Apple 29 Ago
Atualização (31/08/2021) por PM
Uma previsão recente de Ming-Chi Kuo deixou os fãs de tecnologia empolgados com as novas possibilidades da linha vindoura de iPhones. Estamos falando sobre o recurso que promete comunicação via satélite, algo que deve se tornar a próxima grande tendência, vendo que a Qualcomm também já está trabalhando nesse tipo de comunicação para seus próximos modems.
Contudo, aparentemente, o revolucionário recurso vai estrear com uma grande limitação — só poderá ser usado para emergências. A informação foi publicada em um artigo recente da Bloomberg.
Inicialmente acreditava-se que a conexão via satélite poderia ser uma ótima alternativa de comunicação para aqueles que residem em regiões onde o sinal celular é fraco, porém, aparentemente a maçã vai explorar o recurso apenas em situações extremas.
A comunicação vai permitir, de fato, o envio de mensagens via satélite, porém, será integrada ao iMessage via SMS como um terceiro protocolo — além do SMS (balão verde) e das iMessages (balão azul).
A mensagem seria exibida como um balão cinza, usado para reportar emergências como acidentes aéreos, navios afundando, e outras situações do tipo, tudo usando a comunicação via satélite.
Mesmo que tal recurso seja esperado para as gerações futuras do iPhone, dificilmente ele estará disponível tão cedo — a Bloomberg ressalta que os recursos podem até mesmo ser cortados dos planos da maçã, na pior das hipóteses.
Atualização (30/08/2021) por PM
Comunicação via satélite: iPhone 13 poderá fazer chamadas sem sinal de celular, sugere Ming-Chi Kuo
Com o lançamento da série iPhone 13 (ou 12s) programada para as próximas semanas, rumores sobre os vindouros celulares da maçã continuam a emergir na web — e o mais recente deles, diga-se de passagem, vem de ninguém menos do que Ming-Chi Kuo.
O popular analista compartilhou em uma de suas notas que os dispositivos deverão incorporar suporte a ligações e SMS via satélites LEO (low-Earth-orbit), permitindo a usuários usarem esses serviços quando não há sinal de celular disponível.
Rumores prévios sugerem que os iPhones vindouros devem levar a tecnologia mmWave a mais mercados e, pelo que parece, a maçã vai continuar sua parceria com a Qualcomm, embarcando uma versão modificada do chipset X60 com suporte aos satélites LEO.
Esse tipo de satélite é, por exemplo, o utilizado no serviço Starlink do Elon Musk que, recentemente bateu as 100 mil unidades vendidas. Mas os parceiros da Apple no uso da tecnologia serão possivelmente os satélites da Globalstar.
Porém, apesar da ótima notícia, tudo indica que para que a tecnologia funcione, operadoras precisarão fazer acordos com a Globalstar para oferecer o serviço. E as chances de estarmos diante de uma nova tendência são grandes.
Isso porque a Qualcomm estaria supostamente negociando com a Globalstar para incluir a tecnologia em questão nos vindouros modens X65 5G — ou seja, as chances do recurso também aterrissar nos celulares top de linha Android são grandes.
O suporte à comunicação via satélite deve ser expandido para outros produtos da maçã como, por exemplo, seu vindouro headset AR (corroborado como Apple Glasses), o Apple Car, e diversos outros na área da IoT, mas a inclusão na série iPhone deve ser o passo inicial.
Atualização (12/08/2021) por LL
iPhone 13 com bateria maior?! Novos rumores reforçam especificações reveladas por leaker
A nova geração de smartphones da Apple deve chegar em breve, no mês de setembro. Mas enquanto esse lançamento oficial não ocorre, os rumores sobre o que haverá de novo na linha iPhone 13 não param de circular na internet. Mesmo com a possibilidade de ser mais barato, o iPhone 13 pode chegar com tela ProMotion, carregamento rápido melhorado e uma bateria maior.
Aliás, a suposição de que a Gigante de Cupertino pretende investir em aprimoramentos do hardware, incluindo a bateria, dos iPhones 13 acabam de ser reforçadas por um relatório do TrendForce.
Ao que parece, a nova série deve contar com um chip A15 5 nm+, para mais velocidade e eficiência, suporte a 5G e mais espaço nos circuitos internos para abrigar uma bateria maior. O iPhone 13 Pro Max deve contar com uma bateria de 4.352 mAh, um aumento de 665 mAh em comparação com os 3.687 mAh do iPhone 12 Pro Max.
A Apple tem buscado aumentar a cadeia de fornecimento e produção do iPhone 13 para evitar efeitos da crise do hardware. Especialistas apontam que a marca verá crescimento de vendas nesta segunda metade do ano com o lançamento, muito embora o cenário não pareça tão promissor — mais de 50% dos usuários do iPhone não pretendem migrar para a nova geração.
Atualização (01/06/2021) por EB
iPhone 13 com bateria maior?! Possíveis especificações são reveladas por leaker
Já vimos alguns rumores indicando que a Apple finalmente deve dar mais atenção a um componente extremamente importante no iPhone: a bateria. A nova estratégia envolveria repensar o espaço dedicado ao componente interno e outros detalhes como entalhe para o Face ID e hoje temos novas informações sobre as especificações dessas baterias para todos os novos modelos.
As especificações vêm do leaker @L0vetodream do Twitter, que compartilhou imagens encontradas no Weibo, onde são citadas as capacidades das baterias que devem pertencer aos novos modelos de iPhone.
Confira abaixo a imagem onde elas são identificadas pelos modelos A2653, A2656 e A2660.
wooo amazing! pic.twitter.com/OTBZCpx1lj
— 有没有搞措 (@L0vetodream) June 1, 2021
Simplificando um pouco mais, vamos comparar o tamanho de bateria entre a geração atual e o iPhone 13:
- iPhone 12 e 12 Pro: 2.815mAh
- iPhone 13 e 13 Pro: 3.095mAh
- iPhone 12 mini: 2.227mAh
- iPhone 13 mini: 2.406mAh
- iPhone 12 Pro Max: 3.687mAh
- iPhone 13 Pro Max: 4.352mAh
Um dos maiores saltos deve ser visto principalmente no iPhone 13 Pro Max, onde teremos um aumento de 665mAh em relação ao iPhone 12 Pro Max.
Entretanto, é preciso ponderar, pois a própria Apple ainda não revelou seus novos aparelhos, que devem ser lançados em setembro, mas é interessante pelo menos sonhar com uma duração maior de bateria nos iPhones, afinal recentemente a atualização para o iOS 14.6 causou dreno excessivo de bateria nestes aparelhos, que está sendo relatado por diversos usuários.
iPhone 13 com bateria maior?! Apple estaria repensando posição dos componentes internos
Ming-Chi Kuo está de volta com mais uma previsão, reiterando uma das várias que fez há poucas semanas sobre a linha vindoura de smartphones da maçã, que ainda não sabemos se vai ser chamada de iPhone 13 ou iPhone 12S.
Eu seu mais novo relatório ele comenta sobre mudanças no posicionamento dos componentes internos para os aparelhos, com intuito de embarcar baterias com maior capacidade do que as presentes na linha iPhone 12.
Ainda não está claro como a gigante de Cupertino vai fazer para incluir esses módulos maiores, porém, segundo Kuo uma das mudanças estaria relacionado não só ao slot para cartão SIM como também alterações no módulo da câmera frontal.
Tudo indica que o slot agora será integrado diretamente na placa mãe, o tornando mais fino do que os presentes nos modelos anteriores do iPhone.
Um dos efeitos colaterais da maior bateria será, sem sombra de dúvidas, um ligeiro aumento no peso dos dispositivos, mas possivelmente o usuário não vai se incomodar, vendo que ele poderá passar mais horas longe das tomadas – parece uma troca justa, certo?
A próxima geração dos iPhones (pelo menos nos modelos Pro) deve incluir painéis LTPO com taxas de atualização variáveis, beneficiando ainda mais a autonomia de bateria.
A atenção extra às baterias é algo natural nessa geração vindoura dos portáteis da maçã, afinal de contas, a linha iPhone 12 foi bastante criticada por trazer autonomia inferior à iPhone 11, especialmente por causa do 5G.
Ainda em relação às mudanças nos componentes internos, no que diz respeito à câmera frontal, naturalmente, uma alteração nos módulos deve acabar beneficiando os usuários com uma redução no entalhe, algo que também já foi comentado em rumores anteriores.
Linha iPhone 13 deve trazer baterias maiores e menores entalhes, sugere Ming-Chi Kuo
Ming-Chi Kuo compartilhou diversas previsões sobre projetos vindouros da Apple nas últimas horas – ele falou sobre a próxima geração do iPhone SE, sobre o iPhone dobrável e também, é claro, sobre os modelos vindouros para este ano.
Segundo o analista, a linha iPhone 13 (ou iPhone 12s) – que pode finalmente ganhar 1 TB de armazenamento – deve chegar ao mercado com design similar aos modelos lançados em 2020, porém, com algumas adições interessantes.
A começar pelas telas de 120 Hz LTPO e pelos módulos de câmera atualizados, com uma grande-angular trazendo f/1.8 e auto-foco.
Os iPhones lançados em 2021 também deverão reduzir o tamanho do famigerado entalhe e aumentar o tamanho das baterias, uma notícia que deve ser muito bem recebida pelos fãs da linha de celulares da maçã.
Por último, Kuo também fala sobre o suporte ao 5G com modem Qualcomm X60 em todos os modelos e sobre a ausência do USB-C, o que indica que a Apple deve manter a conectividade lightning na próxima geração também.
Curiosamente, ele não menciona nada sobre o retorno do Touch ID tampouco sobre a possibilidade de um iPhone sem portas, o que sugere que isso talvez sejam planos da Apple para 2022 em diante.
Por falar em 2022, Kuo finaliza sua previsão reforçando que no próximo ano alguns modelos de iPhone vão deixar de lado o entalhe e abraçar a câmera no formato de furo, assim como já temos em diversos celulares Android.
Comentários