Apple 14 Dez
Uma postagem no Reddit reacendeu o debate sobre o iPhone e o desempenho das versões mais recentes do iOS em modelos mais antigos. De acordo com a teoria do usuário TeckFire, “Apple reduz velocidade de aparelhos com pouca capacidade de bateria, e subsituir o componente os torna velozes novamente”.
Ou seja, se a bateria do seu iPhone de modelos anteriores ao do ano corrente já não é mais a mesma de quando o aparelho saiu da caixa, o desempenho vai ser prejudicado. Para voltar a ter um iPhone 6s, por exemplo, veloz como era quando saiu da caixa, troque a bateria. O problema é que isso não é fácil, e nem barato.
Mas, claro, isso é apenas a teoria de um usuário do Reddit. E o pessoal do GeekBench foi pesquisar para descobrir se tem algum embasamento. E adivinhe o que eles descobriram? Quem há algo de estranho com o desempenho do iPhone conforme a Apple libera atualizações do iOS. E não apenas updates completos de versão, como nota John Poole, fundador da Primate Labs, empresa que desenvolveu o GeekBench:
Para responder a essas perguntas, tracei a densidade do kernel na pontuação single-core no Geekbench 4 para o iPhone 6s e o iPhone 7 executando diferentes versões do iOS. Os resultados obtidos no modo de baixa potência não estão incluídos na distribuição.
A distribuição de resultados do iPhone 6s para o iOS 10.2 parece mais igualitária, com um pico em volta da pontuação média. No entanto, a distribuição de resultados do iPhone 6S no iOS 10.2.1 é mais diversa, com um pico maior em torno da média e diversos picos menores em pontuações mais baixas. O mesmo é visto no iOS 11.2.
O iPhone 7 manteve a linha com menos picos em praticamente todas as versões testadas, mas repetiu o padrão com vários picos menores na versão 11.2.
Parece que há, de fato, uma relação entre a capacidade da bateria e o desempenho do iPhone. Conforme a bateria “envelhece” junto com o dispositivo, perdendo sua carga máxima, o desempenho pode apresentar queda, também. Mas os resultados mostram que não é só isso que faz o desempenho de um iPhone antigo ficar reduzido.
Muito iPhone 6s estavam desligando inesperadamente, mesmo depois do programa de troca de bateria (do qual muitos não tinham direito a participar). Porque as baterias degradadas duram muito menos e acabam com voltagem menor, a solução da Apple foi de reduzir a performance da CPU. Não resolveu nada e é uma experiência ruim… mas é melhor do que ver seu aparelho desligar com 40% de carga quando você mais precisa dele.
Resumindo de maneira simples, a Apple teria incluído algumas linhas de código para limitar o desempenho de dispositivos que tenham capacidade da bateria reduzida para evitar que esses aparelhos desliguem abruptamente. Mas isso não aumenta a duração da bateria.
Claro que mesmo essa conclusão de Poole não é definitiva. Há ainda algumas questões a serem respondidas, e a imprensa internacional aguarda uma posição da Apple sobre o assunto. Mas Poole acredita que o mesmo que a empresa fez com o iPhone 6s foi feito com o iPhone 7 com a liberação do iOS 11.2, de modo a evitar mais um problema com telefones desligando sozinhos.
A solução, portanto, seria trocar a bateria do seu iPhone, se você quiser um desempenho completo. Ainda ganha maior duração da carga. Mas tem que estar disposto a pagar o preço por isso.
- O Apple iPhone 7 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
- O Apple iPhone 6S ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
Comentários