23 Agosto 2021
Atualização (26/03/2021) - JS
O dispositivo Mac Mini com chip Apple Silicon M1 tem sido alvo de diversos bugs que comprometem a experiência de quem pluga monitores ao produto. Um mês após ter apresentado problemas no USB-C e HDMI ao ser usado em um periférico de saída, dessa vez o mini computador está encontrando dificuldades de conexão quando volta do modo de repouso.
Ao fazer uso do equipamento, muitos usuários têm relatado que o monitor não consegue se conectar após o Mac Mini com M1 voltar da suspensão. De acordo com o MacRumors, uma das reclamações da falha aconteceu no uso da entrada thunderbolt no monitor LG Ultrawide 4K.
Algo que fica claro é o fato de ser uma falha da geração atual do aparelho da gigante de Cupertino, pois esta mesma pessoa diz que a mesma tela é usada frequentemente conectada ao MacBook Pro de 2018 e funciona corretamente, fazendo com que defeitos no display de larga escala sejam descartados.
A Apple já está ciente do problema e pode ser que uma correção via software consiga corrigir tal falha, algo que muitos esperam que aconteça no update para o macOS Big Sur 11.3, que ainda não tem uma data marcada para acontecer.
Matéria original (22/02/2021)
Os Mac Mini lançados ao final de 2020, que chegaram ao mercado com o mesmo design da geração anterior, porém, trazendo novo hardware que inclui o chipset Apple M1, protagonizaram várias reclamações ao longo dos últimos meses.
Na maioria das vezes, os relatos de problemas com essas máquinas estão relacionados à conexões com displays (mas já houveram relatos de falhas no Bluetooth). Desde dezembro do ano passado há relatos sobre comportamentos estranhos, por exemplo, com o uso de monitores ultra widescreen.
Já em meados de fevereiro, alguns donos do computador em miniatura reclamaram sobre problemas quando conectando a máquina em telas via USB-C. E, pelo visto, não para por aí, vendo que agora muitos estão reclamando de outro problema, desta vez, relacionado à conexão via HMDI.
Did Big Sur 11.2 fix the pink squares error on M1MacMinis ? @AppleSupport @appleinsider @AppleSupport #mac #apple #m1 #m1mac #siliconmacs #macmini #m1macmini pic.twitter.com/UHmIuXhTto
— Fatih @Vidyograf (@FatihVidyograf) January 22, 2021
Os relatos estão espalhados em algumas redes sociais como o Twitter e também nos fóruns do MacRumors, Apple e também no Reddit, e apontam para um defeito que mostra quadrados rosa na tela.
Tudo indica que o macOS Big Sur 11.2.1 não corrigiu essa falha, mas o MacRumors teve acesso a um memorando interno da Apple que mostra que a empresa já está ciente do problema, então, pode ser que a correção chegue na versão final do macOS Big Sur 11.3, que está atualmente em fase beta.
A boa notícia é que há, pelo menos, como "contornar" a situação, bastando para isso:
- Colocar o Mac Mini para hibernar
- Esperar dois minutos
- Desconectar o Mac Mini do display e conectá-lo novamente
- Ajustar a resolução do display mas Preferências de Sistema
Comentários