LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Apple iPhone 8 Plus vs 7 Plus | Comparativo do TudoCelular

30 de novembro de 2017 2

O grande destaque do ano da Apple é o iPhone X, que traz mudanças há muito tempo esperadas pelos fãs. Enquanto o seu modelo mais caro acaba afastando potenciais compradores, muitos acabam optando pelo iPhone 8 Plus, que traz basicamente o mesmo hardware, mas com o mesmo design das últimas gerações.

O novo modelo chegou ao mercado nacional com valor similar ao seu antecessor. Mas por estar a mais tempo à venda, o iPhone 7 Plus pode ser encontrado por mil reais a menos. Desta forma, muitos podem acabar se perguntando: vale investir no iPhone 8 Plus ou é melhor economizar e pegar o modelo mais antigo?

Aqueles que possuem o iPhone 7 Plus também devem estar se perguntando se vale investir no novo modelo, ainda mais quando grande parte das novidades, como o FaceID, ficou apenas para o iPhone X.

Design e construção

A primeira impressão é que nada mudou com relação ao design e construção do novo iPhone. A parte frontal de ambas as gerações é idêntica, com bordas largas e o botão home abaixo da tela. O design da traseira é bastante similar, com mudança do metal para o vidro, o que compromete a resistência, mas em troca oferece suporte a carregamento sem fio.

A lateral de ambos os aparelhos é feita do mesmo metal. No iPhone 8 Plus temos pequenas antenas nas laterais, enquanto no seu antecessor estas antenas percorrem toda a borda superior e inferior. O metal interfere mais no sinal do celular do que o vidro, o que permitiu à Apple tornar as antenas do aparelho mais discretas nesta geração.

A empresa garante que o vidro usado no iPhone 8 Plus é o mais resistente disponível para smartphones, mas em testes de queda vimos que o aparelho quebra com facilidade, como qualquer outro com traseira de vidro. E a troca do metal acabou também alterando as medidas do iPhone, deixando o novo modelo mais espesso e pesado.

77.9 x 158.2 x 7.3 mm
5.5 polegadas - 1920x1080 px
78.1 x 158.4 x 7.5 mm
5.5 polegadas - 1920x1080 px
Ir para página de comparação

O iPhone 8 Plus apresenta 158,4 mm de altura, 78,1 mm de largura e 7,5 mm de espessura, enquanto o seu antecessor tem 158,2 x 77,9 x 7,3 mm, respectivamente. O vidro na traseira fez o peso do aparelho subir de 188g para 202g. É uma diferença pouca, mas segurar um celular com mais de 200g o dia inteiro pode causar um certo desconforto para alguns.

Na lateral direita de ambos temos o botão de ligar/desligar e a gaveta para cartão SIM. Do lado esquerdo encontramos os botões de controle de volume e a chave para silenciar o iPhone. Na parte superior não há nada que deve ser comentado, enquanto na parte inferior temos o microfone de chamadas do lado esquerdo, a entrada Lightning no centro e o alto-falante no canto direito.

Assim como na geração passada, o novo modelo não traz conector P2 para fones de ouvido. Desta forma, é necessário usar o adaptador que é fornecido junto com o fone da Apple se você não gosta do acessório que vem com o iPhone.

Por fim, ambos oferecem leitor biométrico no botão home abaixo da tela, assim como certificação IP67 para resistência contra água e poeira. Apesar de tal certificação permitir mergulhar o smartphone na água, a garantia da Apple não cobre danos causados por entrada de líquidos no aparelho.

Tela e som

Os dois iPhones contam com tela de 5,5 polegadas com resolução Full HD e painel IPS LCD. O que muda na nova geração é que o painel usado pela Apple é capaz de alcançar um brilho maior. Além disso, a empresa implementou o recurso True Tone, que altera a reprodução de cores e balanço de branco de acordo com a iluminação do ambiente.

No geral, ambos os aparelhos oferecem ótima qualidade de imagem. A diferença no brilho chega a 100 lux (medição feita com um luxímetro) com a página do TudoCelular aberta. Em imagem totalmente branca, a diferença chega a 200 lux entre as duas gerações. No entanto, ao usá-los em ambiente externo, ambos oferecem o mesmo nível de visibilidade.

O ângulo de visão é igual no painel IPS LCD do iPhone 7 Plus e 8 Plus. Ao inclinar o aparelho vemos uma perda considerável de brilho, mas nada que impeça de visualizar o conteúdo exibido na tela.

Em som temos um ganho considerável para o iPhone 8 Plus, que continua usando o alto-falante de chamadas como canal extra de áudio. O som está mais potente e mais definido do que na geração anterior. O fone de ouvido, por outro lado, não trouxe nenhum avanço. Aqui temos o mesmo conforto e qualidade sonora nas duas gerações, já que o acessório fornecido é o mesmo.

Hardware e desempenho
iPhone 8 Plus iPhone 7 Plus
Chipset Apple A11 Bionic Apple A10 Fusion
CPU Hexa-core de 2,74 GHz Quad-core de 2,34 GHz
GPU A11 PowerVR Series 7XT Plus
RAM 3 GB 3 GB
Armazenamento 64 GB ou 256 GB 32/128/256 GB

O iPhone 8 Plus traz o chipset A11 Bionic, que oferece processador hexa-core, sendo o primeiro com esta quantidade de núcleos em um smartphone da Apple. Na geração anterior tivemos o A10 Fusion com processador quad-core. Ter dois núcleos a mais garante um ganho expressivo em benchmarks para o iPhone 8 Plus, mas na prática o ganho é pouco.

A GPU do A11 Bionic foi desenvolvida pela Apple com ajuda da Imagination Technologies (empresa responsável pela GPU do iPhone 7 Plus). O salto foi menor na GPU do que na CPU, mas como a tela continua com a mesma resolução, é possível notar um ganho expressivo em benchmarks gráficos. No entanto em jogos, os dois aparelhos entregam praticamente o mesmo desempenho.

Resultados em benchmarks:

  • AnTuTu: 194 mil (iPhone 8 Plus) e 173 mil (iPhone 7 Plus)
  • GeekBench: 4.265/10.278 (iPhone 8 Plus) e 3.510/5.990 (iPhone 7 Plus)
  • Asphalt 8: 30 FPS (iPhone 8 Plus) e 30 FPS (iPhone 7 Plus)
  • Asphalt Xtreme: 29 FPS (iPhone 8 Plus) e 30 FPS (iPhone 7 Plus)
  • MC5: 59 FPS (iPhone 8 Plus) e 59 FPS (iPhone 7 Plus)
  • Injustice 2: 55 FPS (iPhone 8 Plus) e 54 FPS (iPhone 7 Plus)
  • Clash Royale: 59 FPS (iPhone 8 Plus) e 59 FPS (iPhone 7 Plus)
  • Subway Surfers: 59 FPS (iPhone 8 Plus) e 59 FPS (iPhone 7 Plus)

Ambos contam com 3 GB de RAM e conseguem segurar a mesma quantidade de apps rodando em segundo plano. Na prática é realmente difícil ver uma diferença no tempo de abertura de apps entre os dois iPhones. Ambos os aparelhos são rápidos e não sofrem para rodar qualquer aplicativo ou jogo. A exceção fica apenas para o Injustice 2 que ainda não está otimizado no iOS 11.

Para quem conta com o iPhone 7 Plus e cogita trocar para o novo esperando um salto em desempenho, fica claro que esta troca não vale a pena. O ganho de velocidade é mínimo e não compensa o preço mais alto.

Câmeras

As especificações de câmera são as mesmas nos dois iPhones. Temos duas câmera de 12 megapixels na traseira com abertura f/1.8 na principal e f/2.8 na secundária. Os dois oferecem estabilização óptica de imagem e zoom óptico de 2x, mas o diferencial para o iPhone 8 Plus está na possibilidade de gravar vídeos em 4K a 60 quadros por segundo, enquanto o seu antecessor fica limitado a 30 quadros por segundo.

No papel as duas câmeras parecem iguais, mas o novo sensor e ajustes feitos na calibração do app de câmera do iOS fazem com que o iPhone 8 Plus capture fotos mais saturadas, o que acaba agradando a maioria. Em fotos noturnas vimos uma redução considerável na quantidade de ruídos e artefatos, mas ainda fica abaixo dos maiores rivais.

iPhone 8 Plus

iPhone 7 Plus

Em vídeos temos resultados similares entre os dois. Em ambientes com pouca luz vemos uma imagem mais limpa no iPhone 8 Plus, mas assim como o seu antecessor, o novo smartphone da Apple ainda grava áudio em mono.

O sistema de estabilização de imagem é eficiente em ambos os aparelhos, sendo capaz de neutralizar boa parte dos tremidos. Com a câmera frontal, no entanto, ambos acabam registrando uma quantidade acentuada de tremidos que comprometem a gravação.

Um diferencial para o iPhone 8 Plus está nos efeitos do Modo Retrato. Acima vemos as opções luz de estúdio, luz de contorno, luz de palco e luz de palco mono. Os dois últimos escurem o fundo da foto a ponto de deixar totalmente enegrecido. O efeito até que funciona bem com a versão monocromática, mas na colorida é possível ver uma falha no efeito no canto direito.

Bateria

Apple reduziu a bateria dos seus smartphones nesta geração. Enquanto o iPhone 7 Plus traz 2.900 mAh, o novo vem com apenas 2.691 mAh. A boa notícia é que o avançado processo de 10nm do A11 Bionic reduziu o consumo energético, fazendo a bateria do recente lançamento durar mais que a do seu antecessor.

O iPhone 7 Plus registrou 11h10 de uso em nosso teste simulando uso real, enquanto o iPhone 8 Plus rendeu 12h40. Mesmo com o ganho de 1h30, o novo ainda não é capaz de render um dia inteiro longe da tomada em uso moderado. Em um uso mais leve (sem jogos e vídeos no YouTube) será capaz de fazer o iPhone 8 Plus chegar ao final do dia com carga.

O lado ruim é que ambos demoram mais de 3h para recarregar totalmente a bateria, levando mais tempo no iPhone 8 Plus, mesmo com sua bateria menor. Para quem tem pressa, adquirir um carregador mais potente fará grande diferença aqui. O iPhone 8 Plus conta com carregamento sem fio, sendo capaz de recarregar mais rápido comparado ao carregador básico com 5V e 1A que vem junto com o aparelho.

Sistema operacional

Os dois contam com o iOS 11. Aqui encontramos os mesmos recursos em ambos os aparelhos, assim como a interface que é idêntica. A diferença fica apenas para os efeitos do Modo Retrato, como visto acima.

É claro que o iPhone 8 Plus terá suporte a atualizações por mais tempo, mas o iPhone 7 Plus ainda deve continuar a ser atualizado pela Apple por alguns anos. Desta forma, qualquer um dos dois que você escolher, terá acesso aos mesmos recursos do sistema operacional móvel da Maçã.

Conclusão

O iPhone 8 Plus trouxe pequenas melhorias comparado ao seu antecessor, como o brilho mais forte de tela, o som mais potente, uma maior autonomia de bateria e o Modo Retrato aprimorado. No entanto, estas pequenas melhorias não compensam a grande diferença de preço entre os dois modelos.

É possível encontrar o iPhone 7 Plus com 256 GB de memória com preço mais baixo que o iPhone 8 Plus de 64 GB. Se você não faz tanta questão de ter as fotos saturadas do novo modelo, o antigo acaba oferecendo um melhor custo-benefício. Sem falar que corre menos risco de quebrar na primeira queda.

Para aqueles que contam com o iPhone 7 Plus, seria mais interessante migrar para o iPhone X ou esperar a próxima geração de smartphones da Apple.

(atualizado em 22 de janeiro de 2019, às 12:26)

2

Comentários

Apple iPhone 8 Plus vs 7 Plus | Comparativo do TudoCelular
  • o 8 deve ser melhor na próxima geração, atualmente o 7 roda tudo muito bem, agora no futuro, jogos como battlegrounds, lastday on earth, titanfall, etc...podem precisar de um processador mais parrudo de 2.7 Ghz, que por conhecidência tem no S9 2.7Ghz. Eu compraria um 8 plus, e ficaria muito tempo sem precisar gastar.

      • Carroça 8 plus melhor ele ser.

          Ranking TudoCelular: gráficos com todos os testes de desempenho e autonomia até junho

          10 melhores smartphones top de linha para fotos e vídeos | Guia do TudoCelular

          TOP 10 smartphones de elite com melhor desempenho | Guia do TudoCelular

          Conheça o iPhone X | Vídeo do TudoCelular