LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

iPhone 11 Pro Max vs OnePlus 8 Pro: será que dessa vez a chinesa peita a Apple? | Comparativo

03 de outubro de 2020 51

Quando foi fundada, em 2013, o objetivo da OnePlus era bater em empresas que vendiam caro seus aparelhos mais poderosos, e seus celulares tinham a alcunha de matadores de flagship.

Porém, a empresa cresceu e ficou mais famosa, e um de seus atuais tops de linha, o OnePlus 8 Pro, é excelente mas cobra bem caro por isso. Outro que costuma ter essa descrição é o iPhone 11 Pro Max.

Que tal colocar eles dois lado a lado para ver quem está valendo mais o valor alto que cobram? Confira nosso comparativo aqui no TudoCelular.com.

Índice do comparativo

Design

Apple iPhone 11 Pro Max

São dois aparelhos, que no geral, não ousam muito nas curvas e linhas. O iPhone 11 Pro Max insiste com um enorme notch, borda plana e corpo com traseira reta, junto a um chamativo módulo quadrado com três câmeras.

O OnePlus 8 Pro faz lembrar antigas gerações da marca. Traseira um pouco mais curva, módulo de câmera comprido e centralizado, modernizado pelo notch no canto superior da tela. Os dois têm acabamento fosco e proteção IP68.

No corpo, são ambos em vidro Gorilla Glass, e enquanto o OnePlus tem moldura em alumínio, o iPhone é feito em aço inoxidável. No tamanho, com tela e bateria menores, o iPhone 11 Pro Max acaba sendo menor em quase tudo, menos no peso.

OnePlus 8 Pro

E mesmo não tendo slot para cartão de memória o OnePlus 8 Pro se sai melhor por ser dual SIM, enquanto que o iPhone 11 Pro Max só tem espaço para um chip.

Na biometria, temos uma abaixo da tela no OnePlus, que é boa mas não muito rápida, e uma facial no iPhone, que é rápida mas nem sempre prática. Por fim, eles ainda têm de diferente a conexão física, que é a proprietária Lightning no iPhone 11 Pro Max e USB-C mais popular no OnePlus 8 Pro.

Ficamos com um empate meio confuso.

Melhor construção iPhone 11 Pro Max
Slot é híbrido ou não? OnePlus 8 Pro
Possui alguma resistência? Ambos
Melhor solução do notch OnePlus 8 Pro
Melhor solução da biometria Nenhum
Qual é mais leve e mais fino? iPhone 11 Pro Max
Melhor tipo de conexão OnePlus 8 Pro
77.8 x 158 x 8.1 mm
6.5 polegadas - 2688x1242 px
74.35 x 165.3 x 8.5 mm
6.78 polegadas - 3168x1440 px
Ir para página de comparação

Multimídia e recursos

Tela


Para os que criticam que sempre damos mais valor à tela do iPhone do que vocês acreditam que tenha, hoje é o dia de vocês. A diferença de tamanho é pouca, com 6.5 polegadas para o iPhone e 6.78 polegadas no OnePlus, que também tem o maior aproveitamento tela corpo.

A resolução do OnePlus 8 Pro, WQHD+, é maior do que a do iPhone 11 Pro Max, que é QHD+. A tecnologia é OLED em ambos, mas no Apple é Super Retina XDR e no OnePlus é Fluid AMOLED. Essa última tem esse nome por ter taxa de atualização de 120Hz, uma vantagem sobre seu rival.

E se a proteção em ambos é Gorilla Glass e há suporte a HDR nos dois também, o OnePlus sai na frente por ter um brilho muito forte de tela, um dos mais fortes do mercado. O brilho do iPhone é muito bom também, mas não é mais páreo para os últimos lançamentos. Vamos esperar o iPhone 12.

O celular da Apple ainda tem a resposta de tela a 120Hz, o que ajuda em jogos, mas não será nem de longe tão fluido. O OnePlus ainda permite usar a maior taxa de atualização na resolução máxima.

Os dois tem uma calibração decente, e o ponto fica com o OnePlus 8 Pro.

