LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

MacBook Pro pode ganhar tela reforçada com fibra de carbono, sugere patente

01 de outubro de 2019 2

A busca por um corpo mais leve e fino é algo incessante por parte da Apple, seja para seus smartphones, tablets ou laptops; no caso da última categoria, uma parte em especial que acaba sofrendo com a tão pouca espessura é, de fato, a tela – a parte mais fina do corpo.

Por causa de sua natureza (sendo aberta e fechada várias vezes por dia) ela é, geralmente, o primeiro componente a apresentar algum defeito; mas a Apple pode estar preparando uma carta na manga para aumentar a durabilidade e resistência desse componente.

Segundo patentes recém-aprovadas pela USPTO, a gigante de Cupertino pode estar planejando adotar o uso de fibra de carbono para reforçar as telas do MacBook Pro. O material acabaria entregando uma maior rigidez e segurança, ao mesmo tempo que mantendo o peso do produto leve.

Sua inclusão poderia amenizar os sintomas causados pelas micro-torções quando abrindo e fechando o painel várias vezes; o documento é intitulado “Dispositivos Eletrônicos com telas finas”, e as camadas de fibra de carbono são exibidas em diagramas como o seguinte:


O documento aponta o uso de "material compósito de fibra de carbono", possivelmente como parte de um tecido que inclui um aglutinante de polímero; ao que tudo indica, as fibras de carbono percorreriam o painel em ângulos que não são paralelos às bordas verticais ou horizontais, minimizando, dessa forma, a possibilidade de oferecer um "ponto fraco" de torção ou dobra.

Uma tela OLED que se conecta à parede da caixa usando várias camadas de adesivo também é mencionada, reforçando a chegada da tecnologia mais avançada para o painel dos laptops da maçã.

A adoção da fibra de carbono pode permitir que a Apple trabalhe com telas ainda mais finas em seus laptops – a espessura poderia chegar a apenas 2 mm, ou seja, a tela mais fina de todos os tempos para um computador portátil (supondo, é claro, que a patente acabe saindo do papel).

A Apple registra inúmeras patentes todo mês, então, não é garantido que todas elas acabem chegando a produtos comerciais (muitas são registradas apenas para proteção de propriedade intelectual).

Nesse caso, muito possível que estejamos falando de algo que tem tudo para ser incluso nas gerações vindouras do MacBook Air e MacBook Pro (que pode ganhar em breve tela Mini LED), afinal de contas, a redução na espessura e peso seria muito bem vinda pelos usuários dessas máquinas.

Vale ressaltar que no passado Apple usou uma técnica semelhante reforçar a tela e e reduzir o peso do Powerbook G4 – nele, a maçã adotou uma combinação de fibra de carbono e um invólucro de titânio.

A busca incessante por um corpo mais fino em sua linha de laptops levou a Apple a substituir o mecanismo tradicional de teclado pelo borboleta, que causou diversas dores de cabeça a milhares de usuários ao redor do mundo e até ganhou um programa de reparo para máquinas fora da garantia.


2

Comentários

MacBook Pro pode ganhar tela reforçada com fibra de carbono, sugere patente

Ranking TudoCelular: gráficos com todos os testes de desempenho e autonomia até novembro de 2019

10 melhores smartphones top de linha para fotos e vídeos | Guia do TudoCelular

TOP 10 smartphones de elite com melhor desempenho | Guia do TudoCelular

Conheça o iPhone X | Vídeo do TudoCelular