Feiras e eventos 22 Jun
Hoje estamos vendo diversas novidades da Apple na WWDC 2020 que já revelou a nova versão do sistema utilizados nos iPhones: o iOS 14 que chegou com diversas novidades para interface, usabilidade e melhorias na Siri, assistente pessoal. Mas uma das grandes expectativas de hoje era sobre um novo processador da Apple, que seria baseado em ARM e finalmente foi anunciado.
Hoje é um dia histórico para a Apple. Tim Cook finamente revelou a primeira geração de processadores ARM feitos pela própria Apple para os computadores Mac. Chamados de Apple Silicon, eles utilizarão aplicativos já existentes no sistema por meio da Rosetta 2.
O discurso inicial de Tim fez referência a um recorde: a venda de 10 bilhões de processadores para Mac desde o seu primeiro lançamento. Logo depois a apresentação foi conduzida por Johny Srouji, vice-presidente sênior de tecnologias de hardware da Apple.
O novo processador contará com várias tecnologias como uma rede neural, GPU, Secure Enclave personalizados e muito mais, que devem garantir desempenho otimizado com baixo consumo de energia, algo especialmente importante tanto para usuários de Mac quanto dos Macbooks.
Aliás, é interessante dizer que o novo MacOS Big Sur que foi apresentado antes do processador já estava utilizando o Apple Silicon, que é baseado na arquitetura ARM. Essa troca de arquitetura implicará numa adaptação por parte dos aplicativos utilizados no MacOS, segundo a Apple, Logic Pro X, e a Final Cut Pro X estarão disponíveis já no primeiro dia de uso após a liberação dele.
Demais softwares estarão disponíveis em questão de dias, afinal a Microsoft e a Adobe já estão trabalhando com a Apple para levar o Office e o Photoshop para a nova arquitetura de forma plena rapidamente.
Na demonstração, Craig Federighi abriu a seção Sobre no MacOS Big Sur e mostrou qual o processador utilizado e para a surpresa de todos, era um A12Z Bionic, o mesmo que foi apresentado no iPad Pro lançado recentemente com o Magic Keyboard e será o mesmo utilizado no Apple Developer Transition Kit para Apple Silicon, que contará com 16GB de RAM e um SSD de 512GB.
O programa para obter o kit que custará US$ 500 será aberto na hoje, com entregas programadas para antes do final de semana. Ele deverá ser devolvido ao fim do programa para Apple.
Além da adaptação de aplicativos com a Microsoft e a Adobe, softwares mais antigos e jogos serão convertidos e traduzidos para o novo sistema ao serem instalados com o uso da tecnologia Rosetta 2, demais tecnologias como o Docker serão mantidas por virtualização. Como o processador é baseado em ARM, jogos e aplicativos do iPad e do iPhone funcionarão nativamente no MacOS com o Silicon.
Para mostrar como a Rosetta 2 é eficiente, uma demonstração com Shadow of The Tom Raider foi utilizada, os gráficos rodaram de forma fluída e satisfatória.
O primeiro Mac com o novo processador será lançado no final de 2020, de acordo com Cook e a transição de toda a linha para o Apple Silicon deve demorar em torno de 2 anos.
Comentários