LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Apple Silicon M1 volta a impressionar com desempenho gráfico superior à GeForce GTX 1050 Ti

16 de novembro de 2020 25

Depois de toda a expectativa gerada durante a WWDC 2020, a Apple enfim estreou seus primeiros Macs equipados com Apple Silicon na semana passada. Os novos MacBook Air, MacBook Pro 13 e Mac Mini vem equipado com o Apple M1, potente chip de 8 núcleos a 3,1GHz que promete oferecer eficiência inigualável enquanto traz desempenho superior a de soluções Intel.

Com os primeiros benchmarks divulgados, o Apple M1 impressionou por conseguir se igualar aos recém-lançados Ryzen 5000 da AMD em single-core, enquanto apresentava performance similar a de um Intel Core i7 9700K em multi-core. O primeiro processador da Apple para desktops também deixou para trás o MacBook Pro de 16 polegadas, laptop mais poderoso da Maçã, atingindo números cerca de 500 pontos superiores.


Agora, em novo resultado encontrado pelo site Tom's Hardware, a GPU do Apple M1 se mostra superior à Nvidia GeForce GTX 1050 Ti e à AMD Radeon RX 560, ambas em seus modelos para desktop, com consumo de 75W. Os testes foram realizados no GFXBench 5.0 com a API Metal da Apple, e são voltados para dispositivos mobile, mas ainda assim não deixam de impressionar.

Em termos técnicos, o Apple M1 conta com 2,6 TFLOPs de poder computacional, enquanto a GTX 1050 Ti oferece 2,1 TFLOPs e a RX 560 apresenta números próximos do chip da gigante de Cupertino, também com 2,6 TFLOPs. Os benchmarks, porém, mostram clara vantagem para a Apple.


No teste Aztec Ruins Normal Tier, a RX 560 atingiu os 146,2 FPS, enquanto a GTX 1050 Ti chegou aos 159 FPS, com a GPU da Apple assumindo a liderança com folga, marcando 203,6 FPS. Esse cenário se repete em quase todos os outros testes, com alguns dos resultados chegando muito perto dos 50% de vantagem para a gigante de Cupertino.


Como sabemos, benchmarks nem sempre representam cenários realistas, mas os números apresentados são bastante impressionantes, especialmente quando levamos em consideração que o chip gráfico da Apple é integrado, com acesso a bem menos energia do que as rivais testadas. De toda forma, falta pouco para que o M1 seja colocado em testes mais precisos, já que os primeiros Macs com Apple Silicon começam a chegar aos consumidores nesta semana.

Os novos MacBook Air, MacBook Pro 13 e Mac Mini já estão listados no site brasileiro da Apple, com preços que começam na casa dos R$ 9.000, mas ainda não possuem data de lançamento por aqui.


25

Comentários

Apple Silicon M1 volta a impressionar com desempenho gráfico superior à GeForce GTX 1050 Ti

Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo

iPhone XR vs iPhone SE: vale comprar o mais novo, mesmo mais simples? | Comparativo

iPhone SE vs iPhone 8: qual celular menos caro da Apple você deve escolher? | Comparativo

Ranking TudoCelular: gráficos com todos os testes de desempenho e autonomia até novembro de 2019