Apple 09 Jun
Atualização (09/06/2021) - LR
A Apple confirmou a existência do processador M1X, que será mais potente do que o SoC atual e trará mais núcleos de CPU e GPU, aumentando o desempenho do componente. A confirmação foi feita a partir de uma tag listada no vídeo da WWDC 2021, em que a empresa utilizou o termo "m1x macbook pro", confirmando os rumores.
Embora tenha surgido novos vazamentos, por enquanto ainda não sabemos quando e Gigante de Cupertino lançará oficialmente o M1X, mas é provável que seja em um evento realizado durante o segundo semestre deste ano e voltado ao segmento de laptops da Maçã. De acordo com informações, o chip estará presente no MacBook Pro.
Ainda sobre o aparelho, há indícios de que o portátil será revelado em duas versões: 14 ou 16 polegadas, chamadas de J314 e J316, respectivamente. Como diferencial a empresa deve adicionar uma porta HDMI e um slot para cartão SD, além de ser compatível com carregamento reverso.
- Atualização (26/05/21) - PM
Aparentemente a Apple não apenas está trabalhando em novos MacBook Pro, mas também um novo Mac mini, ambos com chip M1X que, em tese, seria o sucessor do Apple Silicon M1.
As novas máquinas protagonizaram mais um vazamento onde tiveram a nomenclatura da sua plataforma revelada pelo desenvolvedor Dylandkt, que sugeriu que o M1X chegaria como uma versão turbinada do M1.
O novo chipset deve estrear mais núcleos de CPU e GPU e também suporte para mais canais Thunderbolt e mais monitores, o que implica em um consumo maior de energia.
M1X is an extension of the M1 that will contain more thunderbolt channels, more cpu cores, more gpu cores, and greater power draw. The M1X will be featured in the Higher end Mac Mini, the Macbook Pro 14 and 16, and a higher end iMac.
— Dylan (@dylandkt) April 30, 2021
Ainda segundo o vazamento, os novos MacBook Pro de 14 e 16 polegadas devem incluir uma webcam Full HD, leitor de cartões SD e três portas USB-C, além de um conector MagSafe atualizado e conexão HDMI.
Dylandkt sugar que o design das novas máquinas vai ser bastante similar ao do iPad Pro, ou seja, com laterais retas e bordas reduzidas – além disso, o nome MacBook Pro será removido da borda inferior da tela.
Vale relembrar que o novo Mac mini que também virá com o M1X já foi vazado por Jon Prosser e teve seu design compartilhado em um vídeo onde a máquina é descrita como embarcando quatro portas USB 4.0/Thunderbolt 3, Ethernet, HDMI e duas portas USB-A, além de possivelmente incluir também um conector MagSafe e acabamento em vidro (em vez do de metal usado atualmente).
- Artigo original (25/05/21)
WWDC 2021: MacBook Pro com novo design e até 64 GB de RAM pode ser apresentado no evento
A WWDC 2021, que já teve data e programações confirmadas pela Apple, pode trazer algumas surpresas para os fãs da marca, incluindo também o lançamento de alguns dispositivos, o que já aconteceu anteriormente.
E tudo indica que entre estes estaria a tão aguardada nova geração do MacBook Pro, corroborada a trazer modelos de 14,1" e 16" polegadas.
As máquinas em questão tiveram lançamento previsto pelo analista Ming-Chi Kuo e, em relação a estas, o popular vazador Jon Prosser deu a entender ambas serão oficializadas no início do mês de junho durante a conferência anual de desenvolvedores.
i can confirm macbook pro is coming https://t.co/p2Hzh5TVSm
— Jon Prosser (@jon_prosser) May 24, 2021
Documentos vazados revelam que a gigante de Cupertino pode trazer de volta algumas portas que foram removidas do portátil desde 2015, devolvendo para os profissionais uma versatilidade que possuíam antes.
A nova geração do MacBook Pro pode figurar como os primeiros computadores com chipset Apple Silicon a suportarem mais que 16 GB de RAM unificado, supostamente oferecendo configurações de até 64 GB de RAM.
Recursos como a Touch Bar devem ser abandonados, com a Apple voltando a oferecer apenas as teclas físicas para as funções. Vale ressaltar que Prosser já errou algumas vezes, porém, ele ainda tem um histórico interessante de acertos quando se trata de lançamentos vindouros da Apple.
Comentários