LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Xinga muito no Twitter: CEO da Epic Games rebate processo da Apple na rede social

10 de setembro de 2020 121

Atualização (10/09/20) - BB

A briga entre a Epic Games e a Apple segue acirrada desde o mês passado e, após a última ação tomada pela fabricante de celulares, ontem (09), o CEO da desenvolvedora, Tim Sweeney, utilizou sua conta no Twitter para comentar com seus seguidores – e quem mais quiser ler – sobre os supostos argumentos equivocados da Apple.

Em uma thread que segue com seis tweets, o empresário discorre sobre as alegações da Apple de que toda essa batalha judicial é um “básico desentendimento sobre dinheiro”. Sweeney acusa a empresa de “perder a noção dos princípios fundamentais da indústria tecnológica.”

Em determinado momento entre as publicações, Sweeney explica que, ao comprar um celular, o dispositivo “é seu para usá-lo como bem entender, configurar como quer, baixar aplicativos”, e etc. O empresário destaca, ainda, que “seu dispositivo não é comandado por uma empresa toda poderosa.”

Para defender sua tese, o executivo lembra o polêmico comercial da Apple, de 1984, no qual a empresa então liderada por Steve Jobs “detona” a IBM, e relata que, no vídeo “Ninety-eight-fortnite”, a Apple se torna essa “nova empresa toda-poderosa que dita os termos de uso que seus usuários devem seguir para ter acesso aos dispositivos.”


Comercial de 1984 da Apple para divulgação do Macintosh


Paródia criada pela Epic sobre o comercial da maçã

O empresário, por fim, reforça que os desenvolvedores de aplicativos têm seus direitos de criar aplicativos, distribuir diretamente aos clientes e fazer negócio direto com eles – em alusão ao sistema de pagamentos in-app disponibilizado no jogo. Tim Sweeney ainda destaca que essa é a “base dessa disputa” e que a Epic sequer pede alguma indenização monetária e só busca por mudanças na plataforma de distribuição de aplicativos da Apple.

É importante lembrar que essa briga começou quando a Epic lançou a atualização para o Fortnite que dribla o sistema de pagamentos da Apple. Desde então, a Apple já se comprometeu a disponibilizar novamente o aplicativo, desde que a produtora desfaça essa atualização.

Atualização (08/09/2020 às 20h51) - por RSD

Apple responde Epic Games e afirma que o ecossistema do iOS "está ameaçado"

O conflito entre Apple e Epic Games parece não ter fim, e acaba de ganhar mais um capítulo. A gigante de Cupertino acaba de responder ao processo judicial solicitado pela produtora de games nesta terça-feira, afirmando que as ações da Epic "ameaça a própria existência do ecossistema do iOS e seu tremendo valor para os consumidores".

A fabricante foi ainda mais incisiva ao comentar o comportamento da Epic diante do encerramento da conta de desenvolvedores da produtora na App Store. "Apesar de a Epic se mostrar como um Robin Hood corporativo moderno, na realidade ela é uma empresa multimilionária que simplesmente não quer pagar nada pelo tremendo valor que obtém da App Store".

A guerra entre Epic Games e Apple começou após uma atualização que adicionou o sistema de pagamentos proprietário da desenvolvedora em Fortnite.

Agora, a Apple busca nos tribunais uma indenização pela quebra de contrato da Epic Games, além de uma ação que impeça que a desenvolvedora possa utilizar seu próprio sistema de pagamentos em dispositivos de usuários que ainda possuam Fortnite, além de futuros aplicativos e jogos lançados pela empresa no iOS.

Matéria original (08/09/2020 às 17h28)

Durante o mês passado estourou a “guerra” entre a Epic Games e a Apple, em decorrência de uma atualização lançada para o Fortnite tanto no iOS quanto no Android que “driblou” os sistemas de pagamentos das plataformas das empresas e criou um direto no jogo.

