Curiosidade 22 Fev
O modem Snapdragon X60 foi anunciado em fevereiro de 2020 pela Qualcomm, mas a Apple não o incluiu no iPhone 12, que ainda utiliza o Snapdragon X55. Agora uma nova fonte aponta que o iPhone 13 não deve utilizar o modem mais recente da Qualcomm, ficando com o Snapdragon X60 ao invés do X65 que já foi anunciado no início de fevereiro.
Conforme reportado pelo DigiTimes, o iPhone 13 deve utilizar ainda o Snapdragon X60, permanecendo desatualizado em relação aos seus concorrentes, que já devem utilizar o modem Snapdragon X65 com os novos processadores da Qualcomm.
O DigiTimes ainda informa que o modem deve ser produzido pela Samsung, que venceu o contrato com Qualcomm em 2020.
Dentre as vantagens do Snapdragon X60 estão maior eficiência energética e transferências de dados aprimoradas graças a nova litografia de 5nm na qual ele é baseado, enquanto que o X55 ainda permanece com 7nm.
Além dos benefícios citados acima, o Snapdragon X60 também trará conectividade simultânea a diferentes espectros do 5G ao iPhone 13 como mmWave e sub-6 por meio de FDD (duplex de divisão de frequência) e TDD (duplex de divisão de tempo), o que deve reduzir ainda mais a latência e aumentar a velocidade dessas conexões móveis.
Dessa forma, espera-se que os novos iPhones tenham suporte a cobertura mmWave em mais países, pois até o momento modelos com essa conexão são vendidos apenas nos EUA.
Já o Snapdragon X65 deve chegar somente com o iPhone que será lançado em 2022. O modem com litografia de 4nm é capaz de atingir até 10Gbps, o que é um belo upgrade contra os 7,5Gbps do X60. Outros aprimoramentos incluem cobertura de frequências ampliada, levando mais estabilidade as conexões.
Comentários