Segurança 30 Jan
Há pouco publicamos uma matéria comentando sobre uma possível acusação ao Facebook, que estaria pagando uma quantia equivalente 75R$ por mês para adolescentes e jovens adultos para coletar seus dados pessoais através de um VPN que podre ser configurado tanto no iPhone quanto em smartphones Android.
Após a repercussão negativa de tal iniciativa por parte da rede social, o serviço foi desativado – até então, suspeitava-se de que o próprio Facebook havia feito isso, porém, curiosamente, configuração ainda permanece válida no Android até o momento da redação desse artigo.
Eis que a própria Apple entrou em contato com o Recode esclarecendo situação. De acordo com assessoria da gigante de Cupertino:
Nós desenvolvemos nosso programa de desenvolvimento empresarial unicamente para distribuição interna de aplicativos dentro de uma organização. Facebook tem o utilizado para distribuir um serviço de coleta de dados para seus usuários, o que é caracterizado como uma violação clara das políticas da Apple. Qualquer desenvolvedor que utilizar seu certificados empresariais para distribuir aplicativos para consumidores terá seus certificados revogados, o que no caso, foi o que fizemos para proteger nossos usuários e seus dados.
Explica o motivo da versão para Android ainda continuar ativa, aparentemente o Google não tomou quaisquer iniciativas em relação esse problema.
O método para coleta de dados confia-se na instalação de um aplicativo que funciona como uma espécie de backdoor, baseado no serviço de VPN da Onavo.
O mesmo, inclusive, foi banido da App Store por violar as políticas da loja de aplicativos. Mdaram o nome aplicativo para Facebook Research, e ele continua a utilizar o mesmo código da versão que foi banida.
Em um e-mail enviado ao The Verge, o Facebook revelou que removeria o app para iPhone – mas aparentemente, não mencionou nada sobre o do Android.
Facebook vai descontinuar um controverso programa de pesquisa que violava as políticas de desenvolvimento da Apple coletando dados dos telefones de voluntários. A empresa comentou nessa quarta-feira que o aplicativo Facebook Research, que oferece a voluntários entre 13 e 35 anos gift cards mensais no valor de US$20 em troca do acesso quase total aos dados em seus smartphones, não estaria mais disponível para o iOS. Aparentemente ele continuará sendo distribuído para usuários do Android.
Diga-se de passagem, não é primeira vez que Facebook acusado de "fraude", vendo que a empresa protagonizou outra polêmica recente ao permitir que crianças realizassem compras in-app dentro de jogos, sem que os seus pais ou responsáveis soubessem.
Resta saber se após tantas polêmicas a rede social vai continuar a conquistar novos usuários, especialmente o público mais jovem, que aparentemente está abandonando a plataforma, fazendo com que a equipe de desenvolvimento de Zuckerberg precise pensar em novidades para atrai-los de volta.
Comentários