Para aqueles que ainda estão por fora da briga, a Epic lançou uma atualização para o Fortnite que disponibiliza um sistema de pagamentos interno e, dessa forma, evita o corte de 30% sob cada compra realizada na Play Store, do Google, ou App Store, da Apple.

Enquanto para os jogadores do título no Android não há muito impacto, já que o jogo ainda pode ser instalado por fora da Play Store – veja aqui como realizar a instalação – os jogadores no iOS não tiveram a mesma sorte. Com isso, o atrito entre a produtora e a gigante de Cupertino ficou mais intenso.

Em resposta ao sistema de pagamentos interno, além da remoção do jogo da loja, a Apple bloqueou todas as contas da Epic Games em sua plataforma para desenvolvedores. Essa medida foi repudiada pela desenvolvedora, que obteve apoio de uma juíza estadunidense. No entanto a decisão de remover o jogo da App Store foi sustentada pela magistrada.

Agora, a produtora de jogos voltou a apelar contra a decisão de remover o jogo da App Store. A Epic explicou que esse bloqueio pode causar erros irreparáveis a ela, diferente da Apple, que não sofrerá grandes impactos. A empresa ainda reforçou seu argumento com a desativação de suas contas na plataforma de desenvolvedores da Apple.

“Este foi um aviso claro para qualquer outro desenvolvedor que ousasse desafiar os monopólios da Apple: siga nossas regras ou vamos cortar seu acesso a um bilhão de consumidores iOS - desafie-nos e destruiremos seu negócio”, disse a produtora.

Em uma nova solicitação judicial, aberta na última sexta-feira (04) os advogados da Epic Games alertaram que ela está “propensa a sofrer danos irreparáveis” caso o bloqueio não seja revogado.


121

Comentários

Xinga muito no Twitter: CEO da Epic Games rebate processo da Apple na rede social
  • De acordo com os comentários a Epic deve agir igual ao povo brasileiro: só aceita, fica quieto, não reclama e sai da AppStore. "Não concorda com os termos, sai de lá, simples"

      • Gente vocês tem que acordar, Smartfone não é um PC, A Apple tem todo direito de fazer o que ela bem entender com a plataforma dela, eles constroem o hardware, o software e vendem o eco sistema como um todo, sempre foi assim, os Apple 1, 2, IMac's, IBook's IPod's, IPhone's, IPads, Apple Watch, Apple TV e demais, a única exceção a essa regra foi quando ela própria se viu numa furada com os PowerPC e foi obrigada a adotar o padrão IBM PC, que rege os padrões de uso dos X86, nos seus MacBook's e IMac's e demais da linha. nesse caso como ela optou por adotar X86 ela teve que suportar software de terceiros mesmo como Sistema Operacional de base. de resto os produtos são delas, não ta feliz com as regras, não compre. existem alternativas.

        • É, exatamente Jordan, uma coisa é um aluguel, valor fixo ali no mês, outra coisa é o shopping cobrar 30% de cada peça de roupa, eletrodoméstico ou item vendido pela loja né....assim como você estou usando a "lógica".

            • A disputa é tanta q ganhou até página dedicada no TC para adicionar os novos cáps ...

                • Quem xinga esta sendo sincero por não escolherá palavras ao pensar.... Logo ele altêntico, apesar dos defeitos

                    • faltou um "Enfim, a hipocrisia".

                        • Uma coisa ele ta certo, a Apple não permite instalar nada fora da Apple store, mas no Android a Epic perdeu toda razão, se tu não quer pagar "comição" para a Play Store no Android, lança a tua propria loja!!! Uma coisa eu sei, que a Google não é nem uma santa e tenta impedir a todo custo que outras lojas venham instaladas nos smartphones Android.

                          • Chorão... no fim vai acabar aceitando a realidade pois não vai querer perder milhões de usuários dos iPhones...
                            E ninguém quer comprar vai deixar de comprar um iPhone só por conta do fortnite até porque tem outras opções tipo (inclusive melhores)

                            • Já que quer comparar com shopping, a analogia é a seguinte: Você compra o shopping, mas não pode escolher a quem alugar, tudo seria decidido pela pessoa que te "vendeu" o shoping.

                              • Meu Deus eles ainda continuam nisso, mermão não concorda com termos, sai de lá, pronto

                                • chora e esperneia

                                    • Epic games : quero colocar meu jogo na sua loja

                                      apple: tudo bem, você leu e concorda com nossos termos de uso?

                                      Epic games: Claro, contrato fechado!

                                      Epic games: Agora vou burlar o contrato.

                                      Apple: porquê estão fazendo isso? não foi esse o combinado!

                                      Epic Games: é mas, agora eu nao estou mais de acordo com as taxas cobradas( mesmo que estivesse ciente delas desde o principio) pois assim vou aumentar minha margem de lucro

                                      Apple: então vou remover seu jogo da minha loja!

                                      Epic Games: você não pode fazer isso!

                                      Apple: Eu posso! Você aceitou nossos termos de uso!

                                      Epic Games: isso é monopolio, isso vai prejudicar as receitas da minha empresa, so queria usar todo o seu ecosistema e sua vitrine, sem pagar as devidas taxas! pois elas são muito altas.

                                      resumindo foi isso!

                                      • Epic games veio com fortnite com Samsung note 9 como primeiro celular do mundo a vir com fortnite
                                        E ainda não foi removido da Samsung store
                                        Seria uma boa ela trazer exclusividade para o Android

                                        • E tem que abaixar mesmo, 30% é muito.

                                            • Nisso eu concordo com ele, o aparelho é do cliente, e o cliente faz com o aparelho o que quiser.

                                              • acho que é epic games é tipo aquele usuário comum que clica em "li e concordo com os termos de uso" sem ler.

                                                  • Jogadores de Fortnite:
                                                    iPhone:Estamos ferrados
                                                    Android:Estamos cautelosos
                                                    PC e Console: Vou pegar meu suco de laranja e relaxar

                                                      • Simples: Usuários e desenvolvedores insatisfeitos com a plataforma, saiam e procurem outra !

                                                          • Mas ai que esta a questão, isso não deveria acontece, pois que manda nos smartphones é os consumidores e não a Apple, pois a empresa não deu ou emprestou iPhone a ninguém e sim vendeu, todos devem ter direito na sua posse e liberdade pra fazer o que quiser.

                                                              • e de fato tem, só fazer um Jailbreak e ser livre da Apple, agora como vem de fabrica nenhuma fabricante é obrigada, até a Samsung se der na telha de bloquear a opção de 'Fontes desconhecidas" no Android ela vai lá e bloqueia, Vocês tem que parar de achar que smartphone é um PC, não é.

                                                                  • Porém quem compra Iphone sabe que funciona assim, não gostou compre Android como a maioria das pessoas que realmente mechem nas entranhas do sistema.

                                                                      • %uD83D%uDC4F%uD83D%uDC4F%uD83D%uDC4F exatamente, igual na época que os aparelhos eram bloqueados, que só podia ser usado em tal operadora.

                                                                      • Monopólio grotesco da Apple, o que é de imaginar é que isso durou tanto tempo, com essa ideia de que seria necessário para "garantir a segurança dos usuários $

                                                                        Mas todos sabemos que essa modalidade centralizada de loja no acervo de seu ecossistema simplifica sua monopolização, eu não sou anti- EUA, mas em toda sua história eles fizeram isso, tanto em guerras quando BOOONNNS NA ECONOMIA, SEMPRE PUXARAM PARA ELES TODA A ECONOMIA QUE EXISTE NO MUNDO, eles extraí riquezas de todos os lugares do mundo e centralizam, não é atoa que se denomina a maior potência do mundo.

                                                                          • Só a EPIC fazer como a Garena: ter um site que permite a compra de diamantes fora dos sistemas operacionais. E mesmo assim, acho absurdo os preços para a quantidade de diamante.

