LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Novo MacBook Pro de 13" é desmontado revelando mudanças no design interno

12 de julho de 2019 2

Sabemos que a Apple acabou de atualizar o MacBook Pro com um novo modelo de 13 polegadas que agora chega como a oferta mais básica para a linha de laptops profissionais da maçã.

Além de ter incluso a Touch Bar, recurso presente antes nos modelos mais caros, e alterado o processador de um dual-core para quad-core – o que resultou em desempenho até 83% melhor – aparentemente a gigante de Cupertino também alterou alguns detalhes internos na máquina.

O pessoal do iFixit conseguiu colocar as mãos em uma unidade do novo MacBook Pro de 13” e o desmontou, observando alguns detalhes interessantes.

Bateria ficou maior, porém, autonomia permanece a mesma: até 10 horas longe das tomadas

A bateria do laptop está maior (são 58.2 Wh contra 54.5 Wh do modelo prévio) – apesar disso, a Apple promete a mesma vida útil de 10 horas longe da tomada.

Possivelmente a carga extra chegou como algo necessário para manter a mesma autonomia, porém, incluindo elementos como a Touch Bar, Touch ID e o chip T2.

O teclado borboleta da máquina também foi aprimorado, trazendo a mesma tecnologia presente na versão de 15 polegadas que foi oficializada em maio; aparentemente, a maçã continua se esforçando para reduzir os problemas com teclas repetindo, grudando e mais.

Os alto-falantes agora são modulares na parte interna, ou seja não estão mais soldados à placa-mãe, o que simplifica um pouco o processo de troca caso um deles tenha a falhar.

Armazenamento em flash agora está soldado à placa-mãe, impossibilitando upgrades pós-compra

Mas não para por aí; algumas descobertas do iFixit podem deixar os fãs do MacBook Pro um pouco chateados como, por exemplo, o fato da Apple ter reduzido o tamanho do dissipador e um dos alto-falantes (algo que ainda não temos certeza se vai ou não afetar o desempenho).

No modelo de 15 polegadas foi possível notar o chamado thermal throttling (redução no desempenho) quando temperaturas ficam muito elevadas sob fluxos de trabalho intenso – resta saber se o mesmo se repete na variante menor.

Talvez a maior decepção fique por conta da memória interna, antes modular, porém, agora, soldada na placa. Em outras palavras, se o SSD falhar, toda a placa-mãe precisará ser substituída. Upgrades no armazenamento interno também ficaram no passado.

Para finalizar, o iFixit deu a nota 2 de 10 em termos de reparabilidade; ou seja, manutenção é algo que o usuário final possivelmente não conseguirá fazer sem encarar diversos obstáculos.

O novo MacBook Pro de 13" já está listado na Apple Store Brasil, com preços iniciando em R$ 11.999 (variante com Core i5, 8 GB de RAM e 128 GB de SSD). Infelizmente ele ainda não está disponível para compra no momento da redação desse artigo.


2

Comentários

Novo MacBook Pro de 13" é desmontado revelando mudanças no design interno
  • Esta é a engenharia da Apple, ou seja, péssima. Depois a memória ram dá problema aí tem que trocar a placa-mãe completa ou fazer rebaling. Memória RAM e SSD não podem ser soldados na placa-mãe, tem que ser expansível... Igual era com MacBook Pro meados de 2010 até 2012.

      • Péssimo ter colocado a memória ram e o SSD soldados à placa.

          Apple apresenta o novo Mac Studio de alto desempenho e monitor Studio Display; veja os preços

          Apple TV Plus vai transmitir jogos de beisebol ao vivo, inclusive no Brasil

          Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo

          iPhone XR vs iPhone SE: vale comprar o mais novo, mesmo mais simples? | Comparativo