LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Dicas e truques para aprimorar a experiência com iPhone X | Vídeo do TudoCelular

14 de dezembro de 2017 28

O iPhone X trouxe uma grande mudança no design adotado pela Apple em seus últimos smartphones, eliminando o botão home abaixo da tela e reduzindo as bordas exageradas criticadas há muito tempo. Com esta mudança, a experiência de uso também mudou e alguns usuários podem sentir dificuldade ao usar o novo smartphone da Maçã.

O TudoCelular explica o que mudou e como usar as funções básicas do iOS no iPhone X. Não apenas isso, também listamos algumas dicas e truques para aprimorar a experiência de uso e reduzir a dificuldade que alguns possam ter ao se acostumar com a nova navegação por gestos imposta no iPhone X.

O básico mudou

Com o iOS 11 lançado este ano, Apple trouxe algumas mudanças drásticas para o seu sistema móvel, como a nova Central de Controle. Com o iPhone X temos ainda mais mudanças, já que para acessar a tela de atalhos do sistema é preciso executar um comando diferente do que temos no iPhone 8 e 8 Plus.

Para ativar a tela do aparelho, não é mais necessário dar dois toques. No iPhone X você é capaz de ligar a tela do aparelho dando apenas um toque simples em qualquer área. Na tela de bloqueio há dois atalhos: lanterna do lado esquerdo e câmera do lado direito. Para ativá-los é preciso usar o 3D Touch, mas ainda é possível usar o atalho da câmera deslizando da direita para esquerda, como em qualquer outro iPhone.


A Central de Controle pode ser acessada do canto superior direito, onde ficam os ícones de rede móvel, Wi-Fi e bateria. Já as suas notificações podem ser acessadas de qualquer parte da borda superior, assim como no canto esquerdo.

Desligar o iPhone agora exige uma combinação de botões (volume menos e energia) já que ao apenas pressionar o botão de ligar/desligar agora aciona a Siri. Realizar capturas de tela no iPhone X também está diferente, sendo necessário usar a combinação de volume mais com botão de energia.

Uma nova forma de usar o iOS

Navegar no iOS exige um pouco de aprendizado no iPhone X. Com a remoção do botão home, o usuário precisa realizar gestos para voltar à tela inicial ou abrir a tela de multitarefas. Para isso, sempre que você estiver em um app basta deslizar da borda inferior para cima para retornar à tela inicial. Para acessar seus apps abertos, é necessário fazer o mesmo gesto, mas mantendo o dedo por alguns segundos no centro da tela.

Se você acha este gesto cansativo, é possível realizar um desenho de arco no canto inferior, indo da borda de baixo para a direita da tela. Pode demorar um pouco para se acostumar com o gesto, mas você perderá menos tempo para abrir os apps em segundo plano do que ter que segurar o dedo no centro e esperar o sistema reconhecer o comando.


Com o iPhone X não é necessário depender da tela de multitarefas para alternar entre seus apps abertos. Ao deslizar da esquerda para a direita no canto inferior da tela você retornará para o último app aberto. Ao continuar deslizando em uma barra que surge no canto inferior, é possível alternar rapidamente entre os vários aplicativos.

E mesmo contando com bordas muito finas, alguns usuários podem sentir dificuldade em acessar a parte superior da tela de 5,8 polegadas do aparelho com apenas uma mão. O recurso de ‘Alcançabilidade’ presente no iOS permite reduzir a interface para facilitar o alcance de elementos no topo. Para usar tal função basta tocar duas vezes no botão home. Como não há mais o botão no iPhone X, o comando aqui é um gesto de deslizar no canto inferior da tela.


Deslizando para baixo você será capaz de alcançar qualquer elemento da tela, facilitando também puxar a tela de notificações na tela inicial. Ao deslizar para cima a interface volta a preencher toda a área, mas isso também ocorre ao esperar alguns segundos após realizar o gesto no iPhone X.

