
Apple 07 Nov
Praticamente uma semana após suspender a assinatura digital para o iOS 13.1.2 e o iOS 13.1.3, nessa quinta-feira (14) a Apple removeu de seus servidores o iOS 13.2.
Isso acaba forçando os usuários que já atualizaram para o iOS 13.2.2 a permanecer nele, vendo que impossibilita o downgrade para a versão anterior mencionada acima.
É bastante comum que a Apple pare de assinar digitalmente versões mais antigas do iOS, pois segundo a empresa, a ação faz parte de uma iniciativa para tentar fazer com que os clientes sempre tenham a versão mais atual do sistema, com todas as proteções e correções necessárias para seus iDevices.
Outro motivo para parar de assinar versões anteriores de sua plataforma móvel faz parte da tentativa de coibir o Jailbreak, prática que utiliza-se de brechas de segurança para conseguir acesso a permissões de sistema não disponibilizadas para os usuários.
Entretanto, no caso do Jailbreak, felizmente (ou infelizmente, dependendo do ponto de vista) a maçã não vai conseguir invalidar a última solução (o checkra1n) nem tão cedo, vendo que a ferramenta, que é compatível com modelos abaixo do iPhone X, não pode ser impedida por explorar uma falha localizada em no setor de boot, impossível de se corrigir.
De qualquer forma, aqueles que possuem dispositivos da maçã com chip Apple A12 ou A13 e querem utilizar soluções de jailbreak devem sempre evitar a versão mais recente do iOS, pois para esses, as correções constantes acabam atrapalhando.
Em outras palavras, se você é dono de um iPhone mais antigo, a remoção do iOS 13.2 dos servidores da Apple pouco importa, vendo que seu jailbreak continuará funcional no iOS 13.2.2 e em versões futuras.
Comentários