LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

iOS 15: Apple vai pedir permissão antes de oferecer publicidade direcionada

04 de setembro de 2021 0

Tratando a si mesma como qualquer outro app feito por desenvolvedores de terceiro, a Apple vai começar a pedir permissão aos usuários no iOS 15 e iPadOS 15 antes de entregar a eles publicidade direcionada.

A empresa adotou esse tipo de marketing na App Store e Apple News analisando os hábitos de leitura, compras e busca dos usuários e, para isso, precisa coletar informações.

No iOS 14 isso é feito sem pedir permissão (para a própria maçã), mas em seu próximo sistema operacional, que deve ganhar uma versão final agora em setembro, o recurso App Tracking vai passar a funcionar com a Apple também. Um pop-up sobre anúncios personalizados vai ser apresentado aos usuários assim que abrirem a App Store pela primeira vez no iOS 15.

Pop up pedindo permissões aparecerá no iOS 15 e iPad OS 15 ao abrir App Store

Lá poderão ser vistas informações que discorrem sobre formas de descobrir apps relevantes, produtos e serviços, oferecidos usando identificadores genéricos atribuídos ao dispositivo, sem a coleta de informações dos Apple IDs.

A política de privacidade da Apple discorre que a fonte de informações usadas para publicidade direcionada virá de fontes variadas, incluindo a localização, compras, buscas e os artigos lidos no Apple News.

De qualquer forma, no iOS 15 será possível desativar a publicidade direcionada por completo no app Ajustes. O curioso é que, quando se referindo à seu próprio hábito de rastrear informações, a Apple usa palavras menos "agressivas" como, por exemplo, a "personalização" de anúncios, como observado por Alex Heath do The Verge:

De qualquer forma, apesar dos pesares, a mudança pode ser vista como uma pequena — porém, significativa — concessão que, quando somada à recente que permite que desenvolvedores lidem com compras in-app fora da App Store, mostram uma surpreendente evolução.


0

Comentários

iOS 15: Apple vai pedir permissão antes de oferecer publicidade direcionada

Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo

iPhone XR vs iPhone SE: vale comprar o mais novo, mesmo mais simples? | Comparativo

iPhone SE vs iPhone 8: qual celular menos caro da Apple você deve escolher? | Comparativo

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho