LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Samsung Display e LG vão fornecer as telas OLED para a próxima geração de iPads

20 de julho de 2021 4

Atualização (20/07/2021) - HA

Já rola há algum tempo, rumores de que os próximos iPads da Apple não terão mais telas LCD, e pretendem ser atualizados com displays OLED. Novos relatórios da indústria mostram que a Apple assinou contratos de fornecimento desses componentes tanto com a Samsung Display quanto com a LG.

Com isso, a Samsung Display começou a refazer seus planos de investimento em OLED. A empresa está supostamente negociando com o grupo japonês Dai Nippon Printing, para ter suprimentos da tecnologia FMM (Fine Metal Mask, ou máscara de metal fino), indispensável na fabricação de telas OLED.

Por enquanto, não está claro quem ficará responsável pela maioria dos painéis OLED para os iPads, mas qualquer uma das empresas que receber a maioria dos pedidos terá um ganho muito grande, visto que dezenas de milhões de iPads são vendidos todos os anos. Apenas no primeiro trimestre deste ano, já se contabiliza 12,7 milhões de unidades do tablet da Apple compradas no mundo.

No mercado de OLED, porém, é bom notar que a Samsung Display é que lidera com folga, em primeiro lugar, com 73,7% da receita total nos primeiro trimestre de 2021, enquanto a LG segue em segundo lugar com 8%.

Quem você acha que vai se dar melhor nessa disputa?

Atualização (15/07/2021) - HA

Outras novidades a respeito das telas OLED dos próximos iPad foram encontradas pelo site The Elec em um relatório do setor sobre painéis de médio porte dessa tecnologia. Ao que tudo indica, as telas do próximo iPad Air, que talvez não seja lançado em 2022, usarão uma tecnologia inferior às do iPad Pro.

Especula-se que a decisão de manter no modelo Air um OLED de apenas uma camada de diodos emissores de luz orgânicos, produzida pela Samsung Display, seja para manter um valor menor aos dispositivos. Nesse caso, o novo tablet seria um modesto substituto do modelo mais atual, e a tecnologia deve impressionar mais com o iPad Pro de 2023, para os qual estão sendo planejados painéis OLED com duas camadas.

No padrão atual para painéis OLED de médio porte, a Samsung ainda usa uma tecnologia um pouco mais antiga, de apenas uma camada de diodos emissores de luz orgânicos para vermelho, verde e azul, o que encurta a vida útil deles. Na tecnologia de duas camadas, essa durabilidade é quatro vezes maior. Atualmente, a sul-coreana usa as telas de uma camada em seus novos laptops Galaxy Book Pro.

Além da vida útil, a tecnologia de duas camadas também fornece o dobro da luminância, justificando sua presença apenas em um iPad Pro futuro — que também será mais caro.

No caso de smartphones com telas OLED, usar a tecnologia de uma camada tem menos riscos e desvantagens, pois são painéis menores. O problema está quando esse tipo é usado em telas maiores, como em tablets e telas automotivas.

E você, que rumos vê para essas tecnologias? Já teve a oportunidade de experimentar dispositivos com essas telas?

Atualização (08/07/2021) - EB

Contrariando o rumor do The Elec, que indicou a chegada de um modelo de iPad Air com tela OLED em 2022 agora novas informações dizem que o tablet com a nova tela somente deve ser anunciado pela Apple em 2023. As novas informações vêm da Display Supply Chain Consultants (DSCC), que lançou seu relatório trimestral sobre este tipo de tela.

Embora a DSCC não mencione especificamente o iPad Air, ela diz que um tablet da Apple com tela OLED de 10,9 polegadas deve ser anunciado apenas em 2023.

Falando de tablets, a DSCC espera que a demanda por eles cresça nos próximos 5 anos, com a receita aumentando em até 57% ao ano, com um total de 5,7 milhões de unidades vendidas no próximo ano, superando os 5,4 milhões que devem ser contabilizados em 2021.

Crescimento no mercado de tablets OLED até 2025. Imagem: DSCC.

Falando especificamente de 2021, a DSCC prevê que o mercado de OLED deve ter uma receita de US$ 42,5 bilhões, representando um crescimento de 9% em relação a 2020. A previsão é de que este número cresça para US$ 60,6 bilhões em 2025.

Por enquanto, os celulares são os campeões do mercado OLED, compondo 82% das remessas entre janeiro e março e 76% no segundo semestre deste ano. Detalhando um pouco mais, a Apple é responsável por 26% deste número, enquanto a Samsung fica em segundo lugar com 20%.

Já falando sobre os fornecedores, a Samsung Display aparece em primeiro lugar com 73,7% da receita do mercado OLED nos primeiros 3 meses de 2021, enquanto a LG segue em segundo lugar com 8%, registrando uma queda de 3% em relação ao trimestre anterior. A BOE tem 6,6% do total.

Matéria original (01/07/2021)

O primeiro iPad com tela OLED deve chegar apenas em 2022

Há poucos dias mencionamos a possibilidade da Apple expandir a sua linha de tablets com um iPad Pro ainda maior, oferecendo quiçá a possibilidade dos usuários operarem o iPadOS em um painel de até 16".

Mas tudo indica que antes disso, a gigante de Cupertino estaria planejando a estreia de novos portáteis para a série com uma tecnologia bastante aguardada no dispositivo: painéis OLED.

Segundo o site coreano The Elec, o primeiro iPad com tela OLED deve estrear em 2022, com dois outros modelos tendo lançamento programado para 2023.

O primeiro entregaria painel de 10,86" (do mesmo tamanho do iPad Air), o que pode indicar uma próxima geração do dispositivo. Ele traria o método TFE (Thin-Film Encapsulation) para proteger o painel de umidade e do oxigênio, dois agentes que podem danificá-lo facilmente.

Já os iPads de 2023 chegariam com painéis mais caros, LTPO de 120 Hz nos tamanhos de 12,9" e 11" – estes claramente seriam as próximas versões do iPad Pro.

A adoção do LTPO possibilita uma taxa de atualização de tela variável/adaptável, o que pode auxiliar na duração da bateria. Tal tecnologia é atualmente explorara, por exemplo, no Apple Watch Series 5 e Series 6.


4

Comentários

Samsung Display e LG vão fornecer as telas OLED para a próxima geração de iPads

Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo

iPhone XR vs iPhone SE: vale comprar o mais novo, mesmo mais simples? | Comparativo

iPhone SE vs iPhone 8: qual celular menos caro da Apple você deve escolher? | Comparativo

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho