LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

O novo iPad Pro finalmente se tornou um rival páreo para os notebooks

24 de junho de 2020 13

O iPad Pro tem sido uma criação um tanto estranha para a Apple: sem dúvida, poderoso e ainda mais caro em alguns casos do que notebooks de última geração, porém com a característica falta de um dos elementos mais importantes para a computação móvel: um trackpad, um cursor e um teclado físico. Porém, esse problema parece ter sido resolvido com o gadget que acompanha o tablet.

Os novos recursos foram finalmente adicionados ao novo iPad Pro, graças ao novo teclado mágico da empresa (magic keyboard). Além de oferecer "a melhor experiência de digitação já vista no iPad" (a versão antiga já era boa), você também recebe um trackpad com suporte a gestos que funciona com o iPadOS, uma porta USB-C que permite o carregamento do dispositivo, como já existe no Chromebook Pixel, fabricado pelo Google.

O design do dispositivo parece particularmente impressionante e possui um apoio flutuante que confere ao aparelho um ar de sofisticação e elegância sem precedentes. Isso significa que você conecta um iPad Pro magneticamente e o inclina para um ângulo de visão entre zero e 130 graus, como faria na tela do seu laptop. O teclado de tamanho normal agora possui teclas retroiluminadas com teclas individuais e um mecanismo tesoura com deslocamento de 1 mm.

Novidades para dar e vender

Entre os novos recursos do tablet, estão a chip A12Z Bionic mais poderoso, cinco microfones de "qualidade de estúdio" e um scanner LiDAR projetado especificamente para dispositivos móveis que supostamente oferecem recursos aprimorados de detecção de profundidade. Com essas novas especificações, o usuário pode até mesmo desfrutar de um cassino virtual com uma experiência lisa e fluida, visto que mesmo os jogos mais cheios de animação, efeitos visuais e imersão serão processados brilhantemente pelo iPad.

Um novo trackpad acompanha o iPad Pro em sua “capa” que se transforma magicamente em um teclado (FONTE: iCulture)

Com o suporte ao trackpad – que vem com a atualização do iPadOS 13.4 lançada em 24 de março – a Apple diz que tentou "reimaginar a experiência do cursor", cujo resultado mostra o cursor na tela de maneira contextual. Isso significa que ele mudará de forma para a ferramenta necessária, dependendo do conteúdo para o qual você aponta, como botões, ícones de aplicativos e células de texto ou planilha.

A Apple também espera que a compatibilidade do trackpad e do mouse – sim, é possível vincular trackpads e mouses de terceiros – atraia os profissionais que não conseguiram deixar a familiaridade da interface de um clássico notebook para experimentar o novo iPad Pro. Mas isso também será um benefício para os usuários existentes do iPad, pois sem dúvida haverá uma enxurrada de trackpads e mouses específicos do iPad para o consumidor escolher o que mais lhe for conveniente.

Finalmente, o iPad Pro pode ser considerado um rival páreo à categoria dos notebooks. O fato é que, independente das novidades e das funções que um tablet possuir, um tablet continuará a ser um tablet, e um notebook... um notebook! Porém, a Apple deixou claro que o seu novo gadget pode, sim, fazer frente àqueles já acostumados com a clássica interface dos computadores portáteis.

Publieditorial


13

Comentários

O novo iPad Pro finalmente se tornou um rival páreo para os notebooks
  • Apple copiando Microsoft até no desing um pouco.

      • Gosto já tive um mais preço é totalmente sem noção.... limitado ao acesso e imprimir...não serve pra nada....

          • Estou com a versão de 11 polegadas do IPad Pro 2020. Não tive coragem de comprar essa magic keyboard. Muuuuito caro pra um teclado.
            Mas enfim, muito fluido (120hz faz muita diferença). Poder de sobra pra tudo.
            Estou usando com ele o teclado bluetooth K400 da Logitech (que vem com trackpad) conectado em um hub (9 em 1) que comprei no mercado livre.
            Pra maioria das atividades diárias ele é excepcional.
            Acredito que ainda deixe a desejar para desenvolvedores e gamers mais hardcore (embora me divirta bastante com o Apple Arcade).
            Mas jogar call of duty mobile com controle de Xbox nele é quase como jogar em console (perdoem o exagero, mas a experiência é parecida).
            Enfim, gosto muito. Paguei muito caro (na esperança de durar até meus netos chegarem kkkk), mas tem sido uma excelente experiência.

              • Eu tenho o 11 de 2018 a um ano e meio, jogo nele com o steelseries nimbus, tenho um hub da lention que é top.

                Semanas atrás estava numa chácara em família, pluguei ele na tv da sala, e coloquei apenas dois games: GRID Autosport e Oceanhorn 2, meninada ficou babando.

                Jogos cujos desenvolvedores sabem aproveitar o potencial são quase que nível console, porém é exatamente essa a questão, quando querem aproveitar, e isso é raro, porque o ipad não tem o seu foco nisso, diferente de um nintendo switch (cujo hardware é extremamente inferior).

                O potencial do chip A12X é tanto que agora recentemente na WWDC, aquela demonstração do A12Z (praticamente o A12x com um núcleo na gpu a mas que antes estava desativado) conseguiu emular Shadow of the tomb raider numa qualidade surpreendente. Tudo isso num chip que mal consome 15w.

                Testes sintéticos no geekbench mostram que o chip chega perto até de processadores i7 hexa core de oitava/nona geração da séria H que consomem 5 ou 6x a mais energia (só o TDP padrão é 45w). Lógico, não dá para comparar de forma apropriada em aplicações X86.

                Mas com essa transição da apple utilizando exatamente o A12Z no Mac padrão para os desenvolvedores demonstra o potencial desse chip. Obviamente fico ansioso pelos próximos.

                Galera que negativa ou reclamam fazem por raiva dos preços apple, haterização clássica ou porque não podem pagar. VEja, não estou esnobando, os preços no Brasil são muito fora da casinha, porém, a qualidade do ipad pro é algo quase sem concorrência, especialmente depois do ipadOS.

                  • Pelo preço tem que durar até seus bisnetos chegarem

                    • Kk caro, nem faz tudo que um pc faz e querem dizer que rivaliza com notebook kk

                      • Apple tentando ser 2 em 1....estilo Microsoft

                          • Será que roda IDEs de programação ? Ou a GPU consegue rodar modelos de machine learning ? Máquinas virtuais ? Senão ele só fará o básico muito bem.

                            • Pior que esses redatores daqui são tão baba ovo da apple que a gente vê um publieditorial e acha que é algum review real mesmo rs

                                • qualquer texto pra ti falando de algo ou elogiando as características fatídicas de determinado produto é "babação" na sua cabeça?

                                  Faz o que aqui lendo então?

                                  Vai lá caçar notícias/análises de tablets android basicão que mal servem como GPS de carro (...)

                                    • Se eu quisesse algo que serve apenas pro básico, compraria um iphone capado que você deve ser acostumado. E é tão limitado na sua babação que tudo que foi citado a concorrência já faz desde tempos atrás. Não babo ovo de apple capenga.

                                    Apple apresenta o novo Mac Studio de alto desempenho e monitor Studio Display; veja os preços

                                    Apple TV Plus vai transmitir jogos de beisebol ao vivo, inclusive no Brasil

                                    Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo

                                    iPhone XR vs iPhone SE: vale comprar o mais novo, mesmo mais simples? | Comparativo