LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Três câmeras? Leaker divulga renderização incomum para suposto iPhone de 2019

06 de janeiro de 2019 47

O ano de 2018 não acabou da melhor maneira para a Apple. A companhia de Cupertino perdeu valor de mercado e viu suas ações despencarem na Bolsa de Valores norteamericana. E, paralelo a isso, a empresa já está trabalhando nos substitutos do iPhone XR, iPhone XS e iPhone XS Max, lançados neste ano.

Tudo ainda está em fase de especulação, mas a Apple deve lançar outros três modelos em 2019, repetindo a estratégia do ano anterior. Poucos detalhes sobre esse modelo foram divulgados até agora, mas a primeira grande notícia promete mexer com o imaginário dos fãs da Apple.

De acordo com o site DigIt.com e o perfil especializado em vazamentos de smartphones Onleaks, a Apple estaria desenvolvendo um modelo de iPhone com câmera tripla para 2019.

O detalhe é que, diferente do que se imagina em alguns dispositivos com câmera tripla - casos do Huawei P20 Pro e do Galaxy A7 (2018), da Samsung - elas não viriam alinhadas.

A renderização divulgada pelo portal mostra um conjunto de câmeras não lineares em uma unidade quadrada que ocupa um espaço considerável do canto superior esquerdo do aparelho. Além das três câmeras desalinhadas (duas delas alinhadas verticalmente e outra entre as duas, ao lado), há também o flash e um microfone traseiro.


Ainda de acordo com o OnLeaks, estes modelos estariam em estágio de Teste de Validação de Engenharia (EVT, sigla em inglês) e podem existir alterações nos detalhes quando os dispositivos forem lançados, provavelmente em setembro de 2019.

Reportagem anterior publicada pela Bloomberg mostra que a Apple adotará a tecnologia Time of Flight (ToF) 3D de longa distância nos iPhones de 2019, e isso justificaria a adição de uma terceira câmera. A tecnologia é semelhante à vista no Oppo R17 Pro. A Sony está fabricando sensores 3D para a tecnologia. A agência de notícias procurou a Sony, que confirmou a notícia da produção dos sensores.

"As câmeras revolucionaram os telefones e, com base no que vi, tenho a mesma expectativa para as câmeras 3D", disse Satoshi Yoshihara, chefe da divisão de sensores da Sony à Bloomberg. A companhia japonesa pretende aumentar a produção de sensores ToF 3D para atender à demanda da Apple, e a produção deve começar no segundo semestre de 2019.

A terceira câmera

Esta terceira câmera teria a função de concentrar mais rapidamente no objeto e para criar modelos 3D. Ela pode rastrear objetos até mesmo no escuro quase que instantaneamente lançando pulsos de laser no objeto e medindo o tempo que o laser leva para retornar ao sensor.

A Sony diz que o sensor ToF pode ser usado para mapear quartos em tempo real ou até mesmo mapear as mãos de um usuário em um jogo para lançar feitiços, por exemplo.

Ainda é cedo, mas...

Pelo fato de os dispositivos da Apple ainda estarem em fase de validação interna, ainda é cedo para fazer afirmações de que esse será o design final do conjunto de câmeras e, principalmente a qual dispositivo essa renderização se refere. O que se sabe é que a Apple pretende lançar uma variante intermediária para suceder o iPhone XR e dois modelos high-end, que seriam os sucessores do iPhone XS e iPhone XS Max.

Ainda faltam nove meses para o lançamento dos novos iPhones e o que se sabe é que a Apple pretende trazer melhorias na qualidade das imagens com o sensor ToF 3D. Agora, qualquer afirmação sobre o design ainda não pode ser considerada definitiva.

Para aumentar os rumores, o perfil Ice Universe, conhecido na rede pelos vazamentos de novos dispositivos da rival Samsung, afirmou que o design visto nesta renderização está correto.

Contudo, os renders mostram que o painel traseiro de cor preta será feito de vidro, como o brilho em torno das bordas indica, e o logotipo da Apple manterá o mesmo destaque, posicionado no centro superior do aparelho.

Outra reportagem já afirmou que a Apple não pretende fazer mudanças drásticas no visual dos seus dispositivos antes de 2020. A empresa deve manter o notch nesta próxima geração e utilizar posteriormente telas com entalhe de furo.


Impacto no preço

Se a presença de uma terceira câmera no iPhone impressiona, lembre-se da probabilidade de ela aumentar o custo de produção do aparelho. Em uma desmontagem do iPhone XS Max, notou-se que a lista de materiais do modelo de 256GB custava US$ 443.

A Apple reduziu a previsão de vendas do iPhone para o próximo relatório trimestral, após vendas abaixo do esperado em 2018. A empresa introduziu cortes de preços e incentivos para aumentar as vendas dos iPhones de 2018.

Muitos analistas acreditam que a atual guerra comercial entre EUA e China prejudicou as vendas do iPhone na China, enquanto o alto preço dos iPhones na Índia levou a uma resposta fraca no segundo maior mercado de smartphones do mundo.

Agora é com você, internauta! Você acredita que um modelo de três câmeras ajudaria a Apple a se recuperar de um ano decepcionante? E o que você achou da renderização?

Conte para a gente nos comentários.

Confira também os nossos reviews sobre o iPhone XR:

Também analisamos o iPhone XS:

E trouxemos nossas impressões sobre o iPhone XS Max:

Mais Notícias
Mais Notícias
Mais Notícias

47

Comentários

Três câmeras? Leaker divulga renderização incomum para suposto iPhone de 2019

Apple apresenta o novo Mac Studio de alto desempenho e monitor Studio Display; veja os preços

Apple TV Plus vai transmitir jogos de beisebol ao vivo, inclusive no Brasil

Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo

iPhone XR vs iPhone SE: vale comprar o mais novo, mesmo mais simples? | Comparativo