Apple 26 Jun
A Apple balançou o mercado quando anunciou na semana passado o início da produção dos processador Apple Silicon, soluções proprietárias da empresa que irão substituir os chips Intel no decorrer dos próximos 2 anos. A novidade gerou muita expectativa e principalmente muitas dúvidas, especialmente em relação ao seu desempenho.
Junto à revelação, a Maçã disponibilizou aos desenvolvedores uma versão especial do Mac Mini equipada com o A12Z Bionic, mesmo chip presente no iPad Pro mais recente, chamado pela companhia de "Development Transition Kit". Apesar do termo de confidencialidade, e para alegria de muitos, resultados de benchmark do aparelho já foram divulgados na internet, revelando resultados promissores.
O Mac Mini ARM atingiu 800 pontos em single core e 2600 pontos em multi core, números muito semelhantes aos conquistados pelo MacBook Air 2020, equipado com um Intel Core i5 1030NG7. Esses valores estão sob algumas ressalvas, no entanto. Como o Geekbench ainda não possui uma versão otimizada para arquitetura ARM, a aplicação foi executada através do Rossetta 2, ferramenta de "tradução" para programas.
Isso afeta consideravelmente o desempenho, com desenvolvedores alegando perdas de performance entre 25% e 40%. Outro ponto que merece atenção é o fato de que o software reconheceu apenas quatro núcleos, com o A12Z Bionic sendo na verdade composto por oito núcleos, sendo quatro de alto desempenho e quatro de baixo consumo.
No fim, a situação parece estar limitada por questões de otimização. Esse é justamente o intuito do Developer Transition Kit, e é certo que veremos desempenho muito superior em unidades finais equipadas com os novos chips da Maçã.
Y a des tests du DTK Apple ARM sur Geekbench, via Rosetta. https://t.co/PSZ2rEjNwu ~800 en single core, ~2500 en multicore. Un MacBook Air 2020 en Core i5 en natif fait ~1200 ~3500 dans le même test. Pas mal pour du virtualisé. pic.twitter.com/Py8tlCzSz6
— Pierre Dandumont (@DandumontP) June 29, 2020
De toda forma, os números são expressivos, considerando que o software ainda não está preparado para rodar no equipamento, e nos dão uma ideia do que esperar quando aplicativos e programas estiverem prontos para o Apple Silicon.
Comentários