Outra mudança no iPhone X está em como remover os apps do multitarefas. Em todos os iPhones é necessário apenas deslizar para o topo o app que deseja remover. Ao fazer isso no iPhone X, o usuário acaba retornando para a tela inicial.


Agora é necessário segurar no cartão referente ao app por alguns segundos até aparecer um botão vermelho no canto superior esquerdo. Ao tocar em cada botão você encerrará os apps que deseja. Outra forma é deslizando os cartões para cima quando o ícone em vermelho está visível.

Aprimorando a usabilidade

Para quem sente falta do botão home no iPhone X é possível ativar um substituto virtual que vem presente há algum tempo no iOS. Para ativá-lo é só navegar até Ajustes > Geral > Acessibilidade > AssistiveTouch. Feito isso um botão circular será exibido no canto inferior da tela, podendo ser movido para qualquer área. Também é possível escolher o nível de transparência.


Ao tocar no botão será aberto um menu flutuante com várias opções. Para aprimorar a experiência e ter algo próximo do que temos nos iPhones com botão físico, o recomendado é remover todas estas funções em ‘Personalizar menu principal’. Deixe apenas um atalho para a tela inicial.

Também é possível escolher uma função para quando o usuário realizar o comando de dois toques ou um toque prolongado neste botão virtual. O interessante aqui é colocar a tela de multitarefas como opção, o que ajudará a acessar os seus apps mais rapidamente sem precisar usar o gesto padrão que é mais demorado.


Se ficar com o botão virtual no meio da tela é algo que incomoda você, é possível usar o botão lateral para fazê-lo sumir e retornar facilmente. Para isso, basta navegar até Ajustes > Geral > Acessibilidade > Atalho de acessibilidade. Nesta tela você pode escolher várias funções, mas a indicada por nós é a do AssistiveTouch.

Agora ao pressionar três vezes o botão de energia do iPhone X, você poderá acionar ou desabilitar o botão virtual.

Videos em tela cheia

O iPhone X traz uma tela de 5,8 polegadas que foge do padrão 16:9. Desta forma, os vídeos do YouTube acabam não ocupando a tela por completo, deixando duas faixas pretas nas laterais. Para expandir o vídeo e aproveitar toda a tela do dispositivo basta realizar um gesto de pinça, como acontece em celulares com Android que seguem o padrão 18:9.


Lembrando que o vídeo tem seus cantos cortados, como visto abaixo, o que pode atrapalhar a visualização do conteúdo em alguns casos. No geral, boa parte dos vídeos lançados no YouTube podem ser expandidos sem problema na tela do iPhone X.


No geral, o iPhone X traz uma boa quantidade de mudanças que podem acabar afastando alguns usuários veteranos do sistema da Apple. São mudanças bem-vindas e que quando bem dominadas são tão eficientes quanto o fato de ter um botão para navegação abaixo da tela.

No entanto, algumas mudanças foram para pior, como a remoção da porcentagem de bateria ao lado do ícone no canto superior ou o ponto de atalho para a Central de Controle. Essas pequenas mudanças podem acabar incomodando muitos usuários e acabam demandando paciência e aprendizagem para aproveitar melhor o iPhone X.

O Apple iPhone X está disponível na NoteTec por R$ 4.499 e na Kabum por R$ 4.999. O custo-benefício é médio mas esse é o melhor modelo nessa faixa de preço. Para ver as outras 23 ofertas clique aqui.
(atualizado em 22 de janeiro de 2019, às 12:10)

28

Comentários

Dicas e truques para aprimorar a experiência com iPhone X | Vídeo do TudoCelular

Ranking TudoCelular: gráficos com todos os testes de desempenho e autonomia até junho

10 melhores smartphones top de linha para fotos e vídeos | Guia do TudoCelular

TOP 10 smartphones de elite com melhor desempenho | Guia do TudoCelular

Conheça o iPhone X | Vídeo do TudoCelular