LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Apple iPhone 14: chip A16 e câmeras de 48 MP serão exclusivas das versões Pro, dizem rumores

01 de junho de 2022 24

Atualização (01/06/2022) - FM

O iPhone 14 Pro e iPhone 14 Pro Max devem ser os únicos modelos da nova geração com grandes novidades de hardware, conforme reafirmam os rumores nesta quarta-feira (1º). Após Mark Gurman e Ming-Chi Kuo afirmarem que somente as versões “Pro” do iPhone 14 terão o processador Apple A16 Bionic, a mesma especulação foi citada pela TrendForce.

Em um relatório sobre a produção global de smartphones, a empresa de análises de mercado reitera que a Apple lançará quatro celulares em 2022: iPhone 14, iPhone 14 Pro, iPhone 14 Pro Max e o inédito iPhone 14 Max, que substituirá a versão “Mini”. Do quarteto, somente os modelos mais caros receberão a plataforma sucessora do A15 Bionic.

iPhone 14 Pro deve mudar o design do recorte da tela (Imagem: Reprodução)

Isso significa que o iPhone 14 e iPhone 14 Max utilizarão o mesmo processador do iPhone 13, ou “talvez uma variante do A15 Bionic” com ligeiras melhorias, segundo Mark Gurman. A estratégia quebraria o padrão de lançamentos da Apple que, por exemplo, utiliza o mesmo processador top de linha do iPhone 13 Pro Max no iPhone 13 Mini.

Rumores prévios afirmam também que somente os modelos “Pro” terão os recursos premium da próxima geração, incluindo as novas câmeras com resolução de 48 MP e a tela sem entalhe que utilizará um recorte em formato de ponto de exclamação (!) para abrigar a câmera frontal e os sensores dedicados ao Face ID.

A expectativa é que a Apple anuncie sua nova linha de celulares flagships em setembro de 2022. Outras novidades que podem estar aguardando o próximo trimestre é a nova geração do iPad Pro com MagSafe e processador Apple M2.

Texto original (25/04/2022)

iPhone 14: chip A16 e nova câmera de 48 MP devem ser exclusivos das versões Pro

Os modelos mais básicos do iPhone 14 não terão alguns dos recursos de maior destaque dessa geração, tais como o novo chip A16 e câmera wide de 48 MP, segundo o jornalista Mark Gurman, da Bloomberg. Em sua newsletter Power On, ele sugere que essas novidades serão restritas aos modelos Pro, enquanto os modelos mais básicos devem manter a câmera wide de 12 MP do iPhone 13, bem como o chip A15 da geração anterior.


Essa situação, que pode ter sido gerada a partir de escassez global de chips, já havia sido sugerida pelo analista Ming-Chi Kuo anteriormente.

Gurman aponta que o iPhone 14 Max, com tela de 6,7 polegadas, podem chegar por US$ 200 a menos que o atual iPhone 13 Pro Max, também com esse mesmo tamanho de tela. Ele reitera ainda que os iPhone 14 terão um design semelhante ao dos telefones anteriores, mas que os modelos Pro terão um novo entalhe em pílula para o Face ID, com um recorte circular para a câmera.

Em paralelo, a Apple ainda está trabalhando para trazer recursos de conectividade via satélite para os smartphones, projetados para fazer relatos de emergências e enviar textos curtos para contatos de emergência quando nenhum serviço de celular estiver disponível.

O boato ecoa com a empresa de satélites Globalstar Inc., que chegou a um acordo para comprar 17 satélites para dar suporte a serviços contínuos a um cliente não identificado que pagou centenas de milhões de dólares. Essa funcionalidade deve ser estendida para os Apple Watch ainda em 2022 ou 2023.

Veja mais!

(atualizado em 24 de julho de 2024, às 09:38)

24

Comentários

Apple iPhone 14: chip A16 e câmeras de 48 MP serão exclusivas das versões Pro, dizem rumores
  • Eu particularmente não sinto falta de gravação em 8k. E creio que a maior parte do usuário final também não sinta. O uso comum do 8k ainda é nichado. Espero que se popularize mais pra frente.

    Agora esse negócio do chip é bola fora. Não que o A15 não dê conta, até o A12 tem um bom desempenho pros dias atuais. Mas%u2026 Ela vai pelo menos repassar o custo mais baixo na linha básica? Duvido.

