LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

iPhone 13 mini vs 12 mini: novo celular compacto da Apple é a escolha certa? | Comparativo

03 de dezembro de 2021 7

O iPhone mini é o celular mais compacto atualmente para quem busca um aparelho top de linha. Em sua segunda geração, ele mantém o tamanho e várias características, trazendo de novidade apenas pequenos refinamentos. O que mudou? Vale a pena trocar para o novo? Vamos descobrir neste comparativo do TudoCelular.

Índice do comparativo

Design

Apple iPhone 13 mini

Apple iPhone 12 mini

Começamos pelo design que teve poucas mudanças. O tamanho não mudou, porém o novo está mais gordinho e pesado devido ao ganho de bateria. O entalhe encolheu, apesar de ainda devorar uma boa parte da tela. Na traseira tivemos alteração na organização das câmeras que agora ficam alinhadas na diagonal. O flash e o microfone também mudaram de posição.

A oferta de cores é diferente. Ambos podem ser encontrados nas opções branca, preta e vermelha. As diferenças ficam para os tons de roxo e verde no 12 mini e rosa e um tom mais claro de azul no 13 mini.

64.2 x 131.5 x 7.65 mm
5.42 polegadas - 2340x1080 px
64.2 x 131.5 x 7.4 mm
5.4 polegadas - 2340x1080 px
Ir para página de comparação

Em termos de qualidade de construção e resistência, nada mudou. Ambos são feitos de alumínio com boa durabilidade, a traseira é de vidro liso com proteção contra riscos e a frente tem vidro Ceramic Shield, que já mostrou resistir bem a impactos. A certificação IP68 foi mantida para garantir que o iPhone mini sobreviva por até 6 metros abaixo d’água.

Na parte de conectividade também não vimos uma evolução. Versões do Wi-Fi e Bluetooth são as mesmas entre as duas gerações. NFC e 5G também estão lá em ambos. A parte de carregamento sem fio não evoluiu e continua com as mesmas limitações de antes.

Daremos ponto ao 13 mini por ter entalhe menor.

Melhor construção

Ambos

Slot é híbrido ou não?

Nenhum

Possui alguma resistência?

Ambos

Melhor solução do notch

iPhone 13 mini

Melhor solução da biometria

Ambos

Qual é mais compacto?

Ambos

Multimídia e software

Tela


Como o tamanho não foi alterado, a tela segue com 5,4 polegadas em ambos. A resolução Full HD+ também segue presente, assim como o painel chamado de Super Retina XDR OLED. Isso não quer dizer que a tela não evoluiu, o iPhone 13 mini consegue alcançar um brilho mais forte em ambiente externo, o que aprimora a visibilidade. A reprodução de cores está mais apurada e fiel à realidade.

Há suporte a HDR10 e Dolby Vision para extrair o máximo das cores de qualquer serviço de streaming. Há também o True Tone que ajusta a temperatura de acordo com a luz do ambiente para uma visualização mais confortável. O que ficou faltando no novo mini foi um painel de 120 Hz como temos nos modelos mais caros da linha, mas como a bateria continua pequena, é até compreensível ele ter continuado com painel de 60 Hz.

Ponto para o iPhone 13 mini por melhor tela.

Melhor tecnologia de tela

Ambos

Melhor resolução de tela

Ambos

Melhor proporção tela/corpo

Ambos

Tela de Hz elevada?

Nenhum

Painel tem proteção?

Ambos

Qualidade geral da tela

iPhone 13 mini

Som


O som também não apresenta uma grande evolução, mas o 12 mini já era bom neste ponto. O que a Apple melhorou foi a potência sonora e o equilíbrio entre médios e agudos. O 12 mini se destaca mais nos graves dando uma sensação de áudio meio abafado; o novo entrega um som mais limpo e equilibrado, o que agradará quem assiste filmes ou joga no celular.

E como você já deve saber, nenhum possui entrada padrão para fones de ouvido, a Apple deixou de fornecer o adaptador há algum tempo e nenhum dos dois vem acompanhado de fone de ouvido. Então nada mudou neste ponto.

Mais um ponto para o iPhone 13 mini.

Som é estéreo?

Ambos

Possui entrada P2?

Nenhum

Possui protocolos de alta qualidade e ajustes para Bluetooth e fio?

Ambos

Vem fones de ouvido na caixa?

Nenhum

Qualidade sonora

iPhone 13 mini

Software


Será que o iPhone 13 mini vai vencer todas? Bem, se tem algo que os dois são completamente iguais é na parte de software. O novo foi lançado com iOS 15, que também já está disponível para o mais antigo e com os mesmos recursos.

