Apple 06 Jun
A Apple anunciou, nesta segunda-feira (9), a nova versão do seu sistema operacional para os relógios inteligentes. O watchOS 9 vem com novos mostradores, indicadores do sono aprimorados, mais recursos de personalização e o aplicativo Medications.
De acordo com a Maçã, o app Medications foi desenvolvido para ajudar os usuários a gerenciar e rastrear os medicamentos, vitaminas e suplementos, permitindo que eles criem uma lista de medicamentos e configurem horários e lembretes.
Programações personalizadas podem ser criadas para cada medicamento, seja para tomar várias vezes ao dia, uma vez por semana ou conforme necessário. A ferramenta vai chegar inicialmente para os Estados Unidos.
A empresa também revelou quatro novos mostradores e as watchfaces clássicas foram modernizadas e ganharam novas cores. Assim como o iOS 16, o watchOS 9 está mais personalizável e poderá mostrar fotos com efeito de profundidade, por exemplo.
Confira a seguir os novos mostradores do iPhone watchOS 9:
- Lunar (que retrata a relação entre o calendário gregoriano e o calendário lunar);
- Playtime (uma obra de arte dinâmica exclusiva do Apple Watch e criada em colaboração com a artista Joi Fulton);
- Metropolitan (um mostrador de relógio clássico, baseado em tipos, onde o estilo muda à medida que a coroa digital é girada);
- Astronomy (uma face original que foi completamente remasterizada e apresenta um novo mapa estelar e dados de nuvens atuais).
O watchOS 9 também ganhou novidades quanto ao monitoramento da saúde dos usuários. Foram adicionadas novas métricas de treino. Na corrida, por exemplo, vai ser possível verificar comprimento da passada, tempo de contato com o solo e até a oscilação vertical dos braços.
Também foram incluídos no sistema novos alertas de ritmo, potência e frequência cardíaca e ainda treinos personalizados com tempos de descanso. Já a ferramenta de Eletrocardiograma (ECG) passou a identificar possíveis sinais de fibrilação atrial (AFib), doença pode resultar em um acidente vascular cerebral.
Outro destaque foi a nova função chamada de Estágios do Sono, que vai entregar um monitoramento mais detalhado do período em que o usuário do relógio da Apple está dormindo, ao fornecer dados variados sobre a condição naquele momento.
Entre os dados mostrados, está a classificação do tempo, como enquanto se está deitado, se o usuário esteve acordada, em sono ler, médio, profundo, entre outras condições, como métricas adicionais de frequência cardíaca e respiratória no app Health.
A versão beta para desenvolvedores do watchOS 9 está disponível para membros do Apple Developer Program a partir de hoje. O watchOS 9 será lançado para todos os usuários no final do ano como uma atualização gratuita para aparelhos Apple Watch Series 4 ou posteriores.
Gostou da novidades? Conta pra gente nos comentários logo abaixo!
Comentários