    Isso junto com a questão do design não mudar (pessoal me refutou na publicação anterior%u2026 Entendam que Design de produto não funciona como Design de marca) e os preços altos, ao menos em mim, desestimulam um upgrade. Tenho um 11 Pro e acho melhor permanecer com ele.

      • Exato, eu mesmo só gravo em 1080p, para gerar arquivos mais compactos e a qualidade é mais do que suficiente.

          • Sobre o 8k, concordo. E nem espero que se popularize, porque não tem porquê. Só faz sentido para telas MUITO grandes e que a maioria das pessoas, nunca vai ter em casa. Sobre o chip, não vai ser exatamente o mesmo, vai ter um núcleo a mais ativado. Então pode ser chamado de "A15x" ou coisa do tipo. Ainda vai ser mais rápido que 98% do mercado. Não vejo como um problema.

          • Gravar 8k e tão inútil atualmente. E talvez até por uns quatro anos ainda.
            Todo mundo pedindo mais zoom, e a Apple enfiando 8k no nosso rabo.
            Do 14 ter o mesmo chip do 13 nem vou falar nada. Só temo que isso vire moda%u2026 .

            • Pode ser que grave em 8k 30fps mas pode ser 60fps, vamos ver.

                • Glr chorando por umas bobagem. Não entendem que qualquer coisa que ela lançar a glr vai comprar. Os que não ligam pra status farão pelo Ecossistema integrado. Usuário de iPhone não tá reclamando de não poder gravar em 8K(pq é um negócio que não serve pra nada,pra isso você precisa ter uma televisão 8K,e duvido muito que mais da metade dos que estão aqui chorando tenha tal tecnologia,pois se tivesse n estaria reclamando... Saca como uma coisa leva outra?) E falo com usuário Xiaomi Android

                    • Logo, a Samsung deve lançar S23 com MTK/Exynos e os Plus/Ultra com Snapdragon.

                        • Vergonha nao ter o a16 no 14 normal
                          E nao gravar em 8k que todo celular android top de linha tem

                            • Todo android tem... Para no final disso tudo o brasileiro gravar vídeo na vertical.

                                • Baita recurso INÚTIL que serve pra nada. E falo como user Android,4k60fps é o limite,e muito celular faz isso mal (top de linha). E a Apple sabe que qualquer porcaria que ela lançar a glr vai comprar mesmo,ela não precisa concorrer,apenas lançar o básico que o iOs é metade do custo. Quem compra iPhone ou produtos de tal(se não for pelo status de riquinho,que considero bobagem) liga pro ecossistema. Apenas isso

                                  • Enquanto isso...
                                    Motorola e várias outras marcas de smartphone: *usando câmeras de 108 MP e filmando em 8k por preços mais justos*

                                    • Então a única novidade do 14 vai ser o nome, porque aparentemente não vai mudar nada%u2026 Única coisa positiva é que quem tem o 13, não vai se preocupar em ficar defasado rsrs%u2026 Podiam pelo menos colocar a taxa de atualização dos prós da família 13.

                                        • Apple criando mais uma tendência maldita.

                                            • Ou seja, o iPhone mais básico da nova geração não irá filmar em 8k.
                                              Parabéns, Apple.

                                                • E a pergunta é, pra que gravar 8k?

                                                  Primeiro que o iPhone já grava melhor que qualquer celular que tenha no mercado hoje com 8K, segundo 8K consome um espaço desnecessário, terceiro maioria dos dispositivos nem são capazes de rodar 8K.

                                                  Dica: nem o app do Youtube nas TV 8K suporta resolução 8K, apenas 4K

                                                  Mas deve ser top dizer pra seus amigos que seu celular grava em 8K pra tu assistir no seu celular de 6.8" rsrs

                                                  • Apple e apple e nada muda. So pra bater de frente com a apple é a huawei(criando seu sistema) e a tesla.

                                                      Apple apresenta o novo Mac Studio de alto desempenho e monitor Studio Display; veja os preços

                                                      Apple TV Plus vai transmitir jogos de beisebol ao vivo, inclusive no Brasil

                                                      Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo

                                                      iPhone XR vs iPhone SE: vale comprar o mais novo, mesmo mais simples? | Comparativo