Um dos grandes pontos fortes da Apple está no suporte a atualizações. Ela libera uma nova versão do sistema para todos os modelos compatíveis ao mesmo tempo, diferente de marcas que investem no Android que dão mais atenção ao modelo mais recente e deixam os mais antigos de lado. Na Apple, o tempo de suporte é o mesmo, com direito a muitos anos de atualizações do iOS.

Como não há diferença na parte de software, damos um ponto a cada.

Sistema bem atualizado?

Ambos

Sistema será atualizado futuramente?

Ambos

Qual sistema ou personalização tem mais e melhores recursos?

Ambos

Qual entrega melhor fluidez?

Ambos

Desempenho
Apple iPhone 13 mini
Apple iPhone 12 mini

O novo iPhone vem com a plataforma A15 Bionic da Apple, que traz processador hexa-core atualizado com maior poder de processamento, por mais que o ganho de velocidade seja discreto. A GPU também recebeu melhorias, mas não chega a ser a mesma presente nos modelos mais caros.

Os 4 GB de RAM foram mantidos e com isso não vimos um salto considerável no multitarefas. O iPhone 13 mini foi até mais ágil em nosso teste de velocidade, porém a diferença é pequena e muitos nem devem notar no dia a dia.

O ganho mesmo fica para o poder bruto de processamento. Em benchmarks temos números maiores e no caso do AnTuTu uma grande diferença com mais de 200 mil entre as duas gerações; enquanto o 12 mini fica perto dos 600 mil pontos, o novo chega a 800 mil. E jogos? Ambos rodam bem qualquer jogo para o iOS e o novo até se destacaria mais se tivesse uma tela de 120 Hz para rodar jogos a 120 fps.

O iPhone 13 mini leva a melhor em desempenho.

Quem se sai melhor no teste de abertura?

iPhone 13 mini

Quem leva a melhor nos jogos mais exigentes?

Ambos

Quem tem os melhores números de benchmark?

iPhone 13 mini

Qual o processador mais atualizado?

iPhone 13 mini

Qual tem melhor equilíbrio de RAM/processador?

Ambos

Qual tem mais armazenamento?

iPhone 13 mini

Bateria
Apple iPhone 13 mini
Apple iPhone 12 mini

Bateria é o ponto fraco do iPhone 12 mini. Tudo bem que entendemos que é complicado colocar uma bateria grande em um celular tão pequeno, mas a Apple deu uma pequena aprimorada neste aspecto no novo modelo que vem com 211 mAh adicionais. Pode parecer uma evolução muito pequena, mas em nossos testes tivemos uma grande diferença.

Como isso é possível? A nova plataforma Bionic consome menos bateria e o iOS 15 ajuda no gerenciamento de energia. Com isso, temos um ganho médio de 7 horas em uso moderado. Se antes era preciso levar uma power bank sempre com você, agora já poderá passar o dia todo fora de casa sem ter medo de ficar sem carga.

O tempo de recarga ainda é demorado, mesmo que use um carregador de 30W, o que mostra que o mini possui uma limitação maior que os modelos mais caros. De qualquer forma, ele recarrega mais rápido que o anterior.

Ponto para o iPhone 13 mini em bateria.

Qual tem mais bateria?

iPhone 13 mini

Qual recarrega mais rápido?

iPhone 13 mini

Qual dura mais de acordo com o teste de bateria do TC?

iPhone 13 mini

Tem carregamento sem fio?

Ambos

Câmeras

O conjunto fotográfico teve poucas mudanças. A câmera principal apresenta evolução comparada à do antecessor com novo sensor da Sony e tecnologia avançada de estabilização que antes estava presente apenas nos modelos Pro. A ultra-wide, por outro lado, é a mesma do 12 mini – assim como a frontal que continua com 12 MP e sem foco automático.

Este é outro ponto em que tivemos um avanço sutil. A nova câmera registra fotos um pouco mais nítidas e com cores mais equilibradas, mas não é nada que vá impressionar a ponto de te fazer querer desejar o novo iPhone mini pela qualidade fotográfica. A ultra-wide também está um pouco melhor, apesar de ser o mesmo sensor de antes. Uma pena é não ter foco automático para ajudar nas macros como acontece nos modelos Pro deste ano.

Ponto para o 13 mini em câmeras.

