LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

iPhone X com Touch ID sob o display? A Apple bem que pensou nisso em 2016

17 de maio de 2019 15

Enquanto aposta pesado no recurso Face ID, a Apple acaba ficando para trás quando o assunto é autenticação em smartphones. Isso porque a maioria das fabricantes do universo Android já começam a adotar o leitor de digitais integrado ao display, algo que agrada a maioria dos consumidores.

Por isso, a gigante de Cupertino agora começa a se mover para ressuscitar o finado Touch ID alocando o sensor sob o display de futuros iPhones. Mas a empresa já tinha pensado nisso antes. Pelo menos é o que evidencia uma patente registrada em 2016, mas que só foi divulgada nesta semana.

Com isso, ao que tudo indica, a empresa estudava o uso da solução ainda no iPhone X, mas acabou abandonando a ideia. Na patente, a solução apresentada pela empresa de Cupertino usa a tecnologia óptica ao aplicar furos microscópicos no display. Isso faria com que o sensor iluminasse o dedo do usuário.


A patente também descreve que o uso desses pequenos furos ajudaria a solução óptica a ser um pouco mais segura. No entanto, como sabemos, a empresa acabou abandonando a ideia e lançou o iPhone X como o primeiro smartphone da marca a contar com reconhecimento facial.

A novidade acabou puxando outras fabricantes do universo Android e virando tendência nos lançamentos seguintes. Mesmo assim, caso a Apple tivesse investido nesse sensor, a empresa provavelmente teria evitado outra tendência: o polêmico e controverso entalhe frontal.

Isso porque o leitor de digitais da empresa daria ao iPhone X o tão aguardado design sem bordas, algo que está se popularizando graças ao uso de mecanismos deslizantes, câmeras selfie pop-up ou até mesmo o furo no display OLED.

Por enquanto, a Apple não comentou os detalhes sobre essa patente. Assim, não é possível saber porque a empresa abandonou o projeto. De toda forma, os primeiros sensores ópticos eram lentos e inseguros. Além disso, em alguns casos o desempenho era outro problema considerável.

Assim, acreditamos que a empresa de Cupertino possa ter deixado a ideia de lado porque ela não estava pronta para o público. Agora, com o passar de alguns anos, grande parte do mercado aposta nos sensores ultrassônicos desenvolvidos pela Qualcomm. Por isso, caso a Apple resolva implementar o recurso no próximo iPhone, provavelmente essa será a tecnologia utilizada.

Veja mais

(atualizado em 20 de junho de 2019, às 04:56)

15

Comentários

iPhone X com Touch ID sob o display? A Apple bem que pensou nisso em 2016

Ranking TudoCelular: gráficos com todos os testes de desempenho e autonomia até junho

10 melhores smartphones top de linha para fotos e vídeos | Guia do TudoCelular

TOP 10 smartphones de elite com melhor desempenho | Guia do TudoCelular

Conheça o iPhone X | Vídeo do TudoCelular