                                                                              • Exato, é só a Epic fazer isso, mas aí ela teria que divulgar isso aos usuários, criar camapanhas de marketing e ainda correira o risco de perder a sede de compra imediata do usuário pois ele teria que sair do app e ir até o site.
                                                                                O que a Epic quer é a insfraestrutra, o marketing, as facilidades, etc, que a Apple oferece de graça!

                                                                                  • A Apple não deixa, no contrato informa que qualquer aviso ou redirecionamento 0ara outra forma de pagamento é fora dos termos deles... se não me engano já os jogadores já podiam comprar pelo site, mas a Apple escondia este fato...

                                                                                      • A Apple deixa, desde que você nao divulgue isso no app ou coloque links, por isso eu disse, a Epic teria que criar um marketing por fora, em sites, no youtube, facebook, alertando essa possibilidade para seus usuários, assim como faz a Garena.
                                                                                        Mas a Epic não quer esse trabalho, ela quer tudo pronto da Apple sem ter que pagar taxas.

                                                                                      • Não pode nem boleto

                                                                                        • A Apple tem um exército de Fãs no mundo, se ela quiser cobrar 40% das transações os fãs vão dizer que está certo.

                                                                                            • A plataforma é dela, ela escolhe o percentual que quiser e, se não tiver interessado, cai fora. Pronto e acabou. PRÓXIMO...

                                                                                              • Com a palavra os socialistas revolucionários de iPhone... Pqp! A questão é simoles, a Apple é uma empresa privada, logo ela pode determinar o processo dela, acabou! Sem choro e sem a cara de pau descarada da epic que por sinal deve ainda receber processos bonitos nós peitos pra deixar de ser safada.

                                                                                                  • Para de falar bobagem, todas as empresas privadas estão sujeitas a regulação. Existem práticas que não são aceitas, não é por ser privada que é casa da mãe Joana.

                                                                                                    • Só vejo gente defendendo a Epic. Vamos usar da lógica. O que seriam dos shoppings centers se os proprietários deixassem de cobrar aluguel dos lojistas? A Apple e Google e qualquer outra que tenha um ecossistema, estão corretos ao cobrar uma taxa sobre essas transações. É um aluguel e se a desenvolvedora não quer pagar, saia. Simples.

                                                                                                        • Eu imagino que sua analogia esteja errada.. uma coisa é cobrar o aluguel das lojas, outra coisa é cobrar uma porcentagem de cada venda que loja fizer...

                                                                                                            • Ai que tá, podemos dizer que a Apple não cobra o aluguel, ao invés disso ela faz um acordo com o lojista, ela faz a divulgação, exposição, transações, gerenciamentos, diponibilização, envio, etc, em troca de 30% das vendas dos lojistas.
                                                                                                              Para uns pode ser bom, afinal, uma loja pequena teria o marketing de uma empresa bilionária sem ter que pagar nada (apenas dividir uma parte de seu lucro, se tiver)
                                                                                                              Agora para um lojista grande, que já é conhecido no mercado, esses 30% são apenas uma despesa desnecessária, afinal ele já atrai clientes por ele mesmo.
                                                                                                              Se eu fosse a Apple eu passaria a cobrar aluguel desse grande lojista, alguns milhões ao mês, e deixaria de cobrar os 30%, será que o lojista aceitaria?

                                                                                                              • Nada a ver, comparar shopping com ecossistemas tecnologicos vc vooou longe agora

                                                                                                                  • O problema aqui não é cobrar taxa, é a valor dela que muitos consideram extremamente alto. Se isso fosse um ponto pacífico, várias empresas não sairiam em favor da Epic, incluindo o Spotify. Somado a isso existe a falta de transparência quanto ao que é cobrado (ou não) dos serviço da própria Apple, como o Apple Music, o que pode esconder uma vantagem competitiva desleal.

