08 Julho 2020
O iPad Pro tem sido uma criação um tanto estranha para a Apple: sem dúvida, poderoso e ainda mais caro em alguns casos do que notebooks de última geração, porém com a característica falta de um dos elementos mais importantes para a computação móvel: um trackpad, um cursor e um teclado físico. Porém, esse problema parece ter sido resolvido com o gadget que acompanha o tablet.
Os novos recursos foram finalmente adicionados ao novo iPad Pro, graças ao novo teclado mágico da empresa (magic keyboard). Além de oferecer "a melhor experiência de digitação já vista no iPad" (a versão antiga já era boa), você também recebe um trackpad com suporte a gestos que funciona com o iPadOS, uma porta USB-C que permite o carregamento do dispositivo, como já existe no Chromebook Pixel, fabricado pelo Google.
O design do dispositivo parece particularmente impressionante e possui um apoio flutuante que confere ao aparelho um ar de sofisticação e elegância sem precedentes. Isso significa que você conecta um iPad Pro magneticamente e o inclina para um ângulo de visão entre zero e 130 graus, como faria na tela do seu laptop. O teclado de tamanho normal agora possui teclas retroiluminadas com teclas individuais e um mecanismo tesoura com deslocamento de 1 mm.
Novidades para dar e vender
Entre os novos recursos do tablet, estão a chip A12Z Bionic mais poderoso, cinco microfones de "qualidade de estúdio" e um scanner LiDAR projetado especificamente para dispositivos móveis que supostamente oferecem recursos aprimorados de detecção de profundidade. Com essas novas especificações, o usuário pode até mesmo desfrutar de um cassino virtual com uma experiência lisa e fluida, visto que mesmo os jogos mais cheios de animação, efeitos visuais e imersão serão processados brilhantemente pelo iPad.
Com o suporte ao trackpad – que vem com a atualização do iPadOS 13.4 lançada em 24 de março – a Apple diz que tentou "reimaginar a experiência do cursor", cujo resultado mostra o cursor na tela de maneira contextual. Isso significa que ele mudará de forma para a ferramenta necessária, dependendo do conteúdo para o qual você aponta, como botões, ícones de aplicativos e células de texto ou planilha.
A Apple também espera que a compatibilidade do trackpad e do mouse – sim, é possível vincular trackpads e mouses de terceiros – atraia os profissionais que não conseguiram deixar a familiaridade da interface de um clássico notebook para experimentar o novo iPad Pro. Mas isso também será um benefício para os usuários existentes do iPad, pois sem dúvida haverá uma enxurrada de trackpads e mouses específicos do iPad para o consumidor escolher o que mais lhe for conveniente.
Finalmente, o iPad Pro pode ser considerado um rival páreo à categoria dos notebooks. O fato é que, independente das novidades e das funções que um tablet possuir, um tablet continuará a ser um tablet, e um notebook... um notebook! Porém, a Apple deixou claro que o seu novo gadget pode, sim, fazer frente àqueles já acostumados com a clássica interface dos computadores portáteis.
Publieditorial
Comentários