comentários

Macs também bugam: Apple reconhece falha gravíssima no macOS e promete correções

Apple apresenta o novo Mac Studio de alto desempenho e monitor Studio Display; veja os preços

Apple TV Plus vai transmitir jogos de beisebol ao vivo, inclusive no Brasil

Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo

iPhone XR vs iPhone SE: vale comprar o mais novo, mesmo mais simples? | Comparativo