LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Comparativo de velocidade: iOS 11.4.1 vs iOS 12 Beta 5 no iPhone 5s, 6, 6s, 7 e 8

01 de agosto de 2018 4

Com a liberação recente do iOS 12 Beta 5 para desenvolvedores – versão equivalente ao recém-disponibilizado Public Beta 4 para participantes do Software Beta Program – a Apple continua de vento em popa com o desenvolvimento da próxima grande atualização para o sistema do iPhone e iPad, que deverá ganhar sua versão final em setembro, com o lançamento dos novos modelos do iPhone.

Até então, a plataforma já teve diversos bugs corrigidos e novidades implementadas, que visam melhorar a experiência de uso com a plataforma, e até mesmo fazer com que os usuários tenham consciência do quanto de tempo ficam mexendo em seus iDevices.

O novo beta representa mais uma "lapidada" no update vindouro, e no papel, promete uma experiência de uso mais interessante do que as versões prévias da plataforma – mas será que isso vale para todos os smartphones compatíveis?

Pensando em responder essa dúvida, o canal de YouTube iAppleBytes enviou diversos vídeos comparando lado a lado o desempenho da atual versão estável, o iOS 11.4.1, e o recém-liberado beta do iOS 12. Os resultados podem ser conferidos nos vídeos a seguir:

iPhone 5s

A nova compilação trouxe velocidades mais rápidas de boot para o iPhone 5s, bem como melhorou ligeiramente o tempo de abertura de aplicativos, animações e transições do sistema operacional.

Em alguns casos, apps abriram mais rápido no iOS 11.4.1, bem como páginas da web, mas devemos lembrar que o iOS 12 ainda está sendo otimizado, então, vamos torcer para que a Apple trabalhe nesse quesito.

iPhone 6

Assim como no iPhone 5s, o iPhone 6 também foi agraciado com melhorias na velocidade do boot das animações/transições de sistema, bem como conseguindo abrir apps de forma mais rápida.

Porém, quando carregando páginas da web, a versão estável do sistema permanece na frente.

iPhone 6s

O iPhone 6s viu os mesmos benefícios dos modelos citados acima, porém, a diferença do desempenho de uma versão para a outra ficou um pouco menos perceptível.

Podemos dizer que, por hora, o iOS 12 representa uma atualização incremental nesse modelo em termos de performance.

iPhone 7

Surpreendentemente, o iPhone 7 ficou mais lento nos tempos de boot do iOS 12 Beta 5, quando comparado ao iOS 11.4.1.

De resto, praticamente tudo ficou igual – velocidade de abertura de apps, transições e animações de sistema, e abertura de páginas da web estão quase iguais.

iPhone 8

No iPhone 8 quase não se dá pra notar alguma diferença entre a velocidade de boot e o resto dos quesitos analisados nos parágrafos acima – está praticamente igual.

Isso reitera a atenção à otimização da plataforma que a Apple tem dado a seus modelos mais recentes do iPhone; no iPhone X, o sistema também deve rodar de forma similar, vendo que ele traz o mesmo processador do iPhone 8.

No geral, o iOS 12 chegará como uma atualização que, aparentemente, beneficia ainda mais os donos de dispositivos mais antigos como, por exemplo, o iPhone 5s e o iPhone 6.

Essas são ótimas notícias para quem ainda está segurando esses modelos, e que não pretende fazer um upgrade nos próximos meses – se em uma versão de testes as melhorias são notáveis, imagina só como elas serão na versão final?

Donos do iPhone 6s em diante já não sentirão tanta diferença em termos de velocidade e desempenho, mas os novos recursos da plataforma serão muito bem-vindos, é claro.

(atualizado em 21 de outubro de 2018, às 20:56)

4

Comentários

Comparativo de velocidade: iOS 11.4.1 vs iOS 12 Beta 5 no iPhone 5s, 6, 6s, 7 e 8

Ranking TudoCelular: gráficos com todos os testes de desempenho e autonomia até junho

10 melhores smartphones top de linha para fotos e vídeos | Guia do TudoCelular

TOP 10 smartphones de elite com melhor desempenho | Guia do TudoCelular

Conheça o iPhone X | Vídeo do TudoCelular