
Curiosidade 10 Jan
11 de janeiro de 2021 0
Enquanto o iPhone 12 vai conquistando aos poucos seu lugar no mercado, já tendo atingido mais de 100 milhões de unidades produzidas, rumores da próxima geração do smartphone da Apple já começam a circular pela internet. Espera-se que o iPhone 13 seja lançado com um entalhe menor, além de ter o sensor LiDAR expandido para toda a família de aparelhos. Agora, novidades surgiram acerca do processador da nova linha.
Segundo fontes do site japonês Mac Otakara, que já havia revelado nessa semana informações sobre o AirPods Pro 2 e o novo iPhone SE, a família iPhone 13 estreará o Apple A15 Bionic, que poderá ser baseado no novo processo de 5nm da TSMC, conhecido por 5nm+ ou ainda N5P. As duas companhias estariam trabalhando juntas para o desenvolvimento do chip.
Ainda de acordo com a publicação, o processo N5P traria grandes melhorias ao processador da Apple, aprimorando não apenas o desempenho, já bastante respeitável no A14, como trazendo ainda mais eficiência. As informações também trazem detalhes sobre o suposto A16, que equiparia o iPhone 14. Apesar dos avanços da TSMC com os 3nm, o A16 deverá ser baseado na litografia de 4nm, que não deixará de trazer benefícios.
Vale lembrar que essa não é a primeira vez que rumores indicam os processos de 5nm+ e 4nm para o A15 e A16. A agência taiwanesa TrendForce divulgou um relatório em novembro contendo informações que indicavam exatamente as mesmas especificações para as novas gerações do chip da Maçã.
No geral, parece que a família iPhone 13 não deve trazer grandes novidades em comparação aos seus antecessores. Além de trazer design e dimensões similares, com um leve aumento de 0,26mm na espessura, a nova geração do iPhone deve ter como uma de suas principais novidades a aguardada chegada da tela com taxa de atualização de 120Hz.
Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo
iPhone XR vs iPhone SE: vale comprar o mais novo, mesmo mais simples? | Comparativo
iPhone SE vs iPhone 8: qual celular menos caro da Apple você deve escolher? | Comparativo
Ranking TudoCelular: gráficos com todos os testes de desempenho e autonomia até novembro de 2019
Comentários