LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Evolução do Touch ID? Patente da Apple detalha leitura de digitais em qualquer lugar da tela

08 de fevereiro de 2019 37

Por mais que tenhamos visto que a Apple está investindo bastante no Face ID, a sua atual tecnologia de reconhecimento biométrico, que já está presente tanto nos iPhones quanto no iPad, reforçando rumores, uma patente recém-garantida à empresa dá pistas sobre algo interessante: um possível "retorno" do Touch ID à linha de dispositivos da maçã.

A descrição do documento (patente 10.198.610) detalha algo que a maçã descreve como codificação de pulso acústico para imagens de superfícies de entrada – o nome é complicado, mas basicamente, trata-se de um leitor de digitais que pode reconhecer o dedo em qualquer lugar da tela.

O texto explica como o som pode ser aplicado em uma superfície para detectar a forma como outro objeto entra em contato com ele; são transdutores acústicos que podem transmitir um sinal de impulso codificado em resposta a um toque.

Mediante ao monitoramento e recepção desses sinais múltiplos, uma imagem poderia ser gerada, e com ajuda de impulsos sonoros, ler as cristas da impressão digital, tornando o reconhecimento da mesma seguro e eficiente.

O melhor de tudo, é que o usuário poderia colocar o dedo e desbloquear o iDevice em qualquer área do painel, ou seja, ele não ficaria preso a apenas um determinado local da tela para autenticação – como acontece com diversos smartphones que possuem a tecnologia de leitura de digitais na própria tela – o que tornaria a experiência de uso ainda melhor.

Ainda não temos certeza se, de fato, a tecnologia seria apresentada como uma evolução do Touch ID, ou se ela sequer será lançada (afinal de contas, sabemos que nem tudo que é registrado em patentes chega ao mercado), mas de fato, seria interessante ter uma alternativa ao Face ID no mesmo aparelho.

Vale lembrar que essa não é a primeira patente da Apple descrevendo esse tipo de tecnologia (em fevereiro e agosto de 2017 outras foram registradas comentando algo similar).


37

Comentários

Evolução do Touch ID? Patente da Apple detalha leitura de digitais em qualquer lugar da tela

Apple apresenta o novo Mac Studio de alto desempenho e monitor Studio Display; veja os preços

Apple TV Plus vai transmitir jogos de beisebol ao vivo, inclusive no Brasil

Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo

iPhone XR vs iPhone SE: vale comprar o mais novo, mesmo mais simples? | Comparativo