Melhor conjunto de câmera traseira

Ambos

Melhores fotos noturnas

iPhone 13 mini

Conjunto mais versátil

Ambos

Melhor ultrawide

iPhone 13 mini

Melhor teleobjetiva

Nenhum

Melhor macro

Ambos

Melhor profundidade

Ambos

Fotos capturadas com o iPhone 13 mini

Como dito, a câmera frontal é a mesma da geração passada, então não espere um salto em qualidade das selfies. Claro, a Apple amadureceu o software para extrair mais do sensor e com isso temos fotos mais equilibradas sem aquele bronzeado tão acentuado de antes. O modo retrato continua exemplar graças ao sensor 3D do Face ID que ajuda no desfoque do cenário.

Como a diferença é mínima, daremos empate em selfies.

Melhor conjunto de câmera frontal

Ambos

Câmera frontal grava em 4K?

Ambos

Melhor selfie

Ambos

Fotos capturadas com o iPhone 12 mini

O novo sensor principal tem a mesma tecnologia de estabilização dos iPhones mais caros da geração anterior e assim capturamos melhores vídeos com menos tremidos que o 12 mini. Além disso, outra evolução está ao filmar com Dolby Vision; enquanto o antigo ficava limitado a 30 fps na qualidade 4K, agora é possível gravar a 60 fps. Foco automático continua ágil e o som capturado é limpo em ambos os modelos.

Encerramos a parte de câmera com mais um ponto para o 13 mini.

Possui estabilização óptica?

Ambos

Possui estabilização eletrônica?

Ambos

Grava em 4K a 60fps?

Ambos

Melhor captação de áudio

Ambos

Melhor em vídeo

iPhone 13 mini

Preço

O iPhone 12 mini chegou ao mercado nacional no final de 2020 por R$ 7 mil na versão com 64 GB, mas esse preço caiu oficialmente para R$ 5.700 mil com o lançamento do novo modelo no final de 2021.

Já o iPhone 13 mini chegou com preço mais agradável a partir de R$ 6.600 para a versão de 128 GB de armazenamento. Ou seja, o novo vem com o dobro de memória na versão mais simples e chegou com melhor preço de lançamento.

Claro que o antigo está mais barato atualmente, já que aparece em promoções por volta dos R$ 4 mil, e como a diferença na experiência entre os dois é pequena, ele apresentará um melhor custo-benefício para a maioria.

Com isso, encerramos com o último ponto para o 12 mini.

Qual teve melhor preço de lançamento?

iPhone 13 mini

Qual tem melhor custo-benefício atual?

iPhone 12 mini

8.7 Hardware
5.6 Custo Benefício

Apple iPhone 13 Mini

Comparar Aviso de preço

Conclusão

O iPhone 13 mini venceu o antecessor e não fez mais do que sua obrigação. Ele mostrou que tem melhor tela, som mais refinado, desempenho mais ágil e câmeras superiores. Todas essas evoluções são sutis e o maior avanço mesmo fica para a bateria que dura muito mais, sendo este o grande ponto fraco do 12 mini.

O design pouco mudou com a exceção do entalhe que está menor. No final das contas, não vale a pena trocar para o novo se você tem o iPhone 12 mini. E mesmo se está em dúvida sobre qual comprar, talvez compense mais investir no antigo diante da grande diferença de preço, por mais que o iPhone 13 mini seja um celular superior em quase tudo.

RESULTADO

Apple iPhone 13 mini: 9 PONTOS

  • Design renovado com entalhe menor
  • Tela com brilho mais forte
  • Som mais potente e equilibrado
  • Mesmos recursos de software e updates por muitos anos
  • Desempenho um pouco melhor
  • Bateria dura mais e recarrega mais rápido
  • Fotos mais equilibradas
  • Qualidade similar de selfies
  • Melhor filmadora

Apple iPhone 12 mini: 3 PONTOS

  • Mesmos recursos de software e updates por muitos anos
  • Qualidade similar de selfies
  • Melhor custo-benefício atualmente

O que achou da evolução do iPhone mini? Esperava mais do novo celular compacto da Apple? Comente abaixo.

(atualizado em 24 de abril de 2024, às 01:52)

7

Comentários

iPhone 13 mini vs 12 mini: novo celular compacto da Apple é a escolha certa? | Comparativo

Apple apresenta o novo Mac Studio de alto desempenho e monitor Studio Display; veja os preços

Apple TV Plus vai transmitir jogos de beisebol ao vivo, inclusive no Brasil

Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo

iPhone XR vs iPhone SE: vale comprar o mais novo, mesmo mais simples? | Comparativo