Melhor tecnologia de tela OnePlus 8 Pro
Melhor resolução de tela OnePlus 8 Pro
Melhor proporção tela/corpo OnePlus 8 Pro
Tela de Hz elevado? OnePlus 8 Pro
Qualidade geral da tela OnePlus 8 Pro

Som


Em som os dois não vão decepcionar, ao menos no áudio externo, que é estéreo. Ele também é bem equilibrado nos dois, com graves decentes, sendo bem alto no OnePlus e muito bem distribuído no iPhone.

Nos fones temos diferenças grandes, já que não veio nenhum na caixa do OnePlus 8 Pro. Os que vêm na caixa do Apple são bons e podem ser usados sem problemas, mesmo não sendo P2. Por outro lado, o smartphone chinês conta com protocolo aptX HD para áudio sem fio, mas não aceita fones USB-C e não manda adaptador na caixa.

Ficamos com outro empate aqui.

Som é estéreo? Ambos
Possui entrada P2? Nenhum
Possui protocolos de alta qualidade e ajustes para Bluetooth e fio? OnePlus 8 Pro
Vem fones de ouvido na caixa? iPhone 11 Pro Max

Sistema


São dois sistemas diferentes aqui, Android e iOS, mas os dois primam pela simplicidade. Ambos os aparelhos estão na última versão de de seus sistemas, e enquanto o iPhone ainda deve ver mais uns quatro anos de atualização, a OnePlus costuma dar três.

É difícil falarmos em usabilidade, uma vez que cada sistema oferece suas vantagens e desvantagens de acordo com o usuário, e são realmente recheados de recursos.

A Apple está indo na contramão do que fazia, e seu iOS 14 permite que o usuário personalize seu aparelho. Já o OnePlus tem um sistema mais próximo do que o Google idealiza, e tem menos funções, sendo um Android mais fluido.

Nas conexões, os dois trazem WiFi 6. GPS e NFC, mas o Bluetooth 5.1 do OnePlus 8 Pro é mais atual do que o 5.0 do iPhone 11 Pro Max.

Empatamos novamente aqui.

Sistema bem atualizado? Ambos
Sistema será atualizado futuramente? iPhone 11 Pro Max
Qual sistema ou personalização tem mais e melhores recursos? Ambos
Faltam conexões? Sobram? OnePlus 8 Pro

Desempenho

O mais novo Snapdragon 865 com 8 GB de RAM do OnePlus 8 Pro concorre aqui com o Apple A13 Bionic e 4 GB de RAM. O chinês ainda tem uma versão com mais RAM e o dobro dos 128 GB de armazenamento, enquanto que o iPhone vai de 64 GB a 512 GB.

Mas o que podemos dizer da velocidade? Lembrando que passaram por versões diferentes do AnTuTu, o processador mais recente do OnePlus 8 Pro é 28% mais veloz nos benchmarks.

Já em nossos testes padronizados de abertura de apps, o iPhone 11 Pro Max, mesmo mais antigo, ainda se sai 6 segundos mais rápido que o OnePlus 8 Pro, pouco mais de 16%, mostrando que o processador ser intimamente relacionado ao sistema faz diferença.

Em jogos, temos uma superioridade do OnePlus 8 Pro porque, embora renda tão bem nos títulos mais variados quanto o celular da Apple, traz a tela de 120Hz que permite que alguns jogos rodem a 120 fps. Isso aumenta a fluidez e melhora a precisão em alguns casos.

O desempenho também termina em empate.

Quem se sai melhor no teste de abertura? iPhone 11 Pro Max
Quem leva a melhor nos jogos mais exigentes? OnePlus 8 Pro
Quem tem melhores números de benchmark? OnePlus 8 Pro
Qual o processador mais atualizado? OnePlus 8 Pro
Qual tem melhor equilíbrio de RAM/processador iPhone 11 Pro Max
Qual tem mais armazenamento? iPhone 11 Pro Max

Bateria

Os aparelhos da Apple performam cada vez melhor em bateria, mas de cara é difícil pensar que 3.969 mAh possam competir com os 4.510 mAh do OnePlusd.

Porém, o rendimento de 22 horas e meia do OnePlus 8 Pro é ultrapassado pelas quase 25 horas do Pro Max, mais uma vez mostrando a integração do sistema com o hardware, embora não tenha tela dd 120Hz. E mesmo com bateria maior o OnePlus vai melhor na recarga, com uma hora e dez minutos contra uma hora a mais no Apple.

