19 Junho 2019
Atualização (17/06/19) - GL
Depois de vermos que os iPhones do ano que vem podem contar com processador de 5 nanômetros fabricado pela taiwanesa TSMC, novos rumores começam a aparecer, citando o tamanho das telas de três variantes, e também o suporte a conexão 5G a duas delas. Confira:
Segundo o quadro acima, o suposto sucessor do iPhone XR para 2020 deve ter uma tela de 6.1 polegadas com tecnologia OLED, mantendo o tamanho, mas abandonando o IPS LCD. Esse seria o único do trio a não ter suporte a conexão 5G.
Por outro lado, o modelo que deve substituir o iPhone XS em 2020 deve contar com um display de tamanho menor, saindo dos 5.8 polegadas para 5.4 polegadas.
No caso da nova geração do iPhone XS Max, a tela supostamente aumentará, passando de 6.5 polegadas para 6.7 polegadas. Esses dois últimos devem ser os primeiros da Maçã a trazer suporte a rede de internet móvel de quinta geração. Seja como for, ainda é bastante cedo, e a Apple pode alterar algumas coisas do planejamento até o ano que vem. Vamos aguardar para ver.
Artigo original (13/06/19)
Embora os iPhones de 2019 ainda não tenham sido apresentados ao mundo oficialmente, algo que está sendo esperado para setembro, começam a surgir novas previsões para os futuros dispositivos da Apple para o próximo ano graças aos planos revelados pela fabricante taiwanesa de microchips TSMC..
A fornecedora da Apple confirmou que planeja iniciar o volume de produção de chips com litografia de 5 nanômetros durante o primeiro trimestre de 2020, oferecendo número de transistores 1,8 vez maior do que o encontrado em chips de 7nm, além de contar com até 15% de aumento para a velocidade de transmissão das informações no chip.
Segundo o TechWeb, a TSMC ainda quer ir além para os próximos anos visando a construção de nanochips com litografia de apenas 3 nanômetros para o ano de 2022.
Enquanto a TSMC e Apple trabalham lado a lado para trazer ao mercado os iPhones de 2020 com chip de 5 nanômetros, parece que a Qualcomm vai trabalhar com a Samsung para fabricação dos seus processadores Snapdragon 865 com processos da própria Samsung, que possui tecnologia EUV de 7 nanômetros.
Isso signfica que, muito provavelmente, o chip mais poderoso da Qualcomm para o ano que vem ainda vai oferecer a mesma litografia utilizada em seus processadores este ano e, como resultado, pode fazer com que a Apple tome a dianteira e faça com que os iPhones de 2020 sejam os primeiros smartphones a adotar a nova litografia de 5 nanômetros em seus chipsets.
Claro que ainda é cedo para garantir qualquer informação, mas com a TSMC já se preparando para a fabricação de tais chips em larga escala, é muito provável que alguma empresa tem interesse em utilizá-los. Apesar disso, é muito provável que a Apple siga adotando a fabricação de chips em 7nm com os iPhones de 2019.
Comentários