LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Nova patente mostra que Apple Glass pode realizar projeção de teclado virtual

19 de outubro de 2020 3

Atualização (19/10/2020) por JS

O Apple Glass tem se mostrado um projeto bem promissor de tecnologia focada em Realidade Aumentada. Há alguns meses uma patente mostrava como o dispositivo seria usado para realizar a interação de objetos reais em AR, agora uma nova documentação mostra a projeção de teclado virtual.

Esta novidade mostra um registro feito em 15 de outubro denominado "Teclado operacional com dispositivo montado na cabeça" traz informações detalhadas a respeito do funcionamento deste equipamento, bem como deste teclado virtual que pode ser projetado em qualquer superfície plana.

Apple Glass com projeção de teclado virtual (Imagem: HWUpgrade)

Semelhante a alguns equipamentos presentes no mercado atualmente, mas com uma usabilidade mais focada nisso, já que existe um rastreamento que consegue realizar o monitoramento dos movimentos das mãos para que os sinais captados sejam transformados em caracteres de acordo com a posição de cada letra em um teclado normal.

Ainda há informações a respeito da possibilidade da Apple Pencil ser usada como um acessório complementar para desenhar e fazer anotações em AR, mas ainda existem muitos dados que estão em “opaco” e só serão confirmados quando surgir o primeiro protótipo funcional do aparelho.

Artigo original (30/07/2020)

Os óculos de realidade aumentada da Apple se tornam cada vez mais uma realidade mais próxima. No início de junho já vimos indícios da produção experimental do Apple Glass e agora temos uma nova patente mostrando um possível uso para o óculos utilizando realidade aumentada de uma forma diferenciada combinando objetos reais e projeções AR do dispositivo.

A ideia da patente é creditada a Austin C. Germer e Ryan S. Burgoyne, que já apareceu em outro documento sobre como seria possível controlar o Apple Glass com movimento dos olhos. Entretanto hoje a ideia é um pouco diferente, a patente mais recente mostra numa figura como seria possível utilizar um objeto real como um controle para manipular a realidade aumentada.

Isso seria particularmente inovador, afinal a realidade aumentada muitas vezes não é tão convincente pois não é possível tocar os objetos existentes nela e isso abre novas possibilidades para controles e acessórios interessante que poderiam ser utilizados em conjunto com o óculos.


A patente diz especificamente:

"Manipulação de Objetos Virtuais usando um Objeto Físico Rastreado."

Isso significa que objetos com marcas predefinidas podem ser utilizadas para representar outros em realidade aumentada e com isso o usuário poderia interagir com eles.

Imagine a possibilidade de empresas criarem aplicativos dedicados a essa aplicação no Apple Glass e vender kits ou simplesmente disponibilizar moldes que podem ser utilizados em materiais montáveis em casa para que usuários possam interagir com eles como se fossem outros objetos, como já é visto no Nintendo Labo, que se integra ao Switch.

Infelizmente ainda não temos informações adicionais sobre o Apple Glass, mas cada vez mais possibilidades estão se abrindo com novas patentes sendo divulgadas. A mostrada hoje foi registrada no início de 2020, mas somente foi descoberta hoje, entretanto vale lembrar que ela não garante a aplicação da ideia, mas é impossível negar que ela é muito interessante.

O que você acha da ideia de utilizar objetos reais para controlar objetos virtuais por AR? Conte nos comentários!


3

Comentários

Nova patente mostra que Apple Glass pode realizar projeção de teclado virtual

Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo

iPhone XR vs iPhone SE: vale comprar o mais novo, mesmo mais simples? | Comparativo

iPhone SE vs iPhone 8: qual celular menos caro da Apple você deve escolher? | Comparativo

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho