LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Depois da Intel, Apple deve abandonar parceria com AMD em favor de GPUs proprietárias

06 de julho de 2020 23

A estratégia da Apple de substituir processadores Intel por seus próprios baseados na arquitetura ARM já é um assunto recorrente no mundo da tecnologia, representando uma das maiores mudanças já realizadas pela Maçã. O que quase ninguém percebeu é que a companhia também irá abandonar a AMD para oferecer suas próprias soluções gráficas.

Durante sua apresentação na WWDC 2020 em que ensinava desenvolvedores a portarem suas aplicações para os novos chips com arquitetura ARM, a gigante de Cupertino comparou sua própria GPU com as principais soluções do mercado, estando entre elas sua principal parceira, a AMD. Assim sendo, a empresa confirmou que os novos Macs com Apple Silicon perderão suporte a placas de vídeo de terceiros.

Ainda que não seja uma surpresa, a novidade chega em um momento curioso, considerando que a AMD acaba de lançar sua Radeon Pro W5500X para o Mac Pro, além de ter disponibilizado drivers Boot Camp para a Radeon Pro 5600M no MacBook Pro. As companhias são parceiras de longa data, e assim como no ramo de processadores, essa é mais uma grande aposta da Maçã.

Vale lembrar que os primeiros kits de desenvolvedores equipados com o A12Z Bionic já foram distribuídos, e os primeiros testes revelaram que o chipset é capaz de apresentar desempenho competitivo com soluções Intel de mesmo nível de consumo. Além disso, a companhia já havia citado como o A12X Bionic do iPad Pro de 2018 possuía poder de processamento similar a um Xbox One S. Com as devidas otimizações, o hardware da dona do iPhone pode de fato fazer frente à concorrência.


23

Comentários

Depois da Intel, Apple deve abandonar parceria com AMD em favor de GPUs proprietárias
  • Continuo com meu debian 9. Dispenso modismos.

      • O que ainda salva a apple na questão de computadores é o sistema operacional, visto que os últimos macs decentes foram na época dos PowerPC, na era intel só veio lixos. espero que retomem os bons tempos dos Power PCs.

          • Apple está tendo coragem para dar um passo à diante na miniaturização dos componentes de computador, o que pode abrir mais espaço para outros componentes. Mas podem garantir que essas primeiras versões podem ser um fiasco.

              • A Apple tá acabando com o MacBook o computador eh só pra status sem desempenho e compatibilidade,quem compra isso tbm e mulher e são Paulino só pra redes sociais,e coisas leves só status presta não tô fora desse lixo

                  • A torcida gay gaivotas da fiel também adora kkk

                      • hum...irônico, os chips intel personalizados para uso exclusivo da apple, da linha intermediária possui desempenho melhor que os chips usados na concorrência, inclusive o TDP de 28W (contra 15 nos demais).

                        Só não me venha com notebook gamer que pesa 3 kilos e dizer que é "melhor" (...) São públicos, propostas e uso bem dinstintos.

                        Vc deveria ler mais notebookcheck. Falta de informação é ruim.

                        Sua frase é tão sem fundamento que o que limita são os chips da intel com thermal throttling, tanto que na WWDC o discurso (inclusive com gráfico para pessoas "entenderem") é que a troca de arquitetuta visa desempenho em detrimento de consumo. Hoje um chip da Apple (A12Z, A12Z) de 15W de consumo (não TDP) pontua sinteticamente igual um chip de 45W de TDP da Intel com consumo maior que isso (a depender do modelo e limites impostos pela fabricante conforme o sistema de arrefecimento).

                        • Muitos, para não dizer "a grande maioria, têm um Apple por status, glamour e afins, e não pelo desempenho. Vide o pessoal dos iPhones...

                            • Kkkkk vc não tem apple

                                • o fator para minha troca de smart android para apple foi o desempenho, especialmente em games, secundariamente o suporte as atualizações do sistema a longo prazo.

                                    • O meu já foi diferente, meu iPhone passou um ano e virou uma carroça, até pra abrir o app do uber. Em um ano deu problema com a saúde da bateria. Fora que , de novo, a apple da sendo processada por reduzir desempenho. Fora que agora consigo abrir dois Apps na mesma tela, defenir um navegador padrão com VPN, e testar alguns códigos pra Android.

                                        • qual seu modelo?

                                            • iphone 8 plus, comprado no lançamento, 914 ciclos na bateria, 86% de saúde, desempenho 100%, IOS 13.6 (beta), frequências do processador média em 2063 Mhz com pico em 2384 Mhz. Bateria dura média de 8 a 10 horas (dependo do uso é claro), se jogar, obviamente dura bem menos.

                                              Não me arrependo nenhum momento, desempenho sempre a disposição.

                                                • iPhone 7 Plus. Sim a bateria na versão Plus não era ruim, mas desgastou super rápido. O que acontece é que nos Estados Unidos, Europa e Japão, os Macs e os iPhones são barato e as pessoas trocam todo o ano. tem plano de 50 dólares na AT&T que vc ja ganha o iPhone. Pra mim foi o último. Ainda mais que trabalho com desenvolvimento.

                                            • "IPad Pro de 2018 com poder de processamento similar a um XBox One S..."
                                              Sério mesmo?! Com mesma capacidade de armazenamento e memória RAM?! Kkkkkkkkkk... #sóquenão...
                                              E ainda por 5x mais que o valor do console...
                                              Pessoal precisa é parar de tanto chupar ovo da Apple... %uD83D%uDE0F%uD83D%uDE0F%uD83D%uDE0F

                                              • A questão é que quem compra mac usa pra estudar ou na maioria das vezes para trabalho (Realidade do EUA, e não do Brasil com nossa carga tributária abusiva)

                                                  • %uD83E%uDD26%uD83C%uDFFD%u200D%u2642%uFE0F%uD83D%u DC4E%uD83C%uDFFD

                                                      • Bicho, sei não. Desenvolver CPU e GPU não é pra qualquer um. Apple já vende só pela base de usuários, pois é muito pouco atrativo migrar pro Mac hoje em dia. Aí passa a usar ARM, que é mais fácil de extrair desempenho por custo em US$, mas sempre será mais limitado que X86. Puts, os Macs se tornaram então Chromebooks de luxo?

                                                        • Hora de expandir os horizontes.

                                                            • kkkk coitados igual ao Mac air que terminou virando ipad com teclado....muito fraco....

                                                                • Que beleza hein! Mas acho que deve ser uma GPU tipo Mali possa cor junto com o processador arm

                                                                    Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo

                                                                    iPhone XR vs iPhone SE: vale comprar o mais novo, mesmo mais simples? | Comparativo

                                                                    iPhone SE vs iPhone 8: qual celular menos caro da Apple você deve escolher? | Comparativo

                                                                    Ranking TudoCelular: gráficos com todos os testes de desempenho e autonomia até novembro de 2019