Isso é porque na caixa do OnePlus 8 Pro temos um carregador generoso de 30W, melhor do que o de 18W do iPhone 11 Pro Max. Os dois recarregam sem fio, mas vai ser mais rápido no OnePlus, que também traz a recarga reversa.

E chega outro empate para o comparativo.

Qual tem mais bateria? OnePlus 8 Pro
Qual recarrega mais rápido? OnePlus 8 Pro
Qual dura mais de acordo com o teste de bateria do TC? iPhone 11 Pro Max
Tem carregamento sem fio? Ambos

Câmeras

De cara, o módulo com quatro câmeras do OnePlus 8 Pro parece bem superior ao módulo triplo do iPhone. Mas será que isso bate a qualidade do aparelho da Apple? Vamos ver:

  • Apple iPhone 11 Pro Max: uma wide principal de 12 megapixels com abertura f/1.8, PDAF e estabilização óptica; uma telefoto de 12 megapixels com PDAF, estabilização óptica e zoom óptico de 2x; uma ultrawide de 12 megapixels.
  • OnePlus 8 Pro: uma wide principal de 48 megapixels com abertura f/1.8, PDAF omnidirecional, foco laser e estabilização óptica; uma telefoto de 8 megapixels com PDAF, estabilização óptica, zoom óptico de 3; uma ultrawide de 48 megapixels com PDAF e um filtro de cor de 5 megapixels.

A OnePlus tem mais megapixels e um sensor extra que apesar de trazer cores mais intensas para as fotos, foi envolvido em uma polêmica. Esse sensor fazia fotos estilo raio-X em tecidos e plásticos, função que já foi removida.

Na lente principal, o iPhone deixa entrar mais luz, mas o alcance dinâmico é inferior ao do OnePlus, e o céu acaba estourando mais vezes. O HDR do OnePlus, aliás, é um dos melhores atualmente. O chinês traz cores mais intensas e os dois têm bons detalhes.

Na ultrawide, o iPhone tem menos ruídos, engloba um ângulo maior na imagem e traz mais detalhes, sendo mais parecida com a lente principal, mas o céu ainda estoura mais. Em macro é difícil dizer, nenhum dos dois é muito bom, mas o OnePlus traz mais detalhes, pior recorte e cores estouradas.

Na telefoto o iPhone captura mais luz e trouxe à cena mais detalhes de fundo e mais nitidez, embora tanto ele quanto o OnePlus sejam ruins para detalhes de pessoas nessa lente. O zoom é uma porcaria nos dois, há modelos melhores, mas o OnePlus se sai ligeiramente menos pior.

Por fim, em baixa luz, o iPhone consegue captar mais detalhes e é claramente melhor, enquanto o OnePlus deixa luz demais entrar e estoura algumas coisas na imagem. Porém, quando é o modo noturno que está sendo utilizado, o OnePlus parece ter conseguido ir melhor, mostrando detalhes superiores e mais controle.

Parece então que temos um ótimo competidor para o iPhone, pois o ponto fica com o OnePlus 8 Pro.

Melhor conjunto de câmera traseira OnePlus 8 Pro
Melhor DxOMark, se tiver iPhone 11 Pro Max
Cores mais equilibradas OnePlus 8 Pro
Melhores fotos noturnas OnePlus 8 Pro
Melhores fotos externas OnePlus 8 Pro
Melhores fotos internas iPhone 11 Pro Max

Fotos tiradas com o Apple 11 Pro Max

Já em vídeos, ainda é difícil superar a Apple, que ainda tem no iPhone 11 Pro Max uma das melhores câmeras de vídeo da atualidade, junto com os Samsung topo de linha. Aqui, os dois filmam em até 4K a 60fps, e em FullHD fazem 240fps.

Eles também contam com estabilização óptica e o OnePlus ainda tem a eletrônica, e os dois são muito bons nisso. A qualidade do vídeo no iPhone é superior, com foco mais rápido e áudio captado claro.

Ponto para o iPhone 11 Pro Max.

