LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

WWDC 2019: Apple surpreende e apresenta iPadOS, com widgets de tela inicial de seus tablets

03 de junho de 2019 13

Durante a conferência da Apple, a WWDC 2019, que oficializou o iOS 13 e o tvOS, entre outras coisas, Craig Federighi, chefe de software da empresa, trouxe novidades para usuários de iPads. Isso porque a Apple anunciou um sistema operacional dedicado aos tablets da maçã, o iPadOS.

A empresa aprimorou seu OS para trazer recursos de multitarefa e slide over, além de alterações na dock. Entre as principais mudanças do novo sistema operacional está a nova tela inicial com widgets que podem se expandir ao lado dos ícones de aplicativos. São os mesmos encontrados na Central de Notificação.

O objetivo da empresa com o sistema operacional dedicado é aproximar a experiência de desktop tradicional aos usuários de iPad, com mais controle e flexibilidade do que existia anteriormente.

Além disso, chegam ao iPadOS mais gestos multitarefa para deslizar entre vários aplicativos e arrastá-los para o lado. A ideia é que o iPadOS dê à Apple mais liberdade para ajustar o sistema operacional para telas maiores. Há ainda compartilhamento de pasta no iCloud - antes era possível compartilhar apenas arquivos, navegação estilo desktop class para o Safari, com 30 novos atalhos de teclado, e um gerenciador de downloads.

Para câmeras, existe uma maneira de iniciar seu editor de imagens favorito de terceiros, como o Lightroom, automaticamente. A Apple trouxe ainda novos gestos com três dedos para copiar e colar, incluindo um toque de três dedos para desfazer, e suporte a fontes personalizadas. Há um novo modo de teclado layout compacto para o iPad, que encolhe o teclado para ocupar apenas uma fração do espaço da tela.


O aplicativo Arquivos também foi revisado, com mudanças na visualização da coluna para melhorar a pesquisa de arquivos e também ações rápidas por tipo de conteúdo. Outro destaque é ao suporte à conexão USB direta para envio de dados do cartão SD, algo que sempre faltou no sistema operacional.

Será possível importar conteúdo diretamente para aplicativos, sem a necessidade de passar pela conexão do Mac via iTunes. Outra novidade fica por conta da Apple Pencil, que foi aprimorada com melhora na latência, de 20 ms para 9ms, trazendo a experiência da escrita para alg mais próximo da realidade, além de novas APIs uqe permitirão utilizar a caneta com apps de terceiros.

O iPadOS é mais uma adaptação de sua interface para sua gama de dispositivos, que já conta com o watchOS para os relógios, tvOS para os televisores e macOS para os computadores.

Compatibilidade

O novo sistema operacional da Apple é compatível com os seguintes dispositivos da marca:

  • iPad Pro 12,9 polegadas
  • iPad Pro 11 polegadas
  • iPad Pro 10,5 polegadas
  • iPad Pro 9,7 polegadas
  • iPad - 6ª geração
  • iPad - 5ª geração
  • iPad mini - 5ª geração
  • iPad mini 3
  • iPad Air - 3ª geração
  • iPad Air 2

13

Comentários

WWDC 2019: Apple surpreende e apresenta iPadOS, com widgets de tela inicial de seus tablets

Apple apresenta o novo Mac Studio de alto desempenho e monitor Studio Display; veja os preços

Apple TV Plus vai transmitir jogos de beisebol ao vivo, inclusive no Brasil

Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo

iPhone XR vs iPhone SE: vale comprar o mais novo, mesmo mais simples? | Comparativo