                                                                                                                    • Por que a Apple não permite sideload ou lojas alternativas? Porque quer proteger a galinha dos ovos de ouro que são os 30% de todas as transações sobre a plataforma. Android, Windows e Linux são ecosistemas que não tem isso de forma obrigatória. Portanto a não são fontes de lucros absurdos como o iOS. Monopolios são ruins para o consumidor, parem de defender monopolios. Monopolios são como ditaduras. Se a Microsoft sofreu processo de antitrust no passado, está mais do que na hora da Apple passar por isso também. Só não passou ainda porque os deputados e senadores americanos são usuários de Apple. E como grande parte dos americanos ricos, são deslumbrados com a marca.

                                                                                                                      • As pessoas falam que a EPIC não quer pagar, mas na verdade quem paga é o usuário. Nós que somos a parte fraca da relação. A Apple cobra 30% de ágio em sua loja (o que é um valor absurdo) e não tem intenção de diminuir este valor. Ela investe milhões para se manter como um monopólio neste mercado de hardware potente + sistema consistente e não vai querer diminuir seus lucros. Já a EPIC quer a redução deste valor para tornar seu jogo mais barato e atingir maior número de usuários (também não está preocupada com as finanças das pessoas).

                                                                                                                        • A redução de 30% para 20% irá beneficiar todos os desenvolvedores, não só a Epic.

                                                                                                                          • A Apple também vai sofrer por causa disso, a Rússia já iniciou uma reunião para tentar baixar esses 30% para 20%, se as outras nações fizerem o mesmo, a Apple estará lascada %uD83D%uDE2C, ponto pra Epic.

                                                                                                                              • Epic fez merd@, guspiu no prato que comeu e quis mudar as regras do jogo, mesmo sabendo que não podia... Porque não fizeram a transação pelo site fora do aplicativo, aí queria ver a Apple e a Google, o que elas fariam...

                                                                                                                                • A cara dessa Epic nem treme né? Kkkkkkk

                                                                                                                                  • O inquilino acionando a justiça por conta do aluguel que ele aceitou pagar mas q agora acha caro, foda ein. Achou caro? Negocia direto com o dono. Mas vc querer mandar no sistema dos outros é foda

                                                                                                                                      • O q eu não entendo é pq só agora é que alguém veio tentar derrubar esse ecossistema fechado e monopolista.

                                                                                                                                        • O problema é que a Apple é um ecossistema assim como Android e Windows.... Ela a Apple tem obrigação de ser open-source para desenvolvedores e todo tipo de moneytizacao em seu acervo. Isso que ela faz é monopólio, e portanto crime.

                                                                                                                                          A Epic games assim como a Apple paga seus impostos eatadunidenses e ambas tem os mesmos direitos

                                                                                                                                            • Pela mesma lógica você também é obrigado a ceder sua casa de graça para todos se hospedar e monetizar seus bens. Isso que você faz é monopólio e portanto crime.

                                                                                                                                                • Pela lógica, qual lógica? Estamos falando de um ecossistema e não de sua casa cara

                                                                                                                                                    • Um ecossitema privado, desenvolvido com o dinheiro da própria empresa, fechado, que tem dono (donos) e é oferecido na compra de hardwares da empresa.
                                                                                                                                                      Agora só porque é um ecossitema ela tem que dividir com todo mundo? Se esse ecossistema falhar todo mundo vai ajudar? Se der prejuízo todo mundo vai compartilhar esse prejuízo?
                                                                                                                                                      É fácil socializar os bens (o ecossitema Apple) sem querer dividir o trabalho de mante-lo, desenvolve-lo e os eventuais pejuízos que ele possa dar.

                                                                                                                                                    • Kkkkkkkkk obrigação open source.. é justamente por não ser que sou cliente dela

                                                                                                                                                        • Recomendo você a se informar mais. A Apple não tem qualquer obrigação nesse aspecto.

                                                                                                                                                            • Que tipo de drogas você usa?????
                                                                                                                                                              O que a Apple faz diferente do Android e do Windows???
                                                                                                                                                              Se existem 3 ecossistemas, não é um monopólio.
                                                                                                                                                              A Epic não quer pagar ninguém é usar os três ecossistemas para fazer seus negócios, portanto quem está fazendo um crime é a Epic e não os três ecossistemas.

