LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

WWDC18: Apple finalmente adiciona "modo noturno" no macOS e mais

04 de junho de 2018 3

A Apple anunciou hoje, 4, logo no começo da WWDC 2018, a mais nova versão do seu sistema operacional para computadores: o macOS Mojave. Essa nova versão do sistema chegará para os usuários com muitas novidades bastante interessantes, incluindo o modo noturno, nova galeria, capturas de tela mais inteligentes e câmera contínua.

Modo Noturno

Pela primeira vez a Apple está incluindo no macOS um novo recurso de "modo escuro". Com isso, os usuários que não gostarem das cores mais claras e de todo o branco no sistema ou simplesmente preferirem cores mais escuras durante a noite para não forçar muito os olhos agora podem ativar o "modo escuro" no macOS Mojave.

No caso, esse modo irá mudar completamente o visual do sistema - e parece que até mesmo o papel de parede muda, mostrando uma foto do deserto durante a noite. No caso, o modo escuro já é compatível com diversos programas nativos da companhia e até mesmo do Xcode, o software de códigos da Apple.

Galeria

A Apple também anunciou algumas novidades bastante interessantes para a galeria do macOS. No caso, agora existe um carrossel e você pode ver a imagem em um tamanho maior, para conseguir enxergar mais detalhes na foto. Também há uma barra lateral nas imagens que mostra os metadados da foto. Isso significa que você consegue ver a câmera usada para capturar a imagem e também as configurações usadas por ela.

Também foram incluídos novos atalhos adaptáveis nas imagens. Com isso, dependendo da foto que você está vendo, haverá um atalho diferente. Quando você seleciona múltiplas fotos, por exemplo, você encontra um botão de atalho para criar um PDF com todas as imagens. Se há apenas uma foto selecionada, o botão passa a ser de rotacionar a imagem.

Captura de tela

E para quem costuma usar muito o recurso de captura de tela, a Apple resolveu anunciar algumas novidades. A partir de agora você conseguirá gravar vídeos também. Basta clicar no botão específico, selecionar uma área na tela e então clicar no botão para gravar. Você pode alternar entre páginas enquanto está gravando o vídeo e mudar a perspectiva de um vídeo, por exemplo. Depois, basta clicar no botão para parar a gravação.

Também existem novos botões na captura de tela, que permitem que você rabisque na foto, marque alguma citação importante ou até mesmo amplie a imagem para conseguir enxergar melhor todos os detalhes dessa área. Também vale notar que você pode compartilhar a captura de tela logo a partir desse atalho.

Câmera Contínua

Esse recurso de câmera contínua é bastante interessante, principalmente para quem precisa tirar fotos de documentos para usar no computador, por exemplo. Você pode simplesmente clicar com o botão direito do mouse e então selecionar a opção que fala sobre a câmera. Instantaneamente a câmera no seu smartphone é aberta e então tudo o que você precisa fazer é capturar a foto.

Depois disso, a imagem será transferida para o seu computador sem que você precise fazer nada. Assim fica muito mais fácil para compartilhar a foto de algum documento, por exemplo, em seu dispositivo Mac. Você pode fazer em diversas telas diferentes e bastam dois cliques para você capturar a foto e enviar para o macOS.

Para os usuários interessados em usar essa nova versão do macOS, acredita-se que a Apple lançará a primeira versão beta do sistema já nos próximos dias, sendo que até setembro desse ano ele deverá receber atualizações dessa versão beta. Depois disso, em setembro ou outubro, acredita-se que a companhia irá disponibilizar a versão final do sistema de maneira oficial. Infelizmente a Apple não confirmou nenhuma dessas informações.


3

Comentários

WWDC18: Apple finalmente adiciona "modo noturno" no macOS e mais
  • Algumas coisas básicas o sistema ainda é muito fechado, como compartilhamento de arquivos com outras plataformas. Até Linux é mais fácil, no caso usar um onedrive acaba sendo um pouco mais fácil.. Outras coisas mais complicadas como edição de vídeo precisa de um hardware mais parrudo.. Onde fica bem mais caro. Mac OS mesmo sendo um ótimo sistema ainda não é a melhor opção, ainda mais pelo preço cobrado. Óbvio que para alguns usuários é a melhor alternativa. Mas no geral não é a melhor opção pra usuários mais básicos e que utilizam pra serviços simples e precisam compartilhar arquivos com os demais de plataformas diferentes.

      • Usei Mac por anos e nunca senti nada fechado. Você deve estar achando que é igual iOS. Da mesma forma que Windows e Linux aceitam: pendrive, HD externo, Google drive, One Drive, Dropbox e mais uma caralhads de ferramentas, o Mac também suporta.

        • depois de mais de 5 anos sendo cobrada disso, a apple extraordinariamente parece ter ouvido seu publico, que nunca se lixou pra eles, e resolveu colocar a porra do modo noturno, como se fosse algo dificílimo de fazer. VtnCU

            Apple apresenta o novo Mac Studio de alto desempenho e monitor Studio Display; veja os preços

            Apple TV Plus vai transmitir jogos de beisebol ao vivo, inclusive no Brasil

            Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo

            iPhone XR vs iPhone SE: vale comprar o mais novo, mesmo mais simples? | Comparativo