Economia e mercado 01 Abr
O Apple Pay está ganhando suporte a cada vez mais bancos, no Brasil o último deles foi o Inter. Agora uma nova patente mostra como o chip U1 do iPhone pode tornar o pagamento por aproximação ainda mais eficiente e fácil de se utilizar. Entenda agora como a tecnologia ultra wide band pode revolucionar essa ferramenta.
De acordo com a patente registrada no Escritório de Patentes e Marcas dos EUA pela Apple, o iPhone poderia utilizar o sensor do chip U1 para detectar o estabelecimento onde o usuário se encontra. O título do documento é "Seleção de credenciais baseada em localização para transações sem fio".
De acordo com o Apple Insider:
A patente sugere que um dispositivo como um iPhone poderia apresentar automaticamente a credencial ou tipo de pagamento correto para um terminal próximo.
Dessa forma, ele facilitaria muito ao memorizar qual cartão você utilizou da última vez que esteve em um estabelecimento. Além disso, o chip também poderia indicar qual o tipo de cartão aceito pelo local, como é o caso de metrôs e outros locais.
Além disso, a patente também descreve outras utilidades para o sensor:
Os dispositivos eletrônicos podem incluir recursos sem fio para executar uma variedade de tarefas, como desbloquear/bloquear sem fio um computador (ou outro dispositivo), interagir sem fio com uma televisão ou outro dispositivo de mídia e/ou realizar transações sem fio. Com relação às transações, o dispositivo eletrônico habilitado para transações sem fio pode armazenar credenciais correspondentes, por exemplo, a passes de trânsito, identificação e cartões de crédito/débito compatíveis com diferentes tipos de pagamento. Por exemplo, usando um protocolo de comunicação sem fio, como um protocolo NFC (near field communication, comunicação de campo próximo), o dispositivo eletrônico pode realizar uma transação com um terminal de leitores próximo usando uma credencial armazenada compatível com o terminal.
Dessa forma, podemos entender que o sensor poderia ser utilizado ainda em conjunto com o NFC para servir como um cartão digital, como os utilizados para abrir portas, desbloquear dispositivos como computadores e muito mais além de pagamentos de forma mais simples utilizando a localização do usuário e o U1, que selecionariam a forma de autenticação automaticamente.
Infelizmente a patente não confirma que o recurso será integrado no iOS, mas é muito provável que algo do tipo surja no futuro no iPhone, afinal o celular já pode ser utilizado como chave em certos modelos de carros, embora a função ainda não seja tão intuitiva assim.
Comentários