Possui estabilização óptica? Ambos
Possui estabilização eletrônica? OnePlus 8 Pro
Grava em 4k a 60fps? Ambos
Melhor em vídeo iPhone 11 Pro Max

Fotos tiradas com o OnePlus 8 Pro

Na frente, temos um sensor de 12 megapixels e abertura f/2.2 no iPhone e 16 megapixels com abertura f/2.5 para o OnePlus. O aparelho da Apple tem o extra de ter um sensor de profundidade para o reconhecimento facial.

E por esse sensor extra e melhor abertura, o iPhone tem o melhor modo retrato, que desfoca melhor e mantém mais detalhes. Nas fotos noturnas, o iPhone tem menos ruídos porque empastela mais, entra menos luz, é mais escuro mas tem mais detalhes.

No vídeo, o OnePlus faz boas filmagens, mas que chegam a apenas FullHD contra 4K do iPhone, que ainda chega a 120 fps.

Ponto final das fotos ficando com o iPhone 11 Pro Max aqui.

Melhor conjunto de câmera frontal Nenhum
Câmera frontal grava em 4k? iPhone 11 Pro Max
Melhor selfie iPhone 11 Pro Max

Preço

Pela fama da OnePlus, você já chega aqui pensando que a fabricante chinesa vai arrasar, certo? Bem, temos más notícias. É verdade que o iPhone 11 Pro Max chegou aqui por R$ 7.600 reais, enquanto que o OnePlus 8 Pro, lançado só lá fora, saiu por 900 dólares, ou pouco menos de cinco mil e cem reais.

Porém, por ser mais antigo, o iPhone caiu um pouco de preço e pode ser encontrado por R$ 6.850. Já o 8 Pro é um lançamento, e se você resolver importá-lo pode ter que arcar com 60% de imposto, que o deixa custando R$ 7.600, mais caro que o iPhone em sua chegada.

O iPhone deve cair, mas muito mais devagar. O OnePlus deve ver uma queda maior, mas com o dólar do jeito que está, não veremos esse preço menor por aqui.

Chegamos ao dia em que estamos dizendo que o iPhone 11 Pro Max é um melhor custo benefício e fica com o ponto.

Qual teve melhor preço de lançamento? OnePlus 8 Pro
Qual tem melhor custo benefício? iPhone 11 Pro Max

Conclusão

E o resultado final é um quase empate, foi por pouco. O OnePlus 8 Pro está bem mais caro que no começo da carreira da empresa, mas evoluiu a ponto de encostar em uma das melhores empresas de tecnologia do mundo.

Enquanto o iPhone tem melhor vídeo e selfies, bateria mais duradoura e desempenho melhor no dia a dia, o OnePlus tem recarga mais rápida, tela de 120Hz e isso ajuda nos jogos, se saiu melhor na câmera e também compete no número de atualizações de sistema.

Pelo custo benefício, recomendamos o iPhone 11 Pro Max, mas se você curte muito a OnePlus, não se importa em gastar mais e já está acostumado com Android, pode ir no 8 Pro que não vai perder em nada.

RESULTADO

Apple 11 Pro Max: 8 PONTOS

  • Ótima construção
  • Vem bons fones na caixa
  • Sistema atualizado
  • Melhor desempenho no dia a dia
  • Melhor duração de bateria
  • Melhor em vídeos
  • Melhor em selfies
  • Bom custo benefício

OnePlus 8 Pro: 7 PONTOS

  • Ótima construçãoMelhor tela
  • Melhor áudio sem fios
  • Sistema atualizado
  • Melhor desempenho em jogos
  • Melhor tempo de recarga
  • Melhor câmera traseira

E aí? Você ficaria com qual deles? É #teamiphone ou #teamoneplus? Comenta com a gente aí embaixo, queremos saber.

(atualizado em 24 de outubro de 2020, às 08:54)

51

Comentários

iPhone 11 Pro Max vs OnePlus 8 Pro: será que dessa vez a chinesa peita a Apple? | Comparativo

Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo

iPhone XR vs iPhone SE: vale comprar o mais novo, mesmo mais simples? | Comparativo

iPhone SE vs iPhone 8: qual celular menos caro da Apple você deve escolher? | Comparativo

Ranking TudoCelular: gráficos com todos os testes de desempenho e autonomia até novembro de 2019