                                                                                                                                                                • Acho melhor vc fica queto ou procurar alguém que sabe o que fala nem deve joga e fala isso ne

                                                                                                                                                                  • Monopólio não consiste em um empresa. Pode entendido tbm como um grupo. Ou seja, a relação está em domínio de um produto e não na unicidade do comerciante. Pensa um pouco

                                                                                                                                                                      • O Windows é o Android é open-source, se vc N sabe o significado o Google está loga ali....

                                                                                                                                                                        Ambas liberam qualquer app fazer compras e downloads fora de suas lojas, já a Apple não, ela cria um bloqueia de código fonte, sistema recluso e limita a experiência dos seus clientes com o seguinte argumento de que "é para a segurança de seus usuarios" mas na verdade ela quer lucrar 100% em todas as vendas que são feitas por apps compilados em sua codificação raiz e isso é monopólio tecnológico. Só não acabou aí da porta os EUA e possui a cultura do "conservadorismo extremo" patrióticos extremistas

                                                                                                                                                                          • Linux e Andorid são open source, ou seja, você pode modificar o sistema e criar suas próprias ferramentas de vendas, lojas de aplicativo, etc.
                                                                                                                                                                            O Google disponibiliza o Android de graça e aberto pois ele é um catalizador de dados dos usuários, sendo esses dados o verdadeiro negócio do Google, ou seja, ela ganha com o sistema mesmo que modificado pois vende seus dados para terceiros.

                                                                                                                                                                            Windows, Mac-OS e iOS, são sistemas fechados, não tem obrigaçaõ nenhuma de liberar que seus clientes possam modificar seus sistemas, o Windows ainda oferece essas opções, mas por que vende o sistema, ou seja, seu sistema é como um produto, e se instalado de forma ilgeal pode render processos e multas.
                                                                                                                                                                            A Apple disponibiliza seu sistema de "graça" aos clientes que compram seus produtos, e ao contrário do Google, não usa o sistema para arrancar dados do usuários e revende-los a terceiros, ou seja, só ganha com os serviços que oferece dentro do seu sistema.

                                                                                                                                                                            Nesse cenário não existe monopólio, já que existem opções para os clientes insatifeitos.

                                                                                                                                                                            Além disso a ideia de ter um sistema fechado é realmente poder controla-lo em todos os aspectos e assim poder fornecer ao seu cliente um sistema mais exclusivo, pensado nas necessidades dos mesmo, prezando maior segurança, etc. É isso que a Apple faz com o iOS, ela vende uma experiência diferênciada aos seus usuários, e quem não quiser pode comprar um aparelho open source das rivais.

                                                                                                                                                                              • Windows não é Open Source.

                                                                                                                                                                                  • Então a Epic que saia do IOS e não fica implorando de joelhos para voltar.
                                                                                                                                                                                    O Google vai acabar com isso no Android 12.

                                                                                                                                                                                • o sujo vs o mal lavado

                                                                                                                                                                                    • A facada disfarçada de sistema seguro

                                                                                                                                                                                      • A Epic que impedir da Apple de fazer o que ela faz na própria loja de jogos

                                                                                                                                                                                          • "Apesar de a Epic se mostrar como um Robin Hood corporativo moderno, na realidade ela é uma empresa multimilionária que simplesmente não quer pagar nada pelo tremendo valor que obtém da App Store", oloko bicho, quem sabe faz ao vivo.

                                                                                                                                                                                            • O problema é que se a Apple ou a Google reduzirem suas taxas para a Epic, podem sofrer uma efeito dominó e perderem bilhões de dólares por isso

                                                                                                                                                                                                Apple apresenta o novo Mac Studio de alto desempenho e monitor Studio Display; veja os preços

                                                                                                                                                                                                Apple TV Plus vai transmitir jogos de beisebol ao vivo, inclusive no Brasil

                                                                                                                                                                                                Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo

                                                                                                                                                                                                iPhone XR vs iPhone SE: vale comprar o mais novo, mesmo